Afonso Florence destaca VLT como resgate histórico para Subúrbio de Salvador
Promessa de implantar modal em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador é antiga, ainda da gestão do ex-governador Rui Costa

A construção do Veículo Leve de Transporte (VLT), que conectará o Subúrbio Ferroviário de Salvador ao bairro da Calçada e à Ilha de São João, em Simões Filho, foi destacada como um marco de reparação histórica pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence. A declaração ocorreu, na manhã desta segunda-feira (16), durante uma visita guiada ao canteiro de obras, onde Florence enfatizou a relevância social do projeto.
A promessa de implantar o VLT em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador é antiga, ainda da gestão do ex-governador Rui Costa (PT). No entanto, após 3 anos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, em junho, o início das obras e a nova previsão é que o primeiro trecho entre a ilha de São João e a Calçada seja concluído em 2027.
Dívida histórica sendo paga com construção do VLT
Florence salientou que o VLT atende a uma antiga demanda da população, corrigindo décadas de falta de investimentos no transporte público na região. “O governador Jerônimo herdou um projeto de VLT elevado, com a Skyrail, que foi inviabilizado pela pandemia devido à queda na demanda de tráfego nesse período. Fizemos um esforço enorme para salvar o contrato, mas decidimos pela rescisão. Em tempo recorde, licitamos a obra sem precisar licitar o projeto, desenvolvendo internamente”, explicou ao Portal M!.
O secretário destacou que a nova proposta triplicou o percurso previsto inicialmente. “Hoje, a obra tem três vezes o percurso anterior e está em estágio avançado. Será um VLT que garantirá mais segurança para a população e melhor acesso às praias, sem a necessidade de muros separando o transporte do entorno. Estamos cumprindo um dever da administração pública que há muitas décadas estava em dívida com essa região da cidade, que é paradisíaca e maravilhosa”.
Avanço nas obras do VLT
O processo de terraplanagem do primeiro lote, no Subúrbio Ferroviário, que estava inicialmente previsto para 2025, já foi iniciado. Florence destacou o esforço para antecipar as etapas do projeto, afirmando que o governo estadual está comprometido com a entrega rápida do empreendimento, que já foi adiada por diversas vezes, desde o tempo do governo Rui.
“Está bastante adiantada. Trata-se de uma obra contratada por regime de contratação integrada, dividida em três lotes. O trecho estratégico inicial, no Subúrbio, já recebeu o alvará e está em pleno vapor. Estamos priorizando essa parte devido à alta demanda local. Encontramos um contrato de PTP colapsado e agora temos um projeto extenso, indo até Piatã. A terraplanagem do primeiro lote está bem avançada”, detalhou ao Portal M!.
Impacto social e econômico
Além de melhorar a mobilidade, o projeto visa voltar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. O novo sistema de transporte público integrará áreas, facilitando o deslocamento e promovendo inclusão social, já que o governo estadual retirou os trens do Subúrbio com a promessa que o VLT estaria funcionando, mas saiu do papel somente em junho, o que obrigou os moradores do Subúrbio a pagar tarifa mais cara de ônibus para fazer o mesmo trajeto que faria pagando centavos nos trens.
Com a extensão prevista até Piatã, o VLT deve transformar a infraestrutura urbana de Salvador, mas ainda não se sabe quando isso vai acontecer. A expectativa é que o sistema beneficie milhares de pessoas diariamente, melhorando o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e oportunidades de trabalho.
Compromisso na entrega do VLT
O governo estadual reforçou seu compromisso com a entrega do VLT dentro do prazo estabelecido, mesmo diante dos desafios encontrados no início do projeto. “Estamos corrigindo erros do passado e promovendo um futuro mais justo para a população do Subúrbio. Esse projeto é mais do que uma obra de mobilidade; é um resgate histórico que vai transformar vidas”, finalizou Florence.
Raiane Veríssimo
Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro
Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’
Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois

Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa
Vítima foi identificada como Gustavo Ferreira Bispo, e estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (17)

Desembargador é afastado por 60 dias após apoiar Bolsonaro e atacar Lula nas redes
Afastamento foi decidido pelo CNJ após análise de publicações em redes sociais

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas