Afonso Florence destaca VLT como resgate histórico para Subúrbio de Salvador

Promessa de implantar modal em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador é antiga, ainda da gestão do ex-governador Rui Costa


Héber Araújo, Otávio QueirozRaiane Veríssimo
Héber Araújo, Otávio Queiroz e Raiane Veríssimo 16/12/2024 08:53 • Política
Afonso Florence destaca VLT como resgate histórico para Subúrbio de Salvador - Equipe M!

A construção do Veículo Leve de Transporte (VLT), que conectará o Subúrbio Ferroviário de Salvador ao bairro da Calçada e à Ilha de São João, em Simões Filho, foi destacada como um marco de reparação histórica pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence. A declaração ocorreu, na manhã desta segunda-feira (16), durante uma visita guiada ao canteiro de obras, onde Florence enfatizou a relevância social do projeto.

A promessa de implantar o VLT em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador é antiga, ainda da gestão do ex-governador Rui Costa (PT). No entanto, após 3 anos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, em junho, o início das obras e a nova previsão é que o primeiro trecho entre a ilha de São João e a Calçada seja concluído em 2027. 

Dívida histórica sendo paga com construção do VLT

Florence salientou que o VLT atende a uma antiga demanda da população, corrigindo décadas de falta de investimentos no transporte público na região. “O governador Jerônimo herdou um projeto de VLT elevado, com a Skyrail, que foi inviabilizado pela pandemia devido à queda na demanda de tráfego nesse período. Fizemos um esforço enorme para salvar o contrato, mas decidimos pela rescisão. Em tempo recorde, licitamos a obra sem precisar licitar o projeto, desenvolvendo internamente”, explicou ao Portal M!.

O secretário destacou que a nova proposta triplicou o percurso previsto inicialmente. “Hoje, a obra tem três vezes o percurso anterior e está em estágio avançado. Será um VLT que garantirá mais segurança para a população e melhor acesso às praias, sem a necessidade de muros separando o transporte do entorno. Estamos cumprindo um dever da administração pública que há muitas décadas estava em dívida com essa região da cidade, que é paradisíaca e maravilhosa”.

Avanço nas obras do VLT

O processo de terraplanagem do primeiro lote, no Subúrbio Ferroviário, que estava inicialmente previsto para 2025, já foi iniciado. Florence destacou o esforço para antecipar as etapas do projeto, afirmando que o governo estadual está comprometido com a entrega rápida do empreendimento, que já foi adiada por diversas vezes, desde o tempo do governo Rui.

“Está bastante adiantada. Trata-se de uma obra contratada por regime de contratação integrada, dividida em três lotes. O trecho estratégico inicial, no Subúrbio, já recebeu o alvará e está em pleno vapor. Estamos priorizando essa parte devido à alta demanda local. Encontramos um contrato de PTP colapsado e agora temos um projeto extenso, indo até Piatã. A terraplanagem do primeiro lote está bem avançada”, detalhou ao Portal M!.

Impacto social e econômico

Além de melhorar a mobilidade, o projeto visa voltar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. O novo sistema de transporte público integrará áreas, facilitando o deslocamento e promovendo inclusão social, já que o governo estadual retirou os trens do Subúrbio com a promessa que o VLT estaria funcionando, mas saiu do papel somente em junho, o que obrigou os moradores do Subúrbio a pagar tarifa mais cara de ônibus para fazer o mesmo trajeto que faria pagando centavos nos trens.

Com a extensão prevista até Piatã, o VLT deve transformar a infraestrutura urbana de Salvador, mas ainda não se sabe quando isso vai acontecer. A expectativa é que o sistema beneficie milhares de pessoas diariamente, melhorando o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e oportunidades de trabalho.

Compromisso na entrega do VLT

O governo estadual reforçou seu compromisso com a entrega do VLT dentro do prazo estabelecido, mesmo diante dos desafios encontrados no início do projeto. “Estamos corrigindo erros do passado e promovendo um futuro mais justo para a população do Subúrbio. Esse projeto é mais do que uma obra de mobilidade; é um resgate histórico que vai transformar vidas”, finalizou Florence.

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.

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