Varejo baiano prevê grande alta nas vendas durante a Black Friday 2024

Fecomércio estima aumento de 9% nas compras, enquanto Sindilojas Bahia aposta em incremento superior a 10%


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Bruno Brito 17/11/2024 17:20 Negócios
Varejo baiano prevê grande alta nas vendas durante a Black Friday 2024 - Paulo Pinto/Agência Brasil

Com a Black Friday se consolidando como um dos principais eventos do varejo no Brasil, a campanha de promoções, que nos Estados Unidos se limita à última sexta-feira de novembro, ganha força ao longo de todo o mês por aqui. Entidades representativas do setor têm expectativas otimistas de crescimento nas vendas, a exemplo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), que estima alta de 9% ao longo de novembro.

De acordo com a entidade, o comércio varejista na Bahia deve registrar um faturamento de R$ 16 bilhões neste mês, impulsionado pelas vendas da Black Friday.

“O bom momento da economia deve elevar as vendas em todas as atividades do comércio, com destaque para os setores de Móveis & Decoração e Farmácias & Perfumarias, que devem crescer 16% e 15%, respectivamente. São dois setores com características diferentes: um mais essencial e o outro, com produtos mais caros. No entanto, dada a maior capacidade de consumo das famílias, por meio de emprego e crédito, ambos devem se beneficiar no mês de novembro”, observou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Na avaliação do presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, é importante que os empresários ofereçam descontos realmente vantajosos, mesmo que aplicados a uma parcela menor dos produtos disponíveis. “Com a internet e o acesso às informações, o consumidor sabe qual é o preço normalmente praticado e se a oferta é ou não vantajosa. Vale sempre destacar as promoções por meio do PIX, pois essa modalidade de recebimento é imediata, reduzindo a necessidade de crédito para a antecipação de recebíveis”, disse.

O setor de eletrodomésticos e eletrônicos se destaca no período e deve registrar crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Os consumidores buscam produtos como celulares, televisores de modelos mais recentes e aparelhos para o lar. Estudo da Fecomércio-BA aponta que, no e-commerce, os produtos mais adquiridos por moradores do estado são deste segmento, com os smartphones liderando as vendas.

Outros setores também devem registrar alta nas vendas durante novembro, como supermercados (9%), outras atividades comerciais (4%) e vestuário, tecidos e calçados (3%).

Sindilojas estima crescimento superior a 10% na Black Friday

Já o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas Bahia) estima um crescimento nas vendas superior a 10%, de acordo com o presidente da entidade, Paulo Motta. Segundo ele, a expectativa positiva se dá em função do período ter se consolidado e ganhado credibilidade junto aos consumidores, inclusive “garantindo preços extremamente convidativos”.

“Com isso, nós temos uma expectativa de crescimento das vendas acima de 10%”, projeta. Motta acredita que o varejo ficará aquecido de forma geral, com alguma vantagem para o setor de bens não duráveis, envolvendo confecções, perfumaria, sapatos, bijuterias e adereços. “Tem uma certa preferência sobre o setor de bens duráveis, que também deve trazer algum benefício, porque as ofertas que estão concentradas pelo setor de eletrodomésticos e móveis estão muito atrativas”, pontuou. Há a expectativa, ainda, de que itens como TVs, celulares e notebooks tenham boas saídas no período.

Outro dado importante indicado por Motta é a geração de 15 mil contratações temporárias neste mês de novembro, com o objetivo de atender a demanda. “O comércio pôde usar o trabalhador agora, no dia 15 de novembro, e também no dia 20 de novembro. Isso cria uma regularidade de funcionamento do comércio”, disse.

Entre as principais recomendações ao setor, o presidente do Sindilojas Bahia destaca a oferta de preços atrativos, de forma que o consumidor tenha certeza de que aquele produto que estava na prateleira antes de Black Friday sofreu, de fato, uma redução de valor.

“Mas é uma situação que eu vejo com muita credibilidade, os lojistas vêm tendo adesão a essas promoções. No fundo, as lojas da Bahia têm confiança e vamos estar com essa expectativa sempre evoluindo e, com isso, há um princípio de antecipação de compra de Natal. Vários consumidores já têm o hábito de se beneficiar, e fazer as compras para o Natal aproveitando as promoções”, observou.

Sindicato defende valorização e respeito à jornada de trabalho

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Renato Ezequiel, afirmou que a entidade espera um aumento significativo nas vendas durante a Black Friday, o que pode ampliar a remuneração dos trabalhadores por meio de comissões. No entanto, ele destacou a importância de que esse incremento ocorra sem sobrecarga ou exploração.

“É um momento importante para os trabalhadores ganharem um pouco mais de dinheiro, mas o nosso objetivo é que os trabalhadores mantenham apenas sua carga horária de 44 horas semanais. E aqueles que a ultrapassarem, que sejam pagos em hora extra ou em folgas”, enfatizou.

Advogada dá dicas aos consumidores na Black Friday

A advogada e especialista em direito do consumidor e direito à saúde, Vanessa Lopes, alerta para a importância de planejamento e cautela durante as compras da Black Friday, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. A advogada destaca que os consumidores devem elaborar uma lista de produtos desejados e acompanhar os preços com antecedência para identificar se as promoções são realmente vantajosas. “Existem aplicativos que apresentam os preços dos produtos, o que pode ajudar nesse monitoramento”, explica Vanessa, que também é diretora da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB).

Medidas de segurança também são essenciais para evitar prejuízos. No ambiente virtual, é recomendável comprar em lojas confiáveis, registrar todas as etapas do negócio com prints e utilizar cartões virtuais para minimizar o risco de fraudes.

“‘Printar’ todas as etapas da compra é de fundamental importância e a utilização de cartões virtuais. Verificar também as reclamações das lojas, em sites como Reclame Aqui. Quanto às lojas físicas, exija sempre a nota fiscal e teste o produto em loja, já que elas não são obrigadas a realizar a troca, se não for nas hipóteses de avaria”, orientou.

O consumidor deve estar atento aos seus direitos, especialmente no comércio eletrônico. Segundo a advogada, há o direito de arrependimento em até sete dias corridos após o recebimento do produto.

“Os consumidores, nas compras virtuais, possuem o direito de arrependimento de até sete dias corridos da data do recebimento. Antes de comprar, verifique com o fornecedor as despesas de envio do produto, caso queira exercer o direito. As informações precisam ser claras, com letras legíveis e as ofertas cumpridas. Portanto, fotografar os cartazes de oferta ou ‘printar’ a tela são medidas importantes. Por último, atentar-se aos prazos de entrega. Caso seja uma loja física, importante solicitar que o vendedor anote o prazo de entrega”, concluiu.

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