Governo Federal lança estratégia Brasil 2050 com foco em desenvolvimento sustentável e inclusivo
Estratégia Brasil 2050 busca integrar diretrizes nacionais e regionais em prol do desenvolvimento socioeconômico
O Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), deu início à formulação da Estratégia Brasil 2050, um plano estratégico de longo prazo voltado para alcançar o “Brasil que queremos em 2050”. Durante um encontro realizado nesta quarta-feira (04) na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em Salvador, a secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, e o secretário estadual Cláudio Peixoto destacaram a importância da contribuição de estados, municípios, entidades públicas e sociedade civil para a construção desse plano.
No evento, a secretária Virgínia de Ângelis detalhou o processo de desenvolvimento da Estratégia Brasil 2050, que está prevista para ser lançada na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) no próximo ano. Ela ressaltou as premissas constitucionais que fundamentam o plano, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais e no papel do Estado no planejamento estratégico. Segundo Virgínia, a articulação entre o Governo Federal e os estados, como a Bahia, já está em andamento, após a validação do presidente Lula e o apoio da ministra Simone Tebet, visando “gerar grandes consensos e garantir coerência e coesão entre os planos estaduais”.
A secretária também apontou os principais desafios que o país precisa enfrentar para alcançar o desenvolvimento, como a emergência climática, a transição demográfica, o investimento em infraestrutura e a melhoria da produtividade da mão de obra. Estudos temáticos mais aprofundados serão realizados para entender melhor esses desafios. “Já iniciamos o processo de engajamento para a construção da Estratégia Brasil 2050 com o olhar territorial de cada estado e município, permitindo que consórcios, o setor privado e a sociedade civil também participem, trazendo suas visões sobre os principais desafios e potenciais para alcançarmos a visão em 2050 de um país desenvolvido, inclusivo, justo, equitativo, com melhor competitividade e produtividade”.
Cláudio Peixoto, secretário estadual do Planejamento, expressou seu contentamento ao ver o planejamento de longo prazo ganhando destaque no cenário nacional, algo que a Bahia sempre almejou, especialmente devido à sua tradição na área de planejamento, mesmo diante do desmonte das políticas públicas nos últimos anos. “Após um período sombrio de destruição do Estado brasileiro e da capacidade de gestão das políticas de desenvolvimento e redução das desigualdades, temos agora uma grande oportunidade de promover a integração das diretrizes nacionais com as regionais, por meio de uma concertação com os estados e consórcios. Essa convergência de propósitos nos traz grande alegria”, ressaltou Peixoto.
Desenvolvimento Regional
Durante o encontro, Jonas Paulo, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), ressaltou a retomada do planejamento de longo prazo pelo Governo Federal, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável como política de Estado, através da articulação entre os entes federativos, segmentos acadêmicos, empresariais e movimentos sociais.
Jonas Paulo destacou que os estados nordestinos e o Consórcio Nordeste têm uma significativa contribuição a oferecer, baseando-se em seus planos estratégicos desenvolvidos nos últimos anos, muitos dos quais estão sendo atualizados com o horizonte de 2050. “Também devem ser incorporados ao processo os planejamentos realizados segundo outros recortes espaciais, como os planos dos biomas nacionais e das bacias hidrográficas, que se destacam em questões como sustentabilidade, mudanças climáticas e transição energética”, defendeu.
Representando o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o subsecretário de Programas, Túlio Florence, enfatizou a importância do diálogo institucional com o Governo Federal e a necessidade de uma atuação integrada para superar os principais desafios de longo prazo, como as mudanças climáticas, a transição energética e a redução das desigualdades regionais, promovendo infraestrutura e atração de investimentos.
A reunião sobre a Estratégia Brasil 2050 também contou com a presença da chefe de gabinete da Seplan, Dilma Santana, dos superintendentes Ranieri Barreto (Planejamento Estratégico) e Milton Coelho (Gestão Estratégica), do coordenador Thiago Xavier (Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos), do diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Edgar Porto, e do assessor do Codes, Leonardo Leão.
Leia também:
Elmar Nascimento resiste e Hugo Motta avança na sucessão de Lira na Câmara
Pacto pela Diversidade é assinado pelo Banco do Brasil e outras estatais sob coordenação do Ministério da Gestão
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Lula busca aproximação com evangélicos e planeja convite para ministério
Lula autoriza uso das Forças Armadas em cúpula do G20
Adélia Pinheiro reitera compromisso com população de Ilhéus
Últimas Notícias
Ivete Sangalo é homenageada no ‘Altas Horas’
Bahia abre placar no início, sofre virada e perde por 2 a 1 para Juventude
Vitória perde de virada para Corinthians em duelo contra rebaixamento na Série A
Próximo jogo do rubro-negro será no dia 20 de novembro, contra Criciúma, no estádio Heriberto Hulse
Ludmilla e Brunna anunciam que esperam primeiro filho
Notícia foi dada durante show, em São Paulo
Lula busca aproximação com evangélicos e planeja convite para ministério
Interlocutores afirmam que reforma ministerial ocorrerá em breve
Polícia Civil promove encontro de Léo Santana com fã autista
Jovem de 23 anos viajou sozinho do Espírito Santo para Salvador, onde conheceu o artista
Debates sobre pacote de corte de gastos atrasam por serem medidas estruturais, diz Lula
Presidente e lideranças analisam alternativas que incluam contribuições do 'andar de cima' e preservem a base popular
‘Responsáveis serão severamente punidos’, diz Tarcísio de Freitas sobre assassinato de empresário
Antônio Vinicius Lopes Gritzbach morreu e quatro pessoas ficaram feridas no ataque
Novembro Azul: oncologista explica pesquisa promissora de vacina contra câncer de próstata
João Paulo Medrado contou detalhes sobre imunizante em teste nos EUA, falou dos avanços em técnicas cirúrgicas e destacou a importância do diagnóstico precoce
Paulo Rogério Nunes: ‘A criatividade negra está presente na sociedade em vários aspectos’
Confira mensagem em vídeo para o Novembro Negro do autor do livro 'Oportunidades Invisíveis' e um dos idealizadores do Festival Afrofuturismo
Mais de 376 mil baianos fazem o Enem neste domingo; confira operação do metrô e outras dicas
Estudantes terão apoio para mobilidade e receberão kits da SEC
Enem 2024: se foi mal no primeiro dia, não desista e confira mais dicas de professores
Neste domingo (10), candidatos responderão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza