Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (26), do lançamento oficial da 19ª edição da Bahia Farm Show 2025, que acontecerá entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Durante o evento, o petista destacou a importância da feira para o desenvolvimento do agronegócio, setor que representa 22,5% da economia baiana em 2024, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
“É um espaço estratégico para inovação, desenvolvimento sustentável e todos os anos movimenta diferentes setores, gerando empregos e fortalecendo tanto o agronegócio, quanto a agricultura familiar”, afirmou ao Portal M!.
Agronegócio baiano: inovação no centro das discussões
A Bahia Farm Show, uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, já comercializou 95% dos espaços para expositores em sua 19ª edição, que será realizada de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, o evento busca impulsionar a inovação no agronegócio e fortalecer parcerias entre produtores rurais, empresas e instituições financeiras. Em 2024, a feira movimentou R$ 10,9 bilhões em negócios, consolidando-se como um dos principais eventos do setor no país e uma plataforma estratégica para a disseminação de novas tecnologias e boas práticas agrícolas.
Em entrevista para o Portal M!, o governador abordou os avanços tecnológicos que transformaram a produção agrícola baiana, citando o exemplo da soja e do cacau, que ganharam novas possibilidades graças à inovação.
“Tem tecnologia ali dentro e não é pouca não. Dentro de uma produção de cacau, que ninguém acreditava que o Oeste poderia ter uma vez. Nosso conceito ‘Cacau não aguenta o sol’, estava equivocado. A tecnologia apresentou isso”, afirmou Jerônimo ao Portal M!.
A Bahia Farm Show 2025 reunirá startups e empresas do setor, trazendo soluções em inteligência artificial, automação, energia renovável e agricultura de precisão, áreas que, segundo Jerônimo Rodrigues, são essenciais para o futuro do agronegócio no Estado.
“A feira reforça seu papel como um espaço de inovação, trazendo tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem impactos ambientais”, disse o gestor.
Infraestrutura e desafio da logística
De acordo com Jerônimo Rodrigues, a importância de melhorar a infraestrutura para garantir a competitividade do agronegócio baiano precisa ser destacada, especialmente no que diz respeito ao transporte de produtos para exportação. “Você pega uma soja produzida no Oeste, você anda 800 quilômetros com essa carga dentro de um caminhão até chegar em um porto. Olha o que está acontecendo para exportar”, lamentou.
No entanto, o petista afirmou que está trabalhando para melhorar a infraestrutura rodoviária e ferroviária, além de investir na construção de pontes e estradas para facilitar o escoamento da produção. “Estamos buscando fazer o transporte mais barato, mais rápido”, disse.
Agricultura familiar
Além do agronegócio, a agricultura familiar também terá um destaque especial na Bahia Farm Show 2025. Um estande de 750m² reunirá produtores de diversas regiões da Bahia, promovendo a comercialização de produtos pelo mercado virtual da Mercaf. O Empório da Agricultura Familiar, consolidado como um dos espaços mais visitados na edição anterior, retorna com 28 boxes de produtos típicos, como chocolates, queijos, mel, carnes, embutidos, doces regionais e artesanato.
De acordo com Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agricultura familiar é um dos grandes motores do desenvolvimento sustentável na Bahia. “Neste espaço, reunimos produtores de diversas regiões para mostrar a força e a diversidade da nossa produção, promovendo novos negócios”.
Desafios e perspectivas do mercado internacional
Durante a cerimônia, o governador também abordou os desafios do agronegócio baiano no mercado internacional. Ele reconheceu que a exportação e a importação de produtos agrícolas enfrentam complexidades, principalmente relacionadas ao valor do dólar e às exigências de rastreabilidade e sustentabilidade ambiental.
“O mercado importador, cada vez mais exige de um produto que tenha rastreabilidade, que a gente sabe de onde é que foi aquele produto produzido”, afirmou ao Portal M!.
Além disso, Jerônimo Rodrigues mencionou as dificuldades enfrentadas pelos produtores de frutas, que não podem estocar suas colheitas e dependem de prazos rigorosos de transporte para garantir a qualidade. “Se você tiver contrato, está feito. Se você não tiver, você ainda aguenta guardar a produção, estocar a produção por um período. Se você for pra parte de frutas, não tem como. Se chegou na época da colheita, você colhe”, disse Jerônimo.
Segurança jurídica e conflitos fundiários
Outro tema abordado pelo governador foi a questão da segurança jurídica e da regularização fundiária, especialmente no que diz respeito às terras indígenas e aos conflitos fundiários no Extremo-Sul no Estado. “Esse é um tema que é recorrente”, segundo Rodrigues, destacando que o governo estadual, junto ao governo federal, busca uma solução equilibrada para esses problemas.
“Nós temos que, enquanto empresários, governo federal, governo do Estado, deputados federais e estaduais que ajudar nisso, temos que encontrar saídas reais, firmes, porque senão fica inseguro. As comunidades tradicionais ficam inseguras. Os empresários e o Estado não conseguem responder. Acaba tendo que ficar respondendo a vocês sobre a violência, morte de um ou de outro”, pontuou o gestor ao Portal M!.
De acordo com o governador, a presença da Polícia Civil, Militar e Federal tem sido fundamental para garantir a segurança nas regiões afetadas por conflitos, como o Extremo-sul da Bahia. “Nós não estamos dando mole. A presença da Polícia Civil, Militar e Federal tem um comitê articulado para que a gente possa fazer o que estava previsto acontecer na Chapada. Nós montamos, negociamos medianamente, mas é preciso que depois haja uma saída consistente, que é do governo federal, que é a regularização fundiária para essas grandes áreas”, concluiu.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Negócios
Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas