Galípolo destaca impacto fiscal acima do esperado e desafios da política monetária
Presidente do BC enfatiza cautela na análise econômica e necessidade de comunicação mais clara
Lula Marques/Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou, nesta sexta-feira (14) que, mais do que o volume de gastos, o impulso fiscal no Brasil foi maior do que o esperado inicialmente. “Atribuo isso ao fato de que teve política tributária e fiscal mais progressiva.”
Ele explicou que a tributação foi concentrada em camadas da sociedade com menor tendência ao consumo, enquanto os programas sociais beneficiaram segmentos com maior propensão a gastar. Esse fator pode ter contribuído para a resiliência da economia. Além disso, o pagamento de precatórios também impulsionou a economia ao estimular a demanda.
Impulso fiscal e seus efeitos na economia
Galípolo destacou que a combinação de estímulos fiscais, aumento do crédito, impacto da seca e o ciclo do boi resultaram em uma inflação mais alta, ultrapassando a meta prevista e afetando diretamente a taxa de juros. “Praticamente gabaritamos para iniciar ciclo de alta de juros”, disse o presidente do BC.
A autoridade monetária, segundo ele, elevou a taxa de juros a um patamar historicamente restritivo como resposta ao cenário econômico. As declarações foram feitas durante uma reunião com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Análise cautelosa dos dados econômicos
Galípolo também ressaltou a necessidade de cautela na interpretação de dados de alta frequência que sugerem desaceleração da economia. Segundo ele, o Banco Central aguarda maior clareza antes de concluir se a perda de ritmo da atividade econômica é realmente uma tendência.
“O que já dissemos na ata, e tenho reforçado, é que num passado recente, esses dados de alta frequência, que apresentam maior volatilidade, às vezes se apresentaram de uma maneira que pareciam confirmar uma tendência e depois isso não se confirmou”, explicou.
Ao mesmo tempo em que monitora a atividade econômica e seu impacto na inflação, o Banco Central também busca evitar a amplificação da volatilidade dos mercados. As declarações foram dadas em evento promovido pela Fiesp e pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).
“Por isso é importante que o Banco Central tenha o tempo necessário para poder consumir esses dados e ter clareza se não estamos assistindo simplesmente uma volatilidade desses dados de alta frequência, e ter certeza se estamos conseguindo observar uma tendência”, acrescentou.
Política monetária e desafios de comunicação
A resiliência econômica, mesmo com juros elevados, tem desafiado a política monetária, levando o Banco Central a adotar uma taxa de juros mais restritiva. “É sempre de se esperar que a autoridade monetária tenha uma ação preventiva”, comentou Galípolo.
Ele também enfatizou a necessidade de separar a política monetária de agendas que transcendem esse tema, garantindo que as decisões do BC sejam técnicas e focadas em estabilidade econômica. Outro ponto abordado pelo presidente do Banco Central foi o desafio da comunicação. Segundo Galípolo, a forma como o BC se comunica com a sociedade se tornou uma “ciência própria”. Ele destacou a importância de uma comunicação mais clara e acessível.
“É importante que o BC consiga se comunicar de maneira mais ampla”, disse ele. No entanto, ponderou que a comunicação é uma novidade para banqueiros centrais: “Antes, nem comunicavam as decisões de política monetária”, concluiu.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]