Federações partidárias elegem 7.658 vereadores nas eleições municipais de 2024
Número de candidatos e partidos caiu em relação a pleitos anteriores devido à união entre siglas
Nas eleições deste ano, os partidos que compõem federações partidárias elegeram um total de 7.658 vereadores em todo o Brasil. Em comparação, nas eleições de 2020, quando essas siglas concorreram de forma isolada, foram eleitos 10.403 vereadores. A nova configuração trouxe mudanças significativas na representação política. A informação é do G1.
Entre os partidos que formam federações, apenas o PT (que integra a Federação Brasil da Esperança junto com PCdoB e PV) e a Rede Sustentabilidade (parte da Federação PSOL Rede) conseguiram aumentar o número de vereadores eleitos em relação a 2020. O PT passou de 2.668 para 3.127 representantes, enquanto a Rede viu sua bancada crescer de 148 para 172 eleitos.
Por outro lado, outras siglas experimentaram queda na representação. A Federação PSDB Cidadania, por exemplo, elegeu 3.437 vereadores neste ano, sendo 3.000 pelo PSDB e 437 pelo Cidadania. Em 2020, esses dois partidos, ainda concorrendo de forma independente, elegeram 5.980 vereadores — 4.396 pelo PSDB e 1.584 pelo Cidadania. O PSOL também registrou uma queda, passando de 92 para 80 cadeiras nas Câmaras Municipais.
As federações partidárias são alianças que reúnem dois ou mais partidos para atuarem como uma única força política por, no mínimo, quatro anos. Essas alianças dividem o Fundo Partidário, o tempo de TV e unificam seus programas, agindo como um só partido nos Legislativos.
O modelo de federação foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2021, tendo sido utilizado pela primeira vez nas eleições presidenciais de 2022. Este é o primeiro pleito municipal no qual o mecanismo está em vigor.
Queda no número de candidatos
As eleições de 2024 registraram o menor número de partidos em 12 anos e a menor quantidade de candidatos nos últimos 16 anos. Especialistas atribuem essa redução, em parte, à introdução das federações partidárias. Como funcionam como um só partido, as federações precisam seguir o limite máximo de vereadores estabelecido por lei e, em muitos casos, lançar apenas um candidato a prefeito em cada cidade.
Entre os partidos que mais reduziram suas candidaturas, quatro estão em federações: Cidadania, PCdoB, PV e PSDB.
Diferença entre federações e coligações
As federações partidárias diferem das coligações, que eram alianças políticas temporárias, formadas apenas para o período eleitoral. As coligações foram extintas nas eleições proporcionais, que elegem vereadores e deputados, com o objetivo de reduzir o número de partidos nas Casas Legislativas. No entanto, ainda são permitidas para cargos majoritários, como prefeito, senador, governador e presidente.
As federações partidárias exigem que os partidos se mantenham unidos por pelo menos quatro anos, enquanto nas coligações, as alianças se dissolviam logo após as eleições. Além disso, nas federações, os partidos atuam como uma unidade em todo o território nacional, enquanto nas coligações, um partido poderia apoiar uma sigla em um estado e se opor a ela em outro.
Leia também:
Eleições 2024: 26 pessoas trans são eleitas para câmaras municipais no Brasil
Quinze capitais brasileiras terão segundo turno nas eleições 2024
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe