Pular para o conteúdo
Início » Vixe! A ameaça ao VLT do Subúrbio. Jerônimo e as emendas. O PDT quer manter Ana Paula na vice. E Colbert empurra decisão eleitoral em Feira 

Vixe! A ameaça ao VLT do Subúrbio. Jerônimo e as emendas. O PDT quer manter Ana Paula na vice. E Colbert empurra decisão eleitoral em Feira 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

 

Sem diálogo aberto com o governo 

Depois que o governador Jerônimo Rodrigues passou a dialogar com os integrantes do PSDB na Bahia, a articulação política do seu governo passou a mirar na tentativa de atrair o PDT e o Republicanos. Apesar do propagado interesse petista, até agora o secretário Luiz Caetano não fez qualquer movimento sobre os dois partidos. Questionado sobre o assunto, o presidente do PDT na Bahia, deputado Félix Mendonça Júnior, disse que não há qualquer entendimento nem diálogo aberto com o governo ou o PT. “Caetano é gente boa. Tenho uma boa relação com ele, mas não há nenhum diálogo”. 

Jerônimo Rodrigues

Partido independente 

O próprio Félix diz que o PDT é um partido independente. Hoje faz parte do governo municipal, de Bruno Reis, integra o governo federal, do presidente Lula, mas não mantém diálogo com o governo estadual, de Jerônimo Rodrigues. “Conversar é a arte da política. Não somos uma oposição raivosa, que defende o quanto pior, melhor. Estivemos na campanha em lados opostos. Mas Jerônimo foi eleito e torcemos para que ele e o governo dêem certo”, opinou Félix, ao destacar a dificuldade de um partido atuar de forma independente na Bahia.

Félix Mendonça Júnior

O cenário eleitoral em Feira 

Uma pesquisa para a prefeitura de Feira de Santana passou a circular nos últimos dias nos bastidores da política local, mostrando um cenário bastante previsível para a eleição do próximo ano. Realizada pelo Instituto e Pesquisa (I&), entre os dias 11 e 13 de maio, a amostragem aponta o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho com 39,8%, seguido pelo petista Zé Neto com 13,1% e o tucano Pablo Roberto, com 5,3%. 

José Ronaldo

Os indecisos passam de 21% 

Apesar de não registrada oficialmente, a pesquisa mostra ainda que os indecisos somam 21,4%. Além de Zé Ronaldo e Zé Neto, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, aparece com 0,5%; Fernando Torres com 0,6%; Tom com 1,8%. Já Carlos Geilson aparece com 2,9%; Jonathas Monteiro com 1,2%; José de Arimateia 2,4% e Zé Chico com 4,8%. Os votos brancos e nulos foram representam 6,2% dos entrevistados. Foram ouvidas 640 pessoas em Feira e nos distritos de Humildes e Maria Quitéria. 

Zé Neto

Colbert empurra decisão para 2024 

Ontem, inclusive, o prefeito Colbert Martins aproveitou para afirmar que seu grupo político só vai decidir o nome do seu sucessor no próximo ano e evitou cravar a aposta do líder político da cidade, José Ronaldo, como candidato. Colbert reafirmou a confiança no time: “Nós temos nomes fortes, nomes mais jovens, nomes mais experimentados, mas nós só vamos decidir essa questão ano que vem. Neste momento, o que nós temos é que manter a força e manter a unidade, pois isso é fundamental pra gente ganhar as eleições. E o PT, que há dois anos perdeu a eleição e não se conformou até agora, vai, mais uma vez, perder a eleição. Não pra mim, mas para o povo de Feira”, disse o prefeito à imprensa local. 

Colbert Martins

A ameaça ao VLT do subúrbio 

Por mais que o Governo do Estado insista em dizer que não, parece mesmo que o projeto do VLT do Subúrbio Ferroviário de Salvador “subiu no telhado”. Apontado como “inviável” por técnicos do próprio governo, a informação extraoficial é que a licitação atual será considerada caduca e deverá ser anulada. O detalhe é que, desde dezembro de 2019, foi autorizada a ordem de serviço para construção do modal, mas o VLT não saiu do papel. A informação que se tem é que o governo baiano tenta rediscutir o contrato com o consórcio chinês que venceu a licitação, mas, pelo visto, não conseguiu chegar a um consenso ainda. 

VLT Subúrbio

Impasses dificultam acordo com a China 

Desde que o governador Jerônimo Rodrigues esteve na China, em abril, os técnicos do governo alimentavam o desejo de ver retirados os gargalos que impedem o projeto do VLT de ser executado. O problema, até então, estava sendo colocado na conta da gigante BYD, que integra o Consórcio Skyrail Bahia, vencedor do certame junto com a Metrogreen. Há entraves, inclusive, que dificultam a confirmação da vinda da montadora de carros elétricos da marca BYD para o complexo industrial de Camaçari. Informações obtidas com fontes do próprio governo deram conta nos últimos dias de que o imbróglio está no andar de cima, ou seja, superior à vontade do governo baiano e das empresas chinesas, mais precisamente na dificuldade de chegar a um entendimento entre o governo chinês e o brasileiro. 

Jerônimo durante visita a China

Os entraves ao monotrilho 

Há quem diga ainda que o atraso da obra não se justificaria na complexidade das obras do VLT, como se tentou atribuir. Um dos entraves estaria relacionado à necessidade de construção de elevados para o monotrilho, descartando a possibilidade de o modal seguir o mesmo traçado e usando o espaço dos trilhos do antigo trem do subúrbio, o que pode encarecer a obra. Inclusive, durante sua passagem pelo país asiático, Jerônimo conheceu o VLT de Chongqing, construído com vigas de aço (ao invés de concreto, como no modelo atual, o Skyrail), para que esse pudesse servir como alternativa, reduzindo, assim, o prazo e o custo de implantação. Só nos resta aguardar e torcer para que o VLT do Subúrbio vire uma realidade e possa atender à população. 
 

Os prefeitos e os milhões para a saúde 

Ao todo, 188 prefeitos de cidades baianas foram contemplados na última segunda-feira com a entrega de veículos e equipamentos destinados a assistência à saúde em mais de 200 cidades da Bahia. Num super evento no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues entregou as chaves dos veículos e os equipamentos, num investimento que ultrapassa da casa dos R$ 37 milhões.

Jerônimo reuniu prefeitos

Prometeu e está pagando 

Presente ao evento, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, comemorou o pagamento das emendas feito pelo governador Jerônimo Rodrigues para deputados das bancadas de governo e posição. Adolfo havia cobrado a quitação das emendas impositivas durante entrevista recente a uma rádio. Ele chegou a fazer referência ao novo “jeito Jerônimo de governar”, que seria pagando as emendas: “prometeu e está pagando”. Foram entregues, através da Secretaria da Saúde do Estado, 50 veículos – dos modelos Ranger e Duster; 65 kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS); 29 kits parto; 175 kits odontológicos; kit estabilização; 19 aparelhos de Raio-X e ultrassonografia; 236 camas e quatro arcos cirúrgicos. 

Adolfo Menezes

Pagando 10% da promessa 

Líder da bancada de oposição na Assembléia, o deputado estadual Alan Sanches elogiou a entrega dos equipamentos feita pelo governador, mas criticou a fila da regulação na saúde. “São 16 anos de PT e pela primeira vez um governador está cumprindo 10% inicial das emendas. Ele já me falou quatro vezes que iria cumprir todas as emendas acordadas. Isso não é motivo para que a gente possa bater palma. Ele, diferente de outros governadores, vem cumprindo a lei. Foram equipamentos médicos de boa qualidade, mas o governo ainda não consegue tratar sobre a regulação”, disparou o líder, ao justificar a participação de deputados oposicionistas no evento de segunda. “Fruto do nosso trabalho, da representação que nós temos”, afirmou Alan. 

Alan Sanches

PDT quer manter Ana Paula na vice 

Presidente do PDT da Bahia, o deputado Félix Mendonça Júnior é enfático ao afirmar que a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, é o nome do partido para ser referendado a continuar na vice do atual prefeito Bruno Reis. Segundo Félix, o trabalho desempenhado pela vice, que também é secretária municipal de Saúde, a credencia para continuar ao lado do prefeito: “É um excelente time da primeira divisão da política”.

Ana Paula Matos

Trabalho credencia 

Segundo afirmou Félix Jr., o trabalho da vice a credencia para continuar ao lado do prefeito após 2024. “Ana Paula apresenta resultados. Está fazendo um trabalho forte na Saúde e conhece profundamente Salvador, inclusive os problemas da cidade. É uma pessoa querida por todos, elogiada até pelos adversários”, frisou o deputado. Para emendar: “O PDT tem orgulho de fazer parte da gestão de Bruno e Ana porque Salvador está avançando. É uma gestão de resultados”.

Ana Paula e Bruno 

Leo quer se lançar em 2028 

Volta e meia o nome do deputado federal Léo Prates é lembrado como possibilidade para ocupar a vice de Bruno, já que ele pode ser convocado para disputar a eleição de 2026, deixando o comando do Palácio Thomé de Souza na metade do eventual segundo mandato. Questionado sobre o assunto, O próprio presidente do PDT disse que o projeto de Léo e disputar a prefeitura da capital em 2028. “Ana Paula é o nome do PDT”.

Leo Prates

Marcações: