Márcio Meirelles comemora projeto de modernização do Teatro Vila Velha
Detalhes foram apresentados pela Prefeitura de Salvador em evento no Passeio Público, na Avenida 7 de Setembro
O projeto de modernização do Teatro Vila Velha apresentado pela Prefeitura de Salvador, na manhã desta quarta-feira (4), foi comemorado pelo seu diretor Márcio Meirelles. Em entrevista ao Portal M!, ele comentou sobre a importância que o espaço tem para a cena cultural soteropolitana.
Os detalhes foram apresentados em evento no Passeio Público, na Avenida 7 de Setembro, no Centro Histórico. A modernização inclui um novo eixo de circulação, que contará com passarela, escadas e um elevador, facilitando a acessibilidade.
“É um teatro que é importante para a cidade e para o país e é importante que o gestor cuide da cidade, dos seus equipamentos. Basicamente, a reforma cuida do prédio, arruma todos os estragos que o tempo fez nesses 30 anos desde a última reforma, mas ele prepara o teatro para ser mais acessível. Então, todo o projeto foi pensado e foi construído a partir da acessibilidade, tanto de pessoas que têm dificuldades de locomoção quanto outras dificuldades também”, declarou Meirelles.
Outras melhorias previstas incluem a instalação de um novo sistema de ar-condicionado, a qualificação acústica do teatro, a adequação do sistema elétrico e a conformidade com a legislação de acessibilidade universal. Também será implementado um projeto de combate a incêndios, assegurando a segurança de todos os usuários do espaço.
“A gente não vai alterar em nada, porque a gente acha que esse palco é tudo que a gente podia ter. E o que aumenta é a capacidade técnica, de tecnologias, de equipamentos de ponta, como eles foram há 30 anos. Foram sendo defasados, estragados e aí a gente vai agora repor todos os equipamentos de última geração”, explicou Meirelles ao ressaltar que o palco e a capacidade do teatro continuará a mesma.
Segundo o diretor, a contrapartida do teatro será incluir audiodescrição e libras em todas apresentações e espetáculos. “Porque a gente tem que pensar nisso, inclusão de todos”, disse sobre a acessibilidade de pessoas com deficiências auditiva e visão.
Fundação
Fundado em 31 de julho de 1964, o teatro foi berço de importantes movimentos culturais da Bahia e do Brasil, como o Tropicalismo, que lançou para o mundo grandes nomes artísticos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. “Muitas coisas que depois modificaram o Brasil, surgiram aqui. Como os tropicalistas, como os novos baianos, como Othon Bastos, Lázaro Ramos, Virgínia Rodrigues”, relembrou Meirelles.
“A Companhia Teatro dos Novos, que construiu o prédio, começou a trabalhar em 59. Eles fizeram a primeira peça, estrearam em Ilhéus, depois em Itabuna, depois em Salvador. E foi assim a história desse teatro, fora do prédio. O prédio foi criado para abrigar essa ação, para abrigar esse pensamento, para abrigar todo esse movimento”, completou o dramaturgo.
Leia também:
Vixe! Carballal é fritado por aliados e Jerônimo intervém. As dificuldades de Geraldo e bala de prata do PT. A pressão sobre Bruno e o medo do clima de já ganhou
Festival Canta Bahia acontece, nesta sexta-feira, em Vitória da Conquista
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Cultura
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Lucas Gerbazi lança single e promove show ‘Choque Baiano’ em Salvador
Jabuti: Marina Colasanti é homenageada como Personalidade Literária de 2024
Bloco Happy apresenta novidades para o Carnaval 2025 nesta terça-feira
Biblioteca Nacional divulga lista com melhores livros da literatura nacional
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro