Itaparica se transforma em galeria de arte com festival internacional de grafite
Evento reuniu artistas do Brasil e do mundo, promovendo cultura e transformação social na ilha

A ilha de Itaparica se tornou um grande museu a céu aberto, entre os dias 27 e 30 de março, com a realização da 7ª edição do Festival de Graffiti – Bahia de Todas as Cores (BTC) 2025. O maior evento de arte urbana do Nordeste, como é reconhecido, movimentou a região com programação diversificada, incluindo exposições, mutirões de pintura em comunidades, workshops e apresentações musicais.
Com o tema “Bahia, Tela do Mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo”, a edição deste ano contou com a participação de artistas de 25 estados brasileiros e 11 países, que deixaram sua marca em diferentes espaços da ilha. O evento promoveu a arte e o papel do grafite como ferramenta de transformação social e cultural, aproximando moradores e visitantes da expressão artística urbana.
Impacto cultural e turístico
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Itaparica, Everaldo Batista, o festival teve um impacto significativo para a ilha, tanto do ponto de vista cultural quanto turístico, atraindo visitantes de diversas regiões.
“Eventos como esse tornam Itaparica um verdadeiro ponto de encontro para a arte e cultura ao tempo que oferece para artistas locais e internacionais a oportunidade de expressarem suas visões criativas”, afirmou.
Segundo Batista, essa movimentação fortaleceu a economia local, consolidando Itaparica como um destino cultural dinâmico. “Em termos de turismo, um evento desse porte atrai visitantes de diversas partes, impulsionando a economia local e promovendo Itaparica como um destino cultural dinâmico e importante centro de criatividade e cultura na Bahia”, afirma o gestor.
Destaques da programação
A abertura do BTC 2025 ocorreu na quinta-feira (27) e contou com um masterclass sobre “Arte Urbana e Mídias Sociais”, com a participação da doutoranda em literatura e cultura Samira Soares, dos artistas Rabisco Easy (MS) e Kueio (SP), e mediação da comunicadora Allana Gama. A noite foi animada pelo Samba de Roda Raízes da Gamaleira.
O tradicional mutirão de graffiti reuniu, na sexta-feira (28), artistas e público na Comunidade Porto dos Milagres, ao som dos DJs DK Selecta e Sista K. Já no sábado (29), os trabalhos se concentraram na pintura de murais no Loteamento Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e Rua Brasileirinho, consolidando um circuito artístico que permanecerá como legado para a cidade.
À noite, o festival trouxe o BTC Sound Fest, com shows de Sista K, Noelson do Cavaco e a banda Simples Natural, na Praça da Quitanda. Os artistas finalizaram os murais e registraram oficialmente suas obras no domingo (30), encerrando a edição de 2025 com um saldo positivo de interação e criatividade.
Realização e apoio
O Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores foi promovido pelo Coletivo Vai e Faz e pela Rede Amo, com apoio do Fundo de Cultura do Estado, por meio do edital de “Eventos Culturais Calendarizados”. A iniciativa também contou com patrocínios de marcas como Colorgin, SerTão Filmes, Bahia Meu Amor, ManosCap e a Prefeitura de Itaparica.
Exposição inédita de Mestre Cupijó e ritmos amazônicos
Uma imersão na cultura amazônica chega a Salvador, entre os dias 10 e 13 de abril, com a exposição Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins. A mostra inédita apresenta um rico acervo cultural com fotografias, instrumentos musicais, discos e artefatos que contam a história do artista paraense e dos ritmos tradicionais da região amazônica.
Além disso, a programação inclui oficina de percussão e apresentações musicais, proporcionando ao público uma experiência imersiva na sonoridade e cultura do Baixo-Tocantins.
Mais Lidas
Cultura
Crítica de cinema: Um super filme para um novo Superman
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça