Jaqueline Azevedo celebra avanços no Festival de Maragogipinho: ‘Sinto a transformação do primeiro para o segundo’
Diretora da Fábrica Cultural destaca a evolução do evento e o papel da comunidade no fortalecimento cultural
A segunda edição do festival de artesanato de Maragogipinho, realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, reforça a relevância da cultura local e a transformação da comunidade através de políticas públicas e da valorização do trabalho artesanal. A iniciativa tem como meta consolidar o evento no calendário cultural e alavancar o reconhecimento de Maragogipinho como patrimônio imaterial da Bahia.
A diretora da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo, ressaltou a evolução do evento e o impacto que ele tem gerado. “É muito importante, a gente está firmando no calendário desse lugar, e eu sinto a transformação do primeiro para o segundo. Quantas entregas, quanto essa força da presença de um trabalho, de uma política pública, traz para uma comunidade. Então, Maragogipinho agora, sendo um patrimônio imaterial, a força, a potência desse lugar, para a Bahia, para o mundo, penso que estamos nos aprontando. É um festival de comunidade, eu sinto que eles participam da festa e fico muito feliz de estar aqui realizando”.
União de esforços para o reconhecimento cultural
O trabalho integrado entre instituições e a comunidade tem sido essencial para o progresso do festival. Segundo Jaqueline, a parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um alicerce para tornar Maragogipinho um símbolo cultural.
“A comunidade é fundamental. É através deles que a gente consegue auxiliar esse trabalho, né? Mas são todos mobilizados: o Governo do Estado, a Setre, a grande parceira do festival, o IPAC e o IPHAN. Então, estão todos mobilizados nessa conquista para o território”, afirmou.
Valorização do artesanato e planejamento para o futuro
O festival também tem investido na capacitação dos artesãos e na criação de laços que fortalecem a identidade local. Jaqueline aponta que o crescimento do evento está diretamente ligado ao envolvimento da comunidade e à busca constante por melhorias.
“É um valor também o trabalho de uma organização social, né? Dentro dessa política pública. Aqui, a gente constrói laços eternos e eu não tenho a menor dúvida assim do sucesso, e ano que vem a gente vem trazendo novidade que a própria comunidade aponta. Então, é muito bacana e quero convidar a todos para vir para o festival”, diz Jaqueline.
Para a próxima edição, Jaqueline destacou a necessidade de aprimorar a infraestrutura turística do local. “Já vejo uma necessidade de um ponto turístico porque todos querem informação de onde ficar e isso direciona a gente a um trabalho também nesse lugar, né, de cama-café. Da gente conseguir trazer a comunidade para acolher também esses visitantes porque o mais bonito de Maragogipinho é viver a experiência daqui. Então, isso é fundamental, e aí eu acho que a comunidade tem que estar mais preparada para receber melhor”, finaliza.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
BaZá RoZê reúne artistas e sabores em versão pocket
Últimas Notícias
Justiça argentina determina prisão de 61 brasileiros envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro
Brasil já havia pedido apoio às autoridades argentinas para localizar mais de 140 foragidos
Prefeito de Aratuípe destaca crescimento e consolidação do Festival da Cerâmica de Maragogipinho
Segundo o gestor, o evento representa não apenas a celebração de uma tradição histórica, mas também o resultado de uma estratégia integrada de desenvolvimento
Domingos Leonelli compara PEC contra escala 6×1 à histórica redução de jornada na Constituinte de 1988
Deputado federal constituinte destaca resistência enfrentada em 1988 e reforça apoio à nova proposta de mudança na jornada de trabalho
IPAC iniciou processo de patrimonialização do saber fazer de Maragogipinho, revela Weslen Moreira
Para o coordenador de fomento ao artesanato da Bahia, anúncio é reconhecimento a importância dos artesãos e artesãs
‘Rui Costa tem muito mais a ver com o velho ACM do que o neto dele’, afirma Paulo Fábio
Cientista político é autor do livro 'ACM – Político baiano-nacional, cronologia de um fato consumado'
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank curtem feriadão em Salvador e visitam pontos turísticos
Casal compartilhou detalhes da viagem nas redes sociais
Elevador que caiu com dois funcionários dentro passou por manutenção 5 dias antes, diz condomínio
Última vistoria foi realizada em 9 de novembro
Mestre Rosalvo enaltece valorização do artesanato em Maragogipinho e celebra transmissão cultural ao filho
Filho do artesão herda talento do pai e pretende manter viva a tradição
Adversário do Brasil em Salvador, Uruguai bate Colômbia pelas Eliminatórias
Uruguai enfrenta o Brasil em Salvador na Arena Fonte Nova, na próxima terça-feira (19)
Festival de Maragogipinho reflete avanço em ações de valorização do artesanato, diz Daniela Vasconcelos
Coordenadora geral do Programa do Artesanato Brasileiro afirma que Bahia tem se destacado com relação às políticas desenvolvidas