Davidson ressalta importância do Festival de Maragogipinho: ‘Geração de emprego e renda e valorização cultural’
Evento teve início na quinta-feira (14) e segue até o domingo (17), com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos do Recôncavo
O II Festival da Cerâmica Maragogipinho segue nesta sexta-feira (15) com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos do Recôncavo baiano. O evento, que teve início na quinta-feira (14) ocorre até o domingo (17).
Durante estes dias haverá manifestações culturais, apresentações de grupos regionais, Feira Artesanato da Bahia, visitas guiadas às mais de 140 olarias locais, Feira Afro Bahia, cinema, gastronomia, roda de conversa e shows musicais de nomes como Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau, Sambaiana, Aloísio Menezes, Dão Black, além de artistas da região.
Durante visita ao Festival, o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, destacou que esta segunda edição é um reconhecimento à importância da região, reconhecida pela UNESCO, desde 2004, como maior centro cerâmico da América Latina.
“É o maior centro de produção de cerâmica da América Latina e efetivamente não tinha sido dado essa dimensão. Nós começamos aqui com uma feira, depois vimos que era muito pequena e fizemos o primeiro festival, que foi um sucesso. Esse segundo já é cravando no calendário do artesanato nacional e também no calendário do turismo”, afirmou o secretário.
O secretário também destacou a importância de valorizar as especificidades locais em um mundo cada vez mais globalizado, pois, segundo ele, “essas especificidades locais, territoriais, é que dão valorização e que fazem a atração do turismo”. Para Magalhães, eventos como o Festival são fundamentais para impulsionar o turismo e a economia de Maragogipinho.
Na avaliação de Davidson, outro ponto importante que resulta do evento é a geração de emprego e renda, além da atuação do governo na preservação e promoção do saber fazer artesanal. “Aqui é uma ação que tem tudo a ver com a geração de emprego e renda, com a valorização cultural e uma preocupação adicional, que é não perder o saber fazer”, destacou.
“Se nós não valorizamos essa ação, se não damos dimensão nova a ela, se não incorporamos os novos elementos, como a venda e-commerce, como os eventos internacionais, você não estimula a juventude a dar continuidade a isso e o saber fazer pode ser interrompido”, complementou.
Nesta quinta-feira (14), o Festival teve início às 15h com apresentação da Fanfarra Bampita, seguida pela Roda de Conversa “A importância da Patrimonialização para Maragogipinho”, às 17h30. Em seguida, artesãs e artesãos se reúnem na Praça Matriz para uma sessão especial de cinema, com exibição do minidocumentário “Em Torno do Barro”, produzido pela UFRB, sobre os mestres ceramistas, e também exibição do videoclipe de animação “Anjo de Barro”, de Ionã Scarante e Eudaldo Monção Jr.
Às 19h, Dão Black abre a programação musical do Festival com um show especial em que ele canta os sucessos de Roberto Carlos. Além dele, haverá ainda apresentações de Sambaiana, e da Banda Oliveira, que convida Luiz Caldas.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Wagner Moura é homenageado no maior evento de cultura pop da América Latina
Últimas Notícias
Tata Werneck revela que passou por cirurgia em hospital de São Paulo
Apresentadora agradeceu aos médicos e contou bastidores do procedimento em suas redes sociais
Prefeitura abre programação de Natal no Centro Histórico; confira atrações
Com o tema "Salvador, Cidade Natal do Brasil", a programação seguirá até 6 de janeiro de 2025, com shows, desfiles, Casa do Papai Noel e mais
Relator da reforma tributária inclui armas em Imposto Seletivo
Relator do projeto, senador Eduardo Braga (MDB) propõe tributar produtos nocivos e ressalta impactos ambientais e sociais
Congresso deve explicar rastreabilidade de emendas parlamentares ao STF
Decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino
Governador promete punição a PM que matou jovem em Ondina: ‘Que nenhum policial possa manchar a farda’
Jerônimo Rodrigues garante rigor nas investigações
Filme Ainda Estou Aqui concorre a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, considerado prévia do Oscar
Longa narra a vida da família Paiva após o desaparecimento de Rubens Paiva na ditadura
2024 caminha para ser o ano mais quente já registrado, aponta Copernicus
Temperatura global deverá ultrapassar 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais
Correios divulgam locais de prova para concurso nacional com mais de 3 mil vagas
Candidatos devem consultar o site do IBFC para acessar o local da prova e horários
Salvador espera 3,4 milhões de turistas no verão, superando números pré-pandemia
Estimativa é baseada em dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Moura Dubeux doa 1,4 mil itens do Hotel Bahia Othon a instituições de Salvador
Ação integra o MD Social, programa de responsabilidade social da empresa