Pular para o conteúdo
Início » YouTube lança recurso para reconhecer músicas através de canto

YouTube lança recurso para reconhecer músicas através de canto

YouTube
Com o recurso, basta cantarolar uma música sem precisar saber a letra, e o YouTube reconhece a música

O YouTube Music está com algumas funcionalidades novas que prometem facilitar a vida de seus usuários. Entre as novidades estão o uso de inteligência artificial para simplificar a busca por músicas e a construção de listas de reprodução. As novidades foram confirmadas pela porta-voz do YouTube Music, Jessica Gibby ao site The Verge.

Por enquanto, usuários Premium dos Estados Unidos terão acesso à função de criar uma playlist personalizada com a ajuda de uma inteligência artificial. O recurso, que está em período de teste permitirá que se crie uma playlist “descrevendo exatamente o que quer ouvir”.

O YouTube Music lançou novas funcionalidades para melhorar a experiência dos seus usuários. Incluem o uso de IA para facilitar a busca por músicas e a criação de playlists. Jessica Gibby, representante do YouTube Music, confirmou as atualizações ao The Verge. Atualmente, apenas assinantes Premium nos Estados Unidos podem experimentar a criação de playlists personalizadas com assistência de inteligência artificial, em fase de testes, permitindo criar playlists baseadas em preferências específicas.

Segundo imagens divulgadas no site 9to5Google, é uma forma de interação onde o usuário pode usar sugestões como “refrões pop cativantes” ou “hinos pop animados” para montar sua lista de músicas baseada nas descrições fornecidas.

Uma outra funcionalidade lançada é a ampliação do sistema “cantarolar para pesquisar”, em teste para usuários Android desde o início do ano. O processo é simples: basta cantarolar uma música sem precisar saber a letra, e o YouTube reconhece a música.

Para usar essa opção, clique na lupa de pesquisa e selecione o ícone com uma onda sonora. Então, cantarole a música desejada ou toque um trecho em um instrumento musical. A funcionalidade está disponível para assinantes do YouTube Music no Android e iOS.

O Spotify já trazia mecanismos semelhantes às novidades do YouTube. A plataforma possui uma funcionalidade que permite que usuários criem listas de reprodução por meio da inteligência artificial. Por sua vez, aplicativos como o Shazam já deixavam o usuário procurar músicas por meio de trechos cantados ou tocados em algum lugar.

Assim, o YouTube Music alcança alguns outros aplicativos que traziam funções semelhantes às novidades lançadas nesta semana. Pouco a pouco, a plataforma acompanha outros aplicativos de função semelhante e se atualiza com a ajuda da inteligência artificial.

Leia também:

Comportamentos tóxicos podem ser reflexo de passado disfuncional, explica psicóloga ao comentar caso Iza

Mais de 100 cidades baianas podem ser atingidas por vendaval, alerta Inmet

Ufba abre inscrições para novas turmas de mandarim

Shutterstock