Bahia reduz 52,4% no desmatamento do Cerrado com operações de fiscalização
Entre agosto do ano passado e julho deste ano, operações do Inema para conter degradação ambiental do bioma abrangeu 54 municípios
A Bahia registrou, entre agosto do ano passado e julho deste ano, uma redução de 52,4% no desmatamento do bioma Cerrado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse resultado reflete a eficácia das operações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal, coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio estratégico da Polícia Militar Ambiental no Estado.
Nesses 11 meses, foram realizadas sete grandes operações, com uma média de uma a cada dois meses, além de diversas ações pontuais desencadeadas por denúncias. As fiscalizações abrangeram 54 municípios baianos.
As fiscalizações intensivas fazem parte do programa Pacto pelo Cerrado, uma política pública voltada para a implementação de ações prioritárias que visam à redução do desmatamento ilegal e à promoção do desenvolvimento sustentável. “O programa, que se estende de 2023 a 2027, alinha diretamente as operações de fiscalização aos seus objetivos de governabilidade e sustentabilidade”, afirmou Eduardo Mendonça Sodré Martins, secretário estadual de Meio Ambiente.
Um exemplo é a operação Mata do Guará, contra desmatamento ilegal em propriedades rurais que foi realizada em 2023 e repetida este ano, e abrangeu 18 municípios. Tecnologias de sensoriamento remoto, como drones e imagens de satélite, apoiadas por softwares especializados, foram empregadas para identificar irregularidades, como sinais de queima de vegetação e o corte ilegal de pequizeiros, uma espécie frutífera típica do Cerrado.
Outras operações de relevância incluem as operações São Longuinho, que em 2023 fiscalizou municípios como Jaborandi e Correntina, e Carvoaria, focada no combate à produção ilegal de carvão vegetal em Riacho de Santana. Já a ação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada no início deste ano em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), abrangeu dez municípios da Bacia do Rio São Francisco, priorizando a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade local.
Eduardo Topázio, diretor de Fiscalização do Inema, destacou que as operações integradas, o uso de tecnologias avançadas de monitoramento e as parcerias entre diferentes esferas de governo foram cruciais para alcançar esses resultados. Ele enfatizou a importância do planejamento estratégico, do monitoramento contínuo e dos programas de educação ambiental como pilares fundamentais para a preservação do bioma Cerrado.
Operações
Durante o planejamento das operações, foram mapeadas as áreas, utilizando imagens de cerca de 180 satélites, reunidas pela plataforma RedeMAIS, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Inema também contou com a tecnologia da ferramenta Harpia para monitorar os biomas baianos, coletando imagens que permitem o acompanhamento contínuo das áreas de vegetação nativa. Além disso, o órgão utiliza o sistema MapBiomas Alerta, que valida e aprimora os alertas de desmatamento em todos os biomas brasileiros.
As operações de fiscalização cobriram municípios do bioma Cerrado, incluindo Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Tabocas do Brejo Velho.
Além disso, as ações se estenderam a municípios como Mucugê, Piatã, Riacho de Santana, Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Barra, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Mansidão, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos e Paratinga.
Para denunciar crimes ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com o Disque Denúncia do Inema, pelo número: 0800-071-1400 ou enviar um e-mail para: [email protected].
Leia também:
Lula fala em reduzir dependência de combustíveis fósseis e cobra dinheiro de países ricos
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso