A importância da remuneração no terceiro setor
Tema da carreira no Terceiro Setor ainda é pouco explorado; algumas leis se mantém com proibição da remuneração a dirigentes
Muitas pessoas ainda acreditam que o Terceiro setor se restringe ao Voluntariado, ao contrário, apesar da atuação dos voluntários comporem o protagonismo da história do Terceiro Setor, com a crescente atuação das organizações sem fins lucrativos que compõe esse setor, a dedicação de trabalho se tornou mais estruturada e mais especializada, adequando-se as diversas formas de trabalho remunerado.
O tema da carreira no Terceiro Setor ainda é pouco explorado ainda, haja vista que algumas leis ainda se mantém com a proibição da remuneração dos dirigentes, no entanto de acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil mais de 2 milhões de pessoas estão empregadas nessa área.
A partir da década de 1990 no Brasil, acompanha-se a expansão das organizações não governamentais (ONGs), hoje mais conhecidas como Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que se incluem nesse universo de pessoas jurídicas que possuem um grande desafio para atuarem nas políticas públicas, como saúde e educação, sem esquecer a área domeio ambiente, cultura, entre outras, de interesse social e coletivo.
Ao longo desses anos, ocorreram grandes transformações, ultrapassando o campo meramente das doações e do assistencialismo, com a transição para adotar as boas práticas da governança corporativa. O resultado para alcançar esse objetivo está intensamente ligado ao grande papel que o Terceiro Setor adquiriu com o impacto social, propiciando atendimento a sociedade em áreas cruciais dos direitos humanos.
Interessante notar impacto no aspecto legal, a lei das organizações da sociedade civil de interesse público conhecida como Oscips permite que associações e fundações façam a escolha da remuneração dos gestores, como também a Lei n.º 13.151 de 2015 que impactou em alteração na Lei 9.532/97,prevê que os“dirigentes poderão ser remunerados, desde que atuem efetivamente na gestão executiva, respeitados como limites máximos os valores praticados pelo mercado na região correspondente à sua área de atuação”.
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), Lei Federal 13.019/2014, nesse ponto avançou nesse tema, trazendo mais esclarecimentos, como no artigo 46, inciso I que estabelece a possibilidade de pagamento, com recursos vinculados às parcerias público privadas, da remuneração da equipe encarregada da execução do plano de trabalho, inclusive de pessoal próprio da OSC, durante a vigência da mesma. Esta autorização compreende, além dos salários, todas as despesas com pagamentos de impostos, contribuições sociais e previdenciárias.
Já não é incomum, muitos executivos migrarem para o terceiro setor, utilizando as habilidades de gestão, porém, agregando outros atributos que o setor exige, como o trabalho em equipe e a empatia com o público externo que é beneficiado pelas ações planejadas. Acima de tudo, verifica se o reconhecimento profissional não apenas pela recompensa financeira, mas sim pelo propósito de cumprir uma missão social.
E não pensem que os valores de remuneração não são equiparados aos do mercado, um exemplo é o Instituto Ayrton Senna, com políticas de benefícios (home office, pilates, yoga, ginástica laboral, summer e short Friday, licença-paternidade, entre outros) que superam os exigidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e outras leis esparsas.
Enfim, as peculiaridades do terceiro setor não impedem a remuneração, nem mesmo dos dirigentes, na medida em que a força de trabalho nessa seara é tão exigida quanto no primeiro setor e no segundo setor. Os valores altruísticos permanecem com a intenção espontânea de se poder renunciar a onerosidade pela prestação de serviços como no caso do voluntariado, contudo se deve hoje considerar a dedicação integral de profissionais competentes que atuem num nicho de mercado altamente especializado e necessitam de planejamento, estratégias eficientes, de forma que possam atingir seus objetivos como organização, ao promover reflexos positivos na sociedade.
*Karine Rocha é mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela UCSAL. Advogada, professora conferencista e especialista no Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Previdência e Terceiro Setor. Atua na consultoria do Terceiro Setor como do Instituto ACM, IPGA, Ilê e Muzenza, AmeAquarius.
Mais Lidas
Saúde crônica: um novo paradigma para a promoção da saúde
Turismo e paz
Alfabetização de adultos na perspectiva de transformação social
A importância da remuneração no terceiro setor
Artigos
A importância da remuneração no terceiro setor
Papai Noel ou Jesus Cristo? Qual Escolher?
Lomanto Júnior – ousadia, operosidade e integridade
A volta da impunidade e da opressão
Alfabetização de adultos na perspectiva de transformação social
O inglês no dia-a-dia: complexo de vira-latas?
Black Friday agora é Black November
Últimas Notícias
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’
A modelo também compartilhou com os colegas de confinamento que Belo foi a pessoa responsável por ensiná-la a expressar sentimentos
Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra
'O Verão Bateu em Minha Porta' chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (15), trazendo a energia única de Ivete e um feat com a ministra da Cultura
Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’
Vinícius Linhares também ressaltou que o desafio será 'melhorar', além da realização de workshops, a participação em eventos e estabelecer parcerias
Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’
Prefeita reiterou que a educação será um eixo prioritário de sua administração
BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores
Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores
De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho
Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão
Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar
Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho