Setembro registra recorde de passageiros e 2024 pode ser o melhor ano da aviação brasileira
Quase 10 milhões de passageiros foram transportados no mês, 4% mais que o registrado no ano anterior
O mês de setembro destacou-se na aviação comercial brasileira, alcançando a marca histórica de quase 10 milhões de passageiros transportados. O resultado reflete um crescimento significativo na movimentação aérea, com as expectativas do setor indicando que os níveis de demanda devem ser sustentados nos próximos meses. Dessa forma, o Brasil se aproxima de uma nova marca recorde na aviação.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no setor de transporte doméstico foram contabilizados 7,9 milhões de passageiros em setembro, o que representa um aumento de 4% em relação ao mesmo mês de 2023. Além disso, esse número é superior ao registrado em setembro de 2019, quando 7,8 milhões de passageiros voaram no Brasil, antes da pandemia de covid-19.
No mercado internacional, o Brasil também obteve resultados positivos, com 2 milhões de passageiros transportados em setembro (2024), um crescimento de 11% em comparação aos 1,8 milhão do mesmo mês do ano anterior. Esse volume é igualmente maior do que os 1,9 milhão de passageiros que viajaram em setembro de 2019.
No total, durante os primeiros nove meses de 2024, o Brasil contabilizou 110,3 milhões de passageiros, somando os transportes doméstico e internacional, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento contínuo indica uma recuperação robusta do setor após os impactos da pandemia.
Se apenas repetir os mesmos números de 2023 para outubro, novembro e dezembro, 2024 encerraria com 145 milhões de passageiros transportados, o que superaria o recorde anterior de 142 milhões registrado em 2019. A possibilidade de um novo marco na aviação brasileira sinaliza a confiança do setor em uma recuperação sólida e um aumento na demanda por viagens aéreas.
Maior e mais movimentado da região Norte, o complexo aeroportuário de Belém superou a marca de 318 mil turistas e obteve crescimento de 16,45% no último mês. O aeroporto recebe mais de 35% do total de voos com partidas ou chegadas na região. Manaus, com 231 mil, e Palmas, com 67 mil, também elevaram o número de viajantes frente o valor aferido em igual período de 2023, quando tiveram 189 mil e 60 mil, respectivamente.
O Nordeste brasileiro apresentou crescimento em nove entre os dez aeroportos mais movimentados da região. Com mais de 25% de pessoas transportadas, o terminal do Recife saltou de 702 mil turistas em 2023 para 792 mil neste ano, incremento de 12,67% no indicador.
Os aeroportos de Fortaleza (7,36%), Maceió (18,47%), São Gonçalo do Amarante (16,67%), em Natal, Porto Seguro (1,0%), na Bahia, e São Luís (16,83%) também foram destaques em setembro. O terminal de Salvador foi o único que apresentou recuo no fluxo de passageiros, passando de 574 mil em 2023 para 564 mil neste ano.
No Sul, Curitiba teve o terminal de maior fluxo. Com 467 mil viajantes passando pelo local, o complexo aeroportuário teve aumento de 1% no indicado. Em Florianópolis, a alta no transporte de passageiros alcançou 21% no mês de setembro, passando de 289 mil em 2023 para 350 mil este ano. Com a interdição do aeroporto de Porto Alegre, uma das opções encontradas pelo Governo Federal para conectar o modal aéreo do estado com as demais cidades brasileiras foi permitir a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas. Por lá, passaram mais de 118 mil viajantes.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos