Pesquisa Datafolha acirra ânimos ao apontar crescimento de Marçal e queda de Nunes; Boulos lidera em São Paulo

Pesquisa Datafolha mostra psolista com 26%, seguido de Nunes e Marçal com 24%


Vixe d-flex me-2
Matheus Pastori 03/10/2024 23:08 Eleições 2024
Pesquisa Datafolha acirra ânimos ao apontar crescimento de Marçal e queda de Nunes; Boulos lidera em São Paulo -

A menos de 72h da eleição, Pablo Marçal (PRTB) cresce enquanto o atual prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) oscila para baixo em nova pesquisa Datafolha, divulgada na tarde desta quinta-feira (3) – cada um alcançou 24% das intenções de votos. Eles aparecem atrás de Guilherme Boulos (PSOL), que soma 26%. Considerada a margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos, os três líderes estão tecnicamente empatados.

Na reta final, esta é a primeira vez que Marçal se mostra tão pareado ao candidato à reeleição em levantamento Datafolha – um dos principais e mais tradicionais institutos de pesquisa. O empresário oscilou três pontos para cima em relação à aferição da semana passada, enquanto Nunes recuou os mesmos três pontos. Boulos, por sua vez, caiu 1%.

Em votos válidos (descartados nulos ou em branco), Boulos registra 29%, seguido por Nunes, com 26%, e Marçal, também com 26%. Não sabem ou não souberam responder 3% dos entrevistados, mesmo índice da pesquisa anterior. Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor tem que responder sem ter acesso aos nomes dos candidatos, Boulos é citado por 24%; Marçal tem 20% e Nunes soma 16%.

A poucas horas do último debate entre os seis principais candidatos, transmitido às 22h desta quinta pela TV Globo, g1 e GloboNews, os resultados preocupam especialmente a campanha de Ricardo Nunes, que, diferente de Marçal, teve uma trajetória descendente depois dos embates promovidos pela TV Record, no sábado (28), e pela Folha/UOL, na segunda-feira (30).

No caso de Marçal, pesa aquilo que é chamado de “voto envergonhado”, caracterizado quando o eleitor não se sente à vontade de divulgar imediatamente seu apoio a determinado candidato – ainda que já tenha decidido fazê-lo nas urnas. Diferente do prefeito, o empresário também vem ganhando o endosso de importantes lideranças da direita – à revelia da orientação oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Ricardo Nunes.

Na contramão daquilo que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem fazendo desde o início da campanha de Guilherme Boulos – a quem apoia -, Bolsonaro vem sistematicamente se furtando a participar de maneira mais contundente da campanha de Nunes. Mesmo com a insistência de figuras como o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), o ex-presidente permaneceu ausente de todos os principais momentos da disputa paulistana até aqui.

Voto útil

Como já era de se esperar, o cenário desenhado pela nova pesquisa Datafolha também traz o efeito daquilo que se convencionou chamar de ‘voto útil’ – quando o eleitor passa a declarar seu voto em candidatos que, de fato, tenham chances de vencer ou ir ao segundo turno. Também é de se destacar que a maior parte da população apenas começa a se atentar para a disputa poucos dias antes da eleição – o que, consequentemente, impacta os levantamentos.

Nesta última segunda-feira, um grupo de personalidades, entre juristas, artistas, empresários, intelectuais e jornalistas, divulgou um manifesto a favor do voto útil em Guilherme Boulos. Eles alertam para um ‘risco’ de que a maior cidade da América Latina tenha um segundo turno entre dois candidatos bolsonaristas: Nunes e Marçal.

Toda esta conjuntura só faz diminuir, ainda mais, as chances dos postulantes que integram o segundo escalão das pesquisas. Nesta nova rodada do Datafolha, Tabata Amaral (PSB) aparece com 11% (há uma semana, eram 9%), José Luiz Datena (PSDB) tem 4% (eram 6%) e Marina Helena (Novo) manteve 2%.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores paulistanos de terça-feira (1º) até esta quinta. Encomendado pela Folha de São Paulo e pela TV Globo, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-09329/2024. O nível de confiança é de 95%.

*Matheus Pastori, colaboração de São Paulo para o Portal M!

Leia também:

Lula e Boulos recorrem ao TSE após serem multados por campanha antecipada

Polícia Civil inclui vídeo em inquérito sobre agressão entre equipes de Ricardo Nunes e Pablo Marçal

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais -
Cultura 22/11/2024 às 20:40

Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais

Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming


Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE -
Cidades 22/11/2024 às 20:20

Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas


Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez -
Saúde 22/11/2024 às 20:00

Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez

Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP


Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo -
Política 22/11/2024 às 19:40

Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo

Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo


Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários -
Política 22/11/2024 às 19:20

Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários

Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara


Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira -
Cidades 22/11/2024 às 18:57

Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira

De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça


Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS -
Saúde 22/11/2024 às 18:30

Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS

Classificação representa o mais alto nível de alerta


Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’ -
Política 22/11/2024 às 18:00

Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’

Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe


Lídice da Mata celebra presença de lideranças do governo e membros do PT no encontro estadual do PSB -
Política 22/11/2024 às 17:30

Lídice da Mata celebra presença de lideranças do governo e membros do PT no encontro estadual do PSB

Presidente estadual da sigla contou que encontro nacional deve ocorrer durante congresso da sigla


IBIT tem taxa de sucesso de 87,2% no tratamento da tuberculose e menor taxa de abandono -
Saúde 22/11/2024 às 17:00

IBIT tem taxa de sucesso de 87,2% no tratamento da tuberculose e menor taxa de abandono

Diagnóstico precoce é essencial para evitar formas graves e a transmissão da doença