Pular para o conteúdo
Início » Bahia registra 38 casos de mpox em 2024, diz Sesab

Bahia registra 38 casos de mpox em 2024, diz Sesab

Emergência global por mpox será avaliada pela Organização Mundial da Saúde
De acordo com investigação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), 21 dos casos são de pacientes residentes em Salvador

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta quarta-feira (14), que a Bahia registrou 38 casos de varíola mpox em 2024. De acordo com investigação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), 21 dos casos são de pacientes residentes em Salvador. O Estado possui ainda dois casos suspeitos sob investigação do diagnóstico.

A divulgação dos números ocorre após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a mpox como emergência em saúde pública global. O anúncio da OMS ocorreu em função do registro da variante mais perigosa da mpox — a 1b —, que provocou aumento da taxa de letalidade na África Central. As informações são do G1 Bahia.

Antes intitulada como “varíola dos macacos”, a doença é causada pelo vírus mpox, transmitido para humanos por meio de animais silvestres (roedores) infectados, por materiais contaminados com o vírus, e de pessoa para pessoa.

Números da mpox:

Mundo – Confirmados: 99.176 / Óbitos: 208
Brasil – Confirmados: 11.212 / Óbitos: 16
Bahia – Confirmados: 215 / Óbitos: 0

Caso em Ilhéus

Um dos casos confirmados de mpox pelo Lacen foi no município de Ilhéus, no sul da Bahia. O diagnóstico foi relatado do último sábado (10), e o início dos sintomas ocorreu em 29 de julho.

Conforme a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, o paciente é um homem de 34 anos, morador da área urbana. Ele procurou assistência médica com lesões em várias partes do corpo e contou que teve contato com uma pessoa com os mesmos sintomas durante uma viagem a Salvador. Atualmente, o homem se recupera em isolamento domiciliar, acompanhado pela Vigilância Epidemiológica.

Leia também:

Ministério da Saúde convoca reunião sobre avanço da Monkeypox no Brasil

Bahia tem 851 casos confirmados de Febre Oropouche

Bahia registra 121 óbitos em decorrência de dengue

Divulgação/Organização Pan-Americana da Saúde