Assim como Geraldo, Kleber defende criação de Secretaria de Segurança e retirada da Guarda Municipal da Semop
Durante sabatina nesta quarta, candidato do PSOL também defendeu fortalecimento da investigação como forma de combate ao crime organizado
O candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), defendeu, nesta quarta-feira (11), a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e a retirada da Guarda Civil Municipal (GCM) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) como iniciativas municipais de combate à violência. As propostas foram anunciadas durante a sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa: Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba.
“Tirar a Guarda Municipal da Semop, trazer ela para uma Secretaria de Segurança Pública e Direitos Humanos. Ela deixa de ser o único instrumento de segurança pública como é vista hoje, inclusive, copiando o militarismo e as ações da Polícia Militar. E ela passa a ser parte do nosso Sistema Municipal de Segurança Pública”, afirmou.
A retirada da GCM da Semop e a criação de uma Secretaria de Segurança também foram defendidas pelo candidato do MDB, Geraldo Júnior, durante sua participação na sabatina nesta última terça-feira (10). O psolista, por sua vez, enfatizou que a Guarda Municipal passaria a fazer parte de um “sistema com participação popular” através da criação de Conselhos Comunitários de Segurança Pública.
“A violência não está distribuída de forma igual no nosso território. Se ela não está distribuída de forma igual, nós temos que pensar soluções para cada região. Tem lugares, tem situações que a iluminação de uma rua pode resolver o problema da criminalidade naquele lugar. Então, ouvir a população, ter controle e participação externa na segurança pública. Zero pretensão de substituir o papel das polícias e o papel do Estado, mas é necessário ter ações, ter planejamento integrado entre Estado e município”, defendeu.
Investigação como forma de combate ao crime
Ao ser questionado sobre as formas de combate ao crime organização, Kleber Rosa defendeu a necessidade de fortalecimento das ações de investigação. Desta forma, segundo o candidato do PSOL, seria possível diminuir a letalidade. O psolista lembrou ainda que propostas como a instrumentalização da Polícia Civil foram apresentadas ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) ao longo do processo eleitoral de 2022.
“As propostas que a gente apresentou era de inverter a lógica, diminuir a opção pela letalidade, pela ação da Polícia Militar como instrumento central do enfrentamento à violência e instrumentalizar, principalmente a Polícia Civil, recorrendo aos recursos de inteligência e de tecnologia. Eu, inclusive, tenho uma militância nessa área política e profissional da segurança pública e posso garantir a vocês que a melhor ferramenta para enfrentar o crime é a investigação. Isso a gente propôs abertamente, largamente. Mas, infelizmente não é uma política que tem sido adotada pelo governo do Estado e tampouco pela Prefeitura, do ponto de vista daquilo que ela topa assumir ou que não topa assumir na segurança pública”, lamentou.
O candidato falou ainda sobre sua proposta de desmilitarização da polícia. Segundo ele, não se trata de “dar as costas para o enfrentamento”, e enfatizou que as ações policias devem ser guiadas por inciativas da inteligência. “Eu não disse que a polícia tem que guardar os fuzis, nem guardar as armas. O que eu disse é que quem tem que conduzir a segurança pública é a investigação. Quando a polícia militar entra em um local para fazer incursão, ela não está necessariamente orientada por uma investigação. Quem tem que conduzir a ação da segurança pública é a polícia civil. Toda ação de força precisa ser subordinada à ação de inteligência”, defendeu.
Conforme Kleber Rosa, através desta perspectiva, os agentes vão “ao lugar certo”, na “casa certa”, na “pessoa certa” e “na hora certa”, evitando o confronto. “Com inteligência, você não precisa utilizar da força desnecessária. Essa situação é imediata e alarmante há 20 anos e não se resolveu com imediatismo e não vai resolver, nós vamos passar mais 10 anos tendo ações imediatas e piorando a situação”, disse.
Sabatinas
Kleber Rosa foi o segundo dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Na terça-feira (10), o governador Geraldo Júnior (MDB) participou da sabatina. Já na sexta-feira (13), a partir das 19h, será a vez do prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas são transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.
Confira a sabatina de Kleber Rosa na íntegra:
Leia também:
Kleber Rosa acredita em diálogo com empresários para custear tarifa zero no transporte, mas não diz como
Assim como Geraldo Jr, Kleber Rosa diz que atual gestão não possui pontos positivos
Kleber Rosa volta a se intitular como representante da esquerda em Salvador
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe