Jerônimo critica pesquisas em Salvador e relembra vitórias de Wagner e Rui

Governador também falou sobre a situação eleitoral em Feira de Santana e deu previsão de retorno do presidente Lula à Bahia


Vixe d-flex me-2
Rodrigo Fernandes 06/09/2024 15:52 Eleições 2024
Jerônimo critica pesquisas em Salvador e relembra vitórias de Wagner e Rui -

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou, na manhã desta sexta-feira (6), as pesquisas de intenção de voto que apontam que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) seria reeleito ainda no 1º turno. Segundo o petista, em suas caminhadas ao lado de seu vice, Geraldo Jr (MDB), tem presenciado a “aceitação” e o “sentimento de mudança” das pessoas e acredita na virada de seu candidato a prefeito, que tem como vice, a petista Fabya Reis. Além de Geraldo Jr e Bruno Reis, outros cinco candidatos disputam a prefeitura de Salvador: Kleber Rosa (PSOL), Victor Marinho (PSTU), Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP) e Silvano Alves (PCO).

Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo relembrou a sua vitória nas eleições de 2022 assim como a eleição dos correligionário Jaques Wagner e Rui Costa eleitos para dois mandatos. Nas disputas, os três também não estavam à frente das pesquisas e mesmo assim derrotaram os candidatos da oposição. No entanto, o grupo político do PT nunca conseguiu comandar o Palácio Thomé de Souza enquanto esteve no comando do Governo do Estado.

“Eu sempre falei que Salvador é uma eleição difícil, o grupo está há 20 anos. Então, eu avaliei as minhas pesquisas, as pesquisas de Wagner e de Rui. Ontem, novamente, caminhei lá embaixo, na Suburbana, e eu vi a aceitação do povo nas janelas. Aquilo é um sinal, aquilo é um gesto. Foi assim que aconteceu com o Wagner em 2006. As pessoas não colocavam [sic] adesivo do Wagner, mas dentro de casa tinham um sentimento de querer a mudança. Tanto ontem quanto na semana passada, na Liberdade, eu vi o sentimento das pessoas querendo uma mudança”, anunciou.

Jerônimo também aproveitou para alfinetar o prefeito em evento de entrega de encosta, no bairro do Barbalho. O governador contou que o adversário político de Geraldo ignora as suas cartas e “não faz nada” para resolver esse problema na capital baiana. Além disso, ele reforçou a ajuda do Governo Federal em autorização de novas obras de contenção.

“Eu tenho cópia de 15, 20 cartas pedidas ao prefeito para arrumar essa encosta e nada era feito, nem lona. Portanto, nós estamos fazendo aqui e vamos continuar fazendo. Rui pegou pesado nas encostas e até o Governo Federal, o próprio Lula, colocou no PAC dinheiro para as encostas. Esse é um dinheiro que nós já havíamos planejado anteriormente, já estava em caixa”, afirmou.

Em relação à previsão de retorno do presidente Lula (PT) à Bahia para apoiar as campanhas de candidatos do grupo político, Jerônimo frisou que vai depender da agenda nacional. Porém, a intenção é trazer o petista ao Estado “uma ou duas vezes” para o processo eleitoral.

“Sobre Lula, nós demandamos e ele está gravando vídeos nesse momento. Ele não está indo fazer campanha ainda, mas fez um conjunto de vídeos aqui para a Bahia. O partido está coordenando isso e eu espero que a gente possa contar com a vinda de Lula mais uma ou duas vezes, mas isso vai depender muito da agenda nacional”, pontuou.

Feira de Santana

Ao Portal M!, Jerônimo Rodrigues aproveitou para falar sobre a situação eleitoral em Feira de Santana, destacou o investimento para requalificar o aeroporto da cidade e aproveitou para rebater um comentário do atual prefeito, Colbert Martins (MDB).

O gestor da “Princesa do Sertão” afirmou que esse seria um investimento “ridículo” no município. Por isso, o governador destacou os seus objetivos de recepcionar voos internacionais e promover voos regionais de Feira para Recife, Pernambuco e até Vitória.

“Nós estamos colocando Feira Santana em um padrão de receber voos internacionais agora. Essa ordem que eu dei para Feira de Santana é para a gente poder colocar [sic] dentro de um padrão e para ampliar a pista. Ontem mesmo eu tive um contato com uma empresa portuguesa que faz voos diários de Salvador para Lisboa. O prefeito só precisa cuidar da saúde, da educação e da cidade que está muito mal tratada. O atual prefeito não tem cuidado e fica nas redes sociais levantando um comportamento ruim”, ressaltou.

Ainda em entrevista ao Portal M!, Jerônimo também criticou o candidato José Ronaldo (União Brasil) e sua tentativa de dissociação da imagem do seu ex-vice Colbert. Ele já comandou o 2º maior colégio eleitoral na Bahia por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016) e vai disputar novamente, em outubro, com o deputado federal licenciado Zé Neto (PT), que tentará pela sexta vez se tornar prefeito da Princesinha do Sertão.

“O candidato atual de Feira de Santana foi quem colocou [sic] o atual prefeito. Então, é a herança dele. Não vou debater, eu não sou candidato, quem debate é o Zé Neto, mas eu gostaria muito que ele respondesse, o candidato atual, o que é que ele acha da limpeza pública de Feira de Santana. O que o atual candidato acha de Feira de Santana não ter um hospital municipal? Uma cidade desse porte não ter escolas suficientes para atender a educação fundamental. Oferecemos educação fundamental para quase 20 mil estudantes, já que o município não oferece. Deu uma chuva lá agora, essa semana, e a cidade alagou”, acrescentou.

Leia também:

‘Temos todas as chances de vitória em Salvador’, diz Jonival Lucas ao avaliar campanha eleitoral de Geraldo Jr

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Débora Regis traz de Londres propostas para modernizar gestão em Lauro de Freitas -
Política 22/11/2024 às 14:48

Débora Regis traz de Londres propostas para modernizar gestão em Lauro de Freitas

Experiência internacional reforçou compromissos da gestora com inovação e participação popular


Comunidade portuária realiza tradicional festa de São Nicodemus na segunda-feira -
Cidades 22/11/2024 às 14:19

Comunidade portuária realiza tradicional festa de São Nicodemus na segunda-feira

Programação começa às 5 horas, com alvorada no Porto de Salvador


Saúde nos Bairros: atendimentos seguem no Largo do Bonfim até este sábado -
Saúde 22/11/2024 às 13:47

Saúde nos Bairros: atendimentos seguem no Largo do Bonfim até este sábado

Sem necessidade de marcação prévia, serviços acontecem de 7h às 17h de segunda a sexta e de 7h às 13h aos sábados


Márcio França diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘vergonha’ e cita ‘desprestígio’ das autoridades militares -
Política 22/11/2024 às 13:21

Márcio França diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘vergonha’ e cita ‘desprestígio’ das autoridades militares

Ministro ainda falou sobre cenário das eleições de 2026, caso Lula não opte pela reeleição


Bruno Reis defende candidatura própria do União Brasil para presidência em 2026 -
Política 22/11/2024 às 12:46

Bruno Reis defende candidatura própria do União Brasil para presidência em 2026

Em viagem a Londres, prefeito cita Ronaldo Caiado (GO) que ficou em 1º lugar no ranking dos governadores na área de segurança pública


‘Quadrilha que se formou com ímpeto de derrubar democracia’, avalia Wagner após Bolsonaro ser indiciado -
Política 22/11/2024 às 12:11

‘Quadrilha que se formou com ímpeto de derrubar democracia’, avalia Wagner após Bolsonaro ser indiciado

Senador repudiou plano golpista e disse ser uma 'alerta para a população brasileira'


Wagner nega disputa interna com Rui e Jerônimo por indicações de novo secretariado -
Política 22/11/2024 às 11:50

Wagner nega disputa interna com Rui e Jerônimo por indicações de novo secretariado

Senador defende governador e, sem mencionar nomes, critica oposição por bater em segurança e saúde no Estado


Após Matt Gaetz desistir, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral dos EUA -
Internacional 22/11/2024 às 11:29

Após Matt Gaetz desistir, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral dos EUA

Ela é ex-procuradora-geral da Flórida e uma antiga aliada do presidente eleito


‘Ainda Estou Aqui’: Filme brasileiro é confirmado como elegível ao Oscar -
Cultura 22/11/2024 às 11:06

‘Ainda Estou Aqui’: Filme brasileiro é confirmado como elegível ao Oscar

Obra ultrapassou marca de um milhão de telespectadores no cinema; veja bilheteria arrecadada


STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025 -
Política 22/11/2024 às 10:38

STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025

Após análise das provas, PGR deve apresentar denúncia formal no próximo ano


Vixe