Vixe! Bruno Reis afastado da imprensa. Aliados reclamam de agenda do governador. O apetite voraz de gestores assusta. E ACM Neto e a Overclean e Jerônimo e a sombra de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Pautas sensíveis
Dois assuntos que palpitam nos bastidores e atingem diretamente o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foram tratados por eles próprios nos últimos dias. Os possíveis impactos da operação Overclean, da Polícia Federal, e seus efeitos sobre a candidatura do postulante do União Brasil em 2026, além dos desgastes do governador do PT e a ameaça de ver seu antecessor, Rui Costa, ser convocado para disputar o governo no próximo ano pautaram a imprensa nos últimos dias.

Nada a ver com isso
Na segunda, o ex-prefeito ACM Neto voltou a afirmar que não há qualquer receio com relação à operação Overclean. “Não tenho absolutamente nada a ver com isso. Minha vida é limpa, transparente. Fui prefeito por oito anos, nunca respondi a um processo. Todas as minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara”, afirmou o principal nome da oposição baiana, para completar: “Acho até que esperavam algum tipo de prejuízo para mim. Mais uma vez, caíram do cavalo”, ironizou o político.

A sombra de Rui
Outro assunto que só era tratado nos bastidores, mas ganhou os holofotes nos últimos dias, foi a possibilidade de o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ser convocado pelo PT para disputar o governo baiano no lugar do atual governador Jerônimo Rodrigues, conforme publicou o colunista Lauro Jardim, de O Globo. Também na segunda, o governador voltou a negar que seu antecessor será o candidato ao Palácio de Ondina em 2026. “Não há instabilidade. Nosso grupo está muito unido. Nós estamos trabalhando sempre, sempre. O nosso foco é a situação das chuvas, a seca que está acontecendo, fazer a ponte acontecer. A gente não vai tirar o foco”, disse Jerônimo.

Estratégia da oposição
Apesar de Rui já ter manifestado interesse em concorrer ao Senado, o nome dele seria uma alternativa caso Jerônimo não consiga manter a viabilidade eleitoral até o próximo pleito. Para o governador, as notícias que sugerem um possível retorno do antecessor fazem parte de uma tentativa de enfraquecer o ministro e criar divisões dentro do grupo político que governa a Bahia desde 2007. Para ele, a oposição pode estar por trás dos discursos, numa tentativa de conturbar o grupo político.

Longe da imprensa
Tem alguma coisa “braba” acontecendo no Palácio Thomé de Souza, em Salvador. Sempre educado e solícito com a imprensa, o prefeito Bruno Reis passou a evitar os jornalistas nas agendas públicas na capital baiana. Desde o carnaval, os eventos institucionais da prefeitura têm sido feitos sem a presença da imprensa, que geralmente cobria todas as ações do executivo municipal. O motivo? Ninguém sabe dizer. Mas o que se sabe é que não se consegue mais acessar o prefeito para pegar informações em on ou em off, como faziam os profissionais da comunicação no dia a dia. Fica a torcida da equipe do Portal M! pelo retorno das coberturas da prefeitura.

Chefia de gabinete
Até então chefe de gabinete da vice-prefeita Ana Paula Matos, o engenheiro Francisco Elde passou a atuar também como chefe de gabinete do prefeito Bruno Reis. No entanto, em seu LinkedIn, ele passou a se descrever como “chefe de gabinete da Prefeitura”. Quem transita pela Praça Municipal diz que o secretário não acumula mais a função junto à vice-prefeita, que passou a chefia para a servidora chamada Tainá Barros.

Cacá continua aprontando
O secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão, parece que continua “aprontando” na Praça Municipal. Quem conhece de perto o titular da Segov diz que a nova moda dele é monitorar as redes sociais dos aliados, “não curtir, não comentar, mas ir atrás das lideranças que aparecem nas postagens para tentar cooptá-las”, como disse um político que foi estalqueado pelo progressista. Tem aliado, inclusive, enfurecido com essa postura. Quem acompanha de perto o movimento de Cacá nas redes diz que, nos perfis de políticos ligados ao governo estadual, ele não só curte, como comenta e gera engajamento.

Apetite voraz
É impressionante o apetite voraz que alguns políticos (inclusive recém-empossados) têm por terrenos e casas de luxo, em condomínios de alto padrão no Litoral Norte da Bahia. Tem gestor público colecionando imóveis tão luxuosos que causam inveja até mesmo nos aliados poderosos que transitam no ambiente da política. Teve um que “ganhou” três casas de um construtor na região de Costa do Sauípe, numa estratégia que era usada com afinco por um aliado de uma cidade próxima. Só pra avisar: tem muita gente de olho…
Farra de lado a lado
A farra com dinheiro público não parece ser uma prerrogativa de um lado ou outro da política baiana. Quem senta na cadeira muitas vezes se “lambuza”, ostentando patrimônios milionários, como casas e haras suntuosos, que não condizem com o que recebem em seus contracheques. Um comprou uma super fazenda na região de Ipiaú, outro ganhou duas casas no litoral norte, outro passou a desfilar com carrão de R$ 500 mil, como se fosse normal tamanha ostentação. O sistema é sujo…
Agenda bagunçada
A Coluna Vixe! noticiou há pouco tempo que a desorganização na montagem da agenda do governador Jerônimo Rodrigues estava causando dor de cabeça em muitos deputados estaduais de sua base política. Diferente dos tempos dos governos de Jaques Wagner e Rui Costa, onde havia um planejamento maior dos eventos e viagens pelo interior do estado, na era Jerônimo a desorganização impera. Segundo dois deputados federais ouvidos pela coluna, o modus operandi que atrapalhava os estaduais continua, o que tem impedido agora a presença dos parlamentares federais, que já têm que dividir as próprias rotinas com as viagens a Brasília. A grita tem sido grande nos bastidores…
Melhores momentos
O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (UB), classificou a última segunda-feira (19) como “um dos melhores momentos” da sua vida, após o governador Jerônimo Rodrigues autorizar obras de infraestrutura na cidade. “Eu aprendi ao longo da minha vida a ter gratidão. Nunca deixei de ser grato e nem de ser sincero. Vivo aqui hoje um dos melhores momentos da minha vida. Em algumas oportunidades tive o prazer de receber o presidente Lula nesta terra e fiz essa solicitação, então eu não poderia, em hipótese alguma, deixar de dizer que eu estou grato pela autorização dessa obra.”

Obras em Feira
A declaração do prefeito Zé Ronaldo foi feita no ato em que o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou com o governador Jerônimo a ordem de serviço para o novo anel viário da cidade, assim como a retomada da duplicação da BR-101, trecho Alagoinhas-Esplanada. Além disso, também foi autorizado o início da recuperação das BRs-116 e 324. Um investimento total de R$ 725,9 milhões.
Jerônimo tá de olho
Inclusive, o governador fez um aceno, ontem, ao prefeito de Feira, após agenda para autorização de obras na cidade. Questionado sobre a possibilidade de o prefeito aderir à sua base, Jerônimo afirmou que Zé Ronaldo tem ampla experiência e, diante disso, um diálogo respeitoso está sendo construído, deixando a porta aberta para uma aproximação em 2026. “O desejo, todo mundo sabe, o Zé Ronaldo com cinco mandatos como prefeito tem experiência, ele mesmo disse que caminhou do lado oposto da gente. Nós estamos construindo uma relação de confiança. Se em 2026 ele vier para dar o apoio e acompanhar a gente, é claro que a gente vai acolher.”

Mais Lidas
Vixe
Últimas Notícias
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão
Botafogo-SP x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
Alviverde joga em Ribeirão Preto com elenco jovem e pode garantir classificação antecipada às quartas de final
Bahia x Porto-BA: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações de 1º/02/2026
Duelo da sexta rodada do Campeonato Baiano acontece neste domingo na Arena Fonte Nova com transmissão ao vivo