Especialistas conscientizam população com chegada do Dia Mundial do Ceratocone
Rede de saúde universitária atende cerca de 30 pacientes por mês; confira detalhes da doença
Com a chegada do Dia Mundial do Ceratocone, que é lembrado neste domingo (10), o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que é referência estadual em casos complexos da doença, conscientiza a população sobre a importância do acompanhamento regular. O ceratocone é uma condição oftalmológica progressiva caracterizada pelo afinamento e deformação da córnea, afetando cerca de 150 mil brasileiros no ano, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com o Hupes, cerca de 30 pacientes com a doença são atendidos mensalmente. Entre os sintomas inicias do ceratocone, estão visão embaçada, borrada e distorcida, e o aumento do grau dos óculos e das lentes de contato. A doença afeta, principalmente, crianças e jovens, podendo progredir por um período de 10 a 20 anos.
Os sintomas da condição oftalmológica são causadas por alterações na transparência e estrutura da córnea, o que compromete a qualidade da visão e pode levar à perda progressiva da capacidade visual. Outros detalhes da doença é que o portador apresenta uma maior sensibilidade à luz (fotofobia), comprometimento da visão noturna, imagens fantasmas e surgimento de visão dupla (diplopia).
Dores de cabeças intensas e constantes por conta do esforço para enxergar também podem ser sentidos por quem tem ceratocone. Além disso, nos casos mais graves, a doença chega a provocar o recuo da pálpebra inferior, em função do crescimento do cone, e a perda aguda da visão, pelo extravasamento do líquido que preenche o globo ocular (hidropsia).
Tratamento da doença
Por enquanto, as causas do ceratocone ainda são desconhecidas e é uma doença que não tem cura. Porém, o tratamento pode ser feito de maneira leve a moderada, com o uso de óculos ou lentes de contato. O objetivo é dar estabilidade para a córnea, não necessitando de tratamento adicional. Em casos mais graves, o oftalmologista pode sugerir o transplante de córnea para preservar o paciente.
Com a chegada do Dia Mundial do Ceratocone, a oftalmologista Patrícia Marback conscientizou sobre a importância do tratamento e destacou o atendimento especializado do Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
“Nosso serviço consolidou-se através do transplante, e continuamos aprimorando técnicas, como o crosslinking adaptado para pacientes com córnea fina, o que amplia as possibilidades de tratamento. O ato de ouvir, olhar nos olhos e acolher o paciente é inerente à nossa prática, principalmente para doenças que impactam tanto a vida dos pacientes”, explicou a médica.
Prevenção
Ainda não há como prever se a condição ocular irá progredir. Porém, a partir do histórico familiar, os especialistas podem orientar quanto à possibilidade de a doença piorar, mesmo sem a presença dos sintomas característicos.
Importante lembrar o histórico familiar de ceratocone, coçar os olhos vigorosamente e com muita frequência e ter algumas condições de saúde podem ser fatores de risco para piorar a doença. Mesmo com causas desconhecidas, estima-se que o diagnóstico pode acontecer a partir de uma série de combinações.
Além do ato de esfregar os olhos com frequência, um possível fator é a queda da produção de colágeno. Outro caso pode estar presente em pacientes com alterações oculares congênitas, como catarata e esclerótica azul.
Mais Lidas
Saúde
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Doação de sangue é estimulada entre profissionais de saúde em Salvador
Novembro Azul: confira alguns mitos sobre câncer de próstata
Novembro Azul: HAM faz mutirão para rastreamento do câncer de próstata
Dia D do Novembro Azul oferece 5 mil vagas para consultas e exames neste sábado
Especialistas conscientizam população com chegada do Dia Mundial do Ceratocone
Últimas Notícias
PL aposta em Eduardo Bolsonaro para fortalecer alianças da direita
Luiz Fux defende que apostas online só devem operar com regulação no Brasil
Ministra das Mulheres critica PEC que visa acabar com o aborto legal
Cida Gonçalves considera proposta um retrocesso e diz esperar que medida não avance na CCJ
Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
Relatório da CGU aponta falta de transparência e direcionamento em repasses de emendas parlamentares
Redução da jornada de trabalho ‘é uma tendência no mundo inteiro’, defende Geraldo Alckmin
PEC visa diminuir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas
Hugo Motta defende ouvir empregadores para definição sobre PEC do fim da escala 6×1
Parlamentar defendeu um debate amplo e equilibrado sobre a proposta: 'Temos que ouvir os dois lados'
CGU aponta que 39% das obras com emendas parlamentares estão paradas ou sem início
Auditoria revelou que, das 256 obras financiadas por emendas parlamentares, 99 ainda não haviam sido iniciadas
Osvaldo Lyra é reeleito presidente do Comitê de Imprensa da AL-BA e deputados escolhem os melhores jornalistas do ano
Na ocasião, os jornalistas atuantes na AL-BA também elegeram os melhores deputados do ano
Ana Maria Braga critica novela da Globo ao vivo e emissora faz exigência à apresentadora
Apresentadora expressou descrença com o enredo
PEC do fim da escala 6×1 mobiliza Congresso e gera debate amplo
Número de deputados que apoiam a Proposta de Emenda à Constituição associada à pauta subiu de 60 para 134 em apenas sete dias
Rainha da República Democrática do Congo participa de debate sobre cultura africana em Salvador
Ela participa do seminário 'Representatividade negra nas ciências e os desafios para a decolonialidade no ensino público'
Fernando Haddad é um dos 100 líderes climáticos mais influentes em negócios, diz revista Time
Ministro é descrito como a força impulsionadora do presidente Lula para estabelecer o Brasil como líder global em sustentabilidade