Após Carnaval, SMS intensifica ações contra doenças respiratórias e arboviroses
Dados da Secretaria apontam que, entre 29 de dezembro e 1º de março, foram confirmados 16 casos de dengue, cinco de chikungunya e três de zika

Nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) deu início às estratégias de combate às doenças respiratórias e arboviroses no pós-Carnaval, com a 1ª reunião de alinhamento das ações de monitoramento. O encontro, que reuniu a Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS) e a Sala de Situação em Saúde, apresentou dados atualizados para orientar as medidas de controle e prevenção.
A SMS também mobilizou as Diretorias de Atenção Básica e Especializada, reforçando a coordenação das ações para garantir uma resposta eficaz aos desafios sanitários após o grande evento.
O encontro teve como principal objetivo prevenir possíveis surtos de doenças, como gripe, covid-19, dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos. Conforme o titular da SMS, Rodrigo Alves, após grandes eventos como o carnaval, o risco de disseminação de doenças aumenta.
“Ao final de uma festa dessa magnitude existe um potencial risco de aumento dos casos de doenças como a gripe, covid e dengue; além das diarreicas. Baseado nisso, deflagramos já nesta quarta-feira de cinzas um esforço conjunto para a tomada de decisões e ações mais céleres com o objetivo de intervir de forma mais rápida“, afirmou.
Arboviroses e Aedes Aegypti
As ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, foram intensificadas desde setembro de 2024, com o lançamento da Campanha Verão Sem Mosquito. Durante o carnaval, as equipes da SMS mantiveram as atividades de controle em diversos pontos da cidade, como estações de transbordo, circuitos da folia e pontos turísticos. As atividades incluíram borrifação, aplicação de inseticidas e eliminação de focos do mosquito, com a colaboração de outras áreas da Prefeitura.
Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuou em mais de 35 bairros durante o carnaval, realizando inspeções e ações de bloqueios de transmissão de arboviroses. O trabalho incluiu a visita a mais de 600 imóveis, a inspeção de cerca de 3 mil depósitos e a realização de mais de 90 bloqueios de focos.
“O nosso trabalho é contínuo, começou antes e se manteve a todo vapor durante o carnaval, e se prorrogará intensamente até seis semanas após a festa, janela epidemiológica que merece atenção especial das nossas equipes“, explicou o secretário Rodrigo Alves.
Vacinação e cuidados temporários
Este ano, pela primeira vez, a SMS disponibilizou a vacinação de rotina durante todos os dias do carnaval. A ação foi uma oportunidade para que foliões e trabalhadores temporários se imunizassem contra diversas doenças.
O secretário Rodrigo Alves afirmou que essa iniciativa permitiu que centenas de pessoas cuidassem da saúde durante o feriado.
“É válido destacar que pela primeira vez, este ano, disponibilizamos a vacinação de rotina durante todos os dias da folia momesca, oportunizando a imunização de centenas de pessoas que aproveitaram o feriado para cuidar da saúde. Também executamos ações assistenciais, preventivas e educativas nos programas Salvador Acolhe e Catafolia, cuidando desses trabalhadores temporários e de seus filhos. Essas foram algumas das ações que executamos que contribuem para uma população mais saudável, protegida de agravos e doenças“, comentou.
Além disso, a SMS implementou ações voltadas para os trabalhadores temporários também através dos programas Salvador Acolhe e Catafolia. Essas iniciativas ofereceram assistência e cuidados preventivos a esses profissionais e seus familiares, contribuindo para a saúde da população que esteve envolvida diretamente com as festividades. O foco foi garantir que os trabalhadores estivessem protegidos contra doenças e bem assistidos durante a festa.
Redução de casos de arboviroses
Os dados sobre as arboviroses em Salvador mostram uma redução significativa em relação ao ano anterior. Até a 9ª semana epidemiológica (29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025), foram confirmados 16 casos de dengue, cinco de chikungunya e três de zika. No mesmo período de 2024, os números foram consideravelmente mais altos, com 268 casos de dengue, 13 de chikungunya e 51 de zika.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Saúde
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Anvisa autoriza uso do Mounjaro no combate à obesidade no Brasil
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'

Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Falta de informação e semelhança com plataformas legais confundem usuários e favorecem o mercado clandestino