Pular para o conteúdo
Início » Hospital em Salvador ganha centro de Transplante de Medula Óssea

Hospital em Salvador ganha centro de Transplante de Medula Óssea

Santa Izabel
Inauguração acontece na próxima quarta-feira (3), no Hospital Santa Izabel

A capital baiana vai ganhar um serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), com inauguração na próxima quarta-feira (3). A implantação da unidade de TMO do Câncer Center Santa Izabel e Oncoclínicas é considerada um marco para o tratamento especializado das doenças hematológicas na Bahia.

Estruturado com o que existe de mais avançado na área, seguro e com cuidado humanizado, prestado por equipes multidisciplinares em um ambiente acolhedor, o centro de referência vai atender a uma demanda antiga da população baiana e da comunidade médica por serviços de onco-hematologia.

Para fornecer ao paciente o cuidado integral necessário, o serviço de TMO contará com 12 leitos, além de infraestrutura completa, com laboratórios e cuidados de enfermagem especializados, espaço humanizado de apoio aos acompanhantes e toda a retaguarda de um hospital de grande porte – o  próprio Santa Izabel, no bairro de Nazaré.

José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, afirma que a nova unidade une tecnologia, eficiência e qualidade e é mais um passo para integralizar a assistência e toda a linha de diagnóstico de cuidados multidisciplinares oncológicos no Santa Izabel. “O nosso propósito é sempre o de oferecer o melhor tratamento e as soluções terapêuticas que salvam vidas”, disse o provedor.

Os cuidados com o Centro de TMO envolvem também a participação de equipe multiprofissional qualificada com enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e médicos especializados em transplante de medula óssea, que contarão com o suporte de profissionais de outras especialidades médicas.

A importância desse serviço para reduzir a reconhecida carência de serviços especializados em onco-hematologia na Bahia é destacada pela médica Suellen Riccio, coordenadora técnica do Programa de TMO do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas. “É um alento em especial para os pacientes que estão agora em tratamento por conta do estado avançado da doença”, diz a especialista.

Leia também:

Após proibição, CFM pede que Anvisa libere uso de fenol por médicos

Divulgação