Militar indiciado pela PF por tentativa de golpe foi condecorado pelo presidente Lula em 2023
Adido foi reconhecido por suas contribuições à segurança e cooperação militar

O coronel Fabrício Moreira Bastos, um dos militares indiciados pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de Estado, recebeu a Ordem do Rio Branco em 2023. A condecoração foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e concedida a Bastos no grau comendador, o terceiro mais alto, por seu desempenho em operações de repatriação de brasileiros durante a guerra entre Israel e o Hamas.
O militar, que atua como adido na Embaixada do Brasil em Tel Aviv, foi reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores por suas contribuições à segurança e cooperação militar.
O coronel Bastos foi elogiado por sua participação na missão de repatriação de cidadãos brasileiros, considerada crucial no contexto do conflito. Como adido, ele é o representante oficial das Forças Armadas brasileiras em Israel, um posto que requer sua atuação como elo entre os dois países em questões de defesa e segurança.
O coronel estava designado a permanecer em Tel Aviv até 2025, mas a expectativa é que retorne ao Brasil antes dessa data para se defender das acusações relacionadas ao golpe.
A PF apontou Bastos como um dos envolvidos na redação da “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, um manifesto assinado por 37 militares e que teria como objetivo pressionar o Exército a apoiar a tentativa de golpe de Estado.
O documento foi considerado uma tentativa de coagir a Força Terrestre a se alinhar com o movimento golpista, conforme avaliação do então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes.
Além de Bastos, outros militares estão citados no inquérito, incluindo figuras de destaque como os generais Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Esses oficiais têm vínculos próximos com o ex-presidente Jair Bolsonaro e são mencionados no contexto da tentativa de golpe de Estado.
Também são citados no processo o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Além deles, três militares, envolvidos no planejamento de assassinatos contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, também estão entre os indiciados.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Igreja do Rosário dos Pretos veta batismo de bebês reborn: ‘rito solene destinado a pessoas reais’
Ao Portal M!, administração da Igreja esclareceu que não recebeu pedidos específicos para batismo das bonecas

Rodoviários de Salvador seguem em estado de greve após reunião terminar sem acordo; nova rodada será na quinta
Trabalhadores continuam mobilizados, com a possibilidade de paralisação total dos serviços

Entre vaias e aplausos, Lula diz que governo atende prefeitos sem olhar filiação partidária
Evento reuniu cerca de 12 mil representantes municipais, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários de todo o país

Após madrugada de tiroteios, Jerônimo minimiza dados da violência e defende uso de tecnologia na segurança
Com Bahia líder em mortes violentas, governador reage a Atlas e cita ‘queda mensal’ nos crimes

Violência contra jornalistas recua em 2024, mas censura e assédio judicial disparam, aponta Fenaj
Levantamento registrou 144 casos de agressões ao longo de 2024

Bahia inaugura base itinerante para acolher mulheres em risco: veja como vai funcionar
Nova estrutura será lançada durante solenidade em Batalhão da PM de Lauro de Freitas

Ministra da Ciência defende tecnologia como ferramenta para transformação da educação pública no Brasil
Declaração ocorreu nesta terça-feira (20), durante evento que marcou início da implantação de 180 laboratórios maker em escolas da rede estadual

Felipe Freitas diz que ‘Jerônimo é candidatíssimo à reeleição’ e nega volta de Rui Costa à disputa
Secretário Estadual de Justiça rebate rumores sobre possível candidatura do ministro da Casa Civil ao governo em 2026

Jerônimo reage a rumores sobre Rui Costa ao governo em 2026 e cutuca oposição: ‘sem instabilidade’
Alianças em xeque? Governador fala sobre federação entre MDB e Republicanos e manda recado a ACM Neto sobre PP

Grupo ligado à tragédia de 1998 volta a produzir fogos ilegalmente e pode pagar multa de R$ 20 milhões
Operação do MPT-BA flagra esquema clandestino de fogos no Recôncavo baiano e expõe atuação da família Bastos