Brasil se aproxima de meta de vacinação contra o HPV, aponta Ministério da Saúde
Vacinação contra HPV atingiu 85% do público-alvo em 2023
O Brasil está perto de alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal contra o HPV, conforme dados do Ministério da Saúde. Em 2023, quase 85% do público-alvo, formado por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, foi imunizado. Entre os adolescentes de 14 anos, a cobertura ultrapassou 96%. As informações são da Agência Brasil.
Meninos apresentam menor adesão à vacina
Apesar do avanço, a imunização entre meninos continua menor. Desde 2014, quando a vacina começou a ser aplicada no país, a taxa de vacinação masculina foi 24,2 pontos percentuais inferior à feminina. O índice de vacinação entre crianças de 9 anos também preocupa, com menos de 69% imunizadas.
HPV: risco de câncer e necessidade de imunização
O HPV é um vírus associado ao câncer de colo do útero, terceiro mais incidente e quarta maior causa de morte entre mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil casos e 7 mil óbitos anuais. O vírus também está relacionado a outros tipos de câncer, como os que afetam pênis, ânus, boca e garganta. Como a transmissão ocorre majoritariamente pelo contato sexual, vacinar meninos é fundamental para conter a disseminação do vírus.
Estratégias para aumentar a cobertura vacinal
Conforme o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, o retorno da vacinação nas escolas foi essencial para aumentar as coberturas. Ele ressalta que a vacina é segura, eficaz e agora exige apenas uma dose.
“É uma vacina com uma tecnologia fantástica, com eficácia alta e segurança alta, que não tem evento de alteração orgânica importante. E agora ela é aplicada em apenas uma dose, o que facilita a operação. Ela foi injustiçada e a gente precisa colocar ela de volta ao patamar que ela merece. É uma vacina que vai nos ajudar a eliminar o câncer de colo de útero”, disse.
Ainda segundo ele, a vacina contra o HPV foi “injustiçada” pelas suspeitas de eventos adversos, apesar da investigação provar que eles não tinham relação com o imunizante.
Busca ativa de jovens não vacinados
Durante o II Simpósio Eliminação do Câncer do Colo do Útero no Brasil, realizado no Rio de Janeiro, Gatti anunciou que o PNI vai investir na busca ativa de jovens entre 15 e 19 anos que não se vacinaram. O Ministério da Saúde estima que 21% dessa faixa etária, cerca de 3 milhões de pessoas, ainda não receberam a dose. Os estados com os maiores índices de não vacinados são Rio de Janeiro, Acre, Distrito Federal, Roraima e Amapá.
“No SUS nós temos municípios que estão muito bem e municípios que não estão tão bem assim. Então, as estratégias precisam ser direcionadas e intensificadas para os municípios com as piores coberturas”, explicou.
O diretor do PNI também destacou os desafios logísticos em áreas de difícil acesso, como a região amazônica, e a importância de adaptar estratégias para garantir a vacinação. “Nós temos grandes cidades que têm a sua estrutura de saúde, mas dentro delas tem as periferias, as áreas mais empobrecidas… E o Brasil também tem áreas de difícil acesso, como a região amazônica, que representa um desafio logístico muito grande. Esse é um desafio e tanto e é preciso pensar estratégias pra aproveitar a ida até uma área ribeirinha e vacinar todo mundo”, disse.
Na comunicação, o foco é reforçar a importância da vacina como uma medida de proteção contra o câncer. Gatti enfatiza a necessidade de fortalecer os programas nas escolas para facilitar o acesso ao imunizante. “Precisamos dizer: ‘olha, é uma vacina contra o câncer, que vai salvar vidas’ e garantir o acesso diferenciado, porque o adolescente não vai para o posto, então precisamos fortalecer a vacinação nas escolas”, concluiu.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
SMS inicia campanha educativa contra esquistossomose no Subúrbio de Salvador
Brasil registra 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
Últimas Notícias
Copom eleva Selic a 12,25% e prevê novas altas em 2025 para conter inflação
Câmara dos Deputados discute projetos polêmicos sobre segurança pública
Em reunião, Luiz Caetano apresenta demandas de Camaçari a Jerônimo Rodrigues
Reunião marca um passo inicial nas articulações para a gestão municipal, que começa em janeiro de 2025
Presidente da Embasa diz que demandas apresentadas por deputados foram incluídos em planejamento para 2025
Demandas incluem questões como a ampliação dos sistemas críticos do Sisal, de Maracás e região, além de obras importantes que 'há muito tempo não saiam do papel'
STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa.
Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado do Governo da Bahia
Anúncio do petista contou com mudanças na Secom, Serin, Setre e Chefia de Gabinete
Casa do Sapateado recebe espetáculo ‘Sapateia Nordeste’ com ritmos da cultura regional
Espetáculo acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia, nos Barris
Lula passará por novo procedimento pós-cirúrgico nesta quinta-feira; entenda
Intervenção não se trata de uma nova cirurgia, segundo médicos
Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo celebra legado da informação ética e de credibilidade
Em uma cerimônia emocionante, jornalistas de diversas áreas foram agraciados com o prêmio em homenagem ao legado de Jânio Lopo
Sem ‘Ainda Estou Aqui’, ranking americano elege filme brasileiro como um dos melhores do ano
Lançado no Brasil em 2023, o documentário só chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 2024
Mudanças na reforma tributária comprometem arrecadação municipal, alerta CNM
Entidade destacou que as mudanças comprometem a arrecadação dos municípios
Apae Salvador leva dança, música e arte ao Festival Nacional Nossa Arte
Festival promove talentos artísticos de pessoas com deficiência de todo o Brasil