Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra dengue em regiões com baixa adesão
Estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná enfrentam baixa procura pela vacina; confira dados da Bahia

O Ministério da Saúde pretende propor, nos próximos dias, a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue, principalmente nas localidades onde a adesão à vacinação está abaixo do esperado. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (22), pelo secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Rivaldo Cunha, que descartou a possibilidade de ocorrer uma epidemia nacional da doença, mas surtos locais podem acontecer.
Atualmente, a vacina é destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Segundo Cunha, os estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná são os que têm maior tendência a registrar aumento nos casos de dengue neste início de ano. O secretário destacou que São Paulo é o estado onde a procura é menor pela vacinação contra a doença.
Dados da dengue na Bahia
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), entre os dias 29 de dezembro e 18 de janeiro, foram registrados 893 novos casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2024, foram notificados 2.460 casos prováveis, o que representa uma redução de 63,7%.
Com os novos casos registrados, o número total de casos prováveis chegou a 232 mil, dos quais 6.325 foram classificados como casos graves. Segundo ainda a Sesab, desde o início da vacinação, foram aplicadas 262.040 doses, registradas no RNDS até o último dia 6 de janeiro. O objetivo inicial era alcançar um público estimado de 492.407 pessoas, com idades de 10 a 14 anos, em 115 municípios do Estado.
“Um grande chamado que a gente faz à população é para atenção à dengue, à campanha de vacinação. É importante que mantenham sua caderneta vacinal atualizada. Que os municípios colaborem conosco no sentido de garantir a limpeza urbana e atenção especial aos agentes comunitários que fazem as visitas às residências para eliminar os focos dos mosquitos”, declarou Roberta Santana, secretária estadual de Saúde.
Vacinação em Salvador
Em nota, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que, desde o inicio do ano de 2025, apenas quatro casos de dengue foram reportados em toda capital baiana. Já no quesito de vacinas aplicadas contra a doença, a SMS informou que mais de 92 mil doses da vacina foram aplicadas, desde o início da campanha de vacinação, no último dia 15 de janeiro.
Até o fechamento desta matéria, a SMS ainda não havia informado o quadro geral de casos de dengue confirmados em toda capital baiana.
Feira de Santana tem Dia D de vacinação contra dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana realizará, no próximo sábado (25), o Dia D de vacinação contra a dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a ação será promovida, das 8h às 13 horas, em todas as sete Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora.
Conforme Matos, a meta é vacinar 40 mil pessoas no município, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O secretário informou ainda que, no dia 1º de fevereiro, outro mutirão será realizado, focado na população que vive na zona rural de Feira de Santana.
“Teremos dois mutirões municipais dedicados à vacinação contra a dengue. Nosso objetivo é incentivar a adesão da população e alcançar a meta de 40 mil pessoas vacinadas, número que Feira já deveria ter atingido”, afirmou Rodrigo, ressaltando que as ações incluirão atividades educativas, com orientações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Mais Lidas
Ministério da Saúde emite alerta para aumento de casos de Febre Amarela
Campanha de mobilização contra dengue nas escolas é iniciada no Brasil
STF cobra explicações do Governo Lula sobre avanço da malária na terra Yanomami
Aumento de casos de coqueluche na Bahia acende alerta para vacinação
Saúde
Aumento de casos de coqueluche na Bahia acende alerta para vacinação
STF cobra explicações do Governo Lula sobre avanço da malária na terra Yanomami
Campanha de mobilização contra dengue nas escolas é iniciada no Brasil
Ministério da Saúde emite alerta para aumento de casos de Febre Amarela
Governo entrega 80 ambulâncias do Samu e amplia rede de urgência na Bahia
Casos de covid-19 no Brasil aumentam 151% nas primeiras semanas de 2025
Últimas Notícias

CBPM promove treinamento para técnicos do órgão que atuam em comunidades

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para o governo em 2026

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza
Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis

Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Órgão enfrenta desafios com saída dos EUA e Israel, mas continua com sua missão global

Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão
Em entrevista recente, jornalista compartilha bastidores da sua trajetória na TV e o que levou ao fim de sua longa carreira de mais de 10 anos na GloboNews

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados
Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana

Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes
Medida busca equilibrar tecnologia e aprendizado para melhorar a concentração dos alunos

Falha no motor está entre principais causas de acidentes aéreos no Brasil
Dados do Cenipa revelam que Brasil registrou, desde 2015, 1.580 acidentes aéreos

BBB 25: Novo paredão será formado neste domingo (9/2); Confira como ocorrerá e quem está na mira
Líder de semana, João Gabriel define Aline como seu alvo, e casa conversa sobre votar em Diogo Almeida

‘Ainda Estou Aqui’ vence o Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol
Longa de Walter Salles conquista a categoria de Melhor Filme Ibero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a vencer a premiação

Haja hit: Artistas disputam preferência do público e o título de música do Carnaval 2025
Já sabe o que promete bombar nas ruas de Salvador? Confira as apostas de Léo Santana, Ivete, Daniela e Claudia Leitte

Emoção e nostalgia marcam segundo show de Caetano Veloso e Maria Bethânia na Bahia
Irmãos encantam público baiano com sucessos de suas carreiras e homenagens a amigos durante apresentação na Arena Fonte Nova