TSE descarta 195 mil urnas eletrônicas do modelo antigo; entenda como o processo funciona
Recolhimento das urnas foi realizado em todo o país, abrangendo equipamentos armazenados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo próprio TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o processo de descarte de 195 mil urnas eletrônicas do modelo UE 2009, que estão obsoletas e já não estão em uso. O recolhimento das urnas foi realizado em todo o país, abrangendo equipamentos armazenados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo próprio TSE.
As urnas, após cerca de 10 anos de utilização, são descartadas e recicladas de maneira ecológica. De acordo com o TSE, a “medida reafirma a preocupação permanente da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental”.
Descarte e separação de materiais
O processo de descarte envolve o transporte das urnas e materiais correlatos para uma empresa especializada, a NGB Recuperação e Comércio de Metais, localizada em Guarulhos (São Paulo).
Os materiais são então desmontados e separados por tipo: metal, plástico, borracha e placas, entre outros. Após o desmonte, os materiais são moídos e, em seguida, enviados para a reciclagem, com a comprovação do TSE de que a destinação é realizada de maneira ambientalmente correta.
O recolhimento no país começou pela região Norte e foi finalizado na região Sudeste, com a descaracterização de 52% dos equipamentos. O TSE também garante que todo o processo é auditado por servidores, que verificam a integridade dos lacres nos caminhões e monitoram cada etapa do descarte e da reciclagem dos materiais.
A logística do descarte segue os parâmetros do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026, aprovado pela Portaria TSE nº 98 de 2023, com o objetivo de destinar 100% dos materiais de forma ecologicamente correta.
Reciclagem
Além do descarte das urnas, a reciclagem atinge 98% dos materiais gerados, com um foco especial na reciclagem de plásticos, metais e baterias. O processo de descarte segue rigorosas regras, especialmente em relação ao tratamento das baterias das urnas, que precisam seguir as normativas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Quando não é possível a reciclagem de algum material, ele é encaminhado para aterros certificados. O TSE também destaca que, como parte da contrapartida socioambiental, promoveu capacitação sobre gestão de resíduos sólidos para os servidores, com mais de 1.300 pessoas concluindo o curso.
A empresa NGB tem até junho de 2025 para concluir a destinação ambientalmente correta de todas as urnas e materiais recolhidos. O custo do processo foi de R$ 1,7 milhão, que foi destinado aos cofres públicos. Além disso, o projeto “Descarte Ecologicamente Correto da Urna Eletrônica” do TSE foi indicado como boa prática no Prêmio Innovare, que reconhece iniciativas voltadas para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
O descarte das urnas não só garante o cumprimento de normas ambientais, mas também contribui para a inclusão socioeconômica, já que parte dos materiais recicláveis é destinada a cooperativas que geram produtos como correias de sandálias e pufes a partir do plástico das urnas.
Para 2025, está prevista a capacitação dos envolvidos no projeto sobre a elaboração de inventários de emissão de carbono, como parte das boas práticas de sustentabilidade do TSE.
Expediente suspenso
Devido ao feriado de Carnaval, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não teve expediente na segunda-feira (3) e não terá nesta terça-feira (4), conforme a Portaria TSE nº 916, de dezembro de 2024.
Na Quarta-Feira de Cinzas (5), será ponto facultativo até as 14h, com o TSE retomando suas atividades após esse horário. Os prazos processuais que coincidirem com esse período serão prorrogados automaticamente para o primeiro dia útil seguinte.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar