Programa Pé-de-Meia para Licenciaturas oferecerá mais de R$ 500 a futuros educadores
Estudantes serão selecionados com base na nota do Enem, com o objetivo de atrair bons alunos para a carreira de professor nas escolas brasileiras
Estudantes que utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever em cursos de licenciatura poderão receber bolsas mensais superiores a R$ 500. A iniciativa, denominada Pé-de-Meia para Licenciaturas, será oficialmente anunciada neste mês, com a previsão de início dos pagamentos em 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) pelo ministro da Educação, Camilo Santana. As informações são da Agência Brasil.
Os estudantes serão selecionados com base na nota do Enem, com o objetivo de atrair bons alunos para a carreira de professor nas escolas brasileiras. “A gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura, está faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia”, disse o ministro.
O ministro não divulgou o valor exato das bolsas, mas informou que, assim como no programa Pé-de-Meia para o ensino médio, os recursos serão retidos em uma poupança que os estudantes poderão acessar após a conclusão da formação.
“Vai ser apresentado este ano, já para começar no próximo ano, porque a gente quer ver se a gente consegue usar o Enem agora. A gente já quer que o aluno no Enem, ele já saiba que ele vai receber uma bolsa, se ele escolher a licenciatura. Ele já vai entrar na universidade com uma bolsa paga pelo governo. É uma forma de estimular. Além de uma bolsa, ele vai ter uma poupança”, explicou.
Mais professores
A iniciativa Pé-de-Meia para Licenciaturas integra um conjunto de ações do governo para valorizar os professores da educação básica. Santana também planeja criar incentivos para os professores em atividade. O governo está desenvolvendo o programa Mais Professores, inspirado no programa Mais Médicos, que oferece incentivos a médicos para atuarem em áreas com escassez de profissionais.
“[Programa no qual] o professor possa receber um plus a mais no salário dele, para ele ir para aquela escola, para aquela cidade que não tem um professor, como o Mais Médico. O governo federal paga ele para ir para um município que não tem médico. Então é mais ou menos na lógica”, observou Camilo.
O ministro também destacou a necessidade de valorizar a profissão docente. “Tem países que reconhecem como a principal profissão, no Brasil as pessoas não estão querendo mais ser professoras, não só por questão de remuneração, mas por falta de reconhecimento, de valorização. A ideia também aqui é criar uma cultura nesse país que as pessoas reconheçam o papel do professor, até porque todos nós passamos por ele, desde criança”, defendeu.
Pesquisas indicam que o desinteresse pela carreira pode levar a uma escassez de professores, principalmente nas escolas. Dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) apontam que, até 2040, o Brasil poderá enfrentar uma carência de 235 mil professores na educação básica.
Orçamento
As ações previstas dependerão da disponibilidade orçamentária. Quanto à quantidade de bolsas do Pé-de-Meia para Licenciaturas, o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, afirmou que a oferta estará atrelada ao orçamento da pasta para o próximo ano.
Em um momento de revisão dos gastos do governo federal, o ministro garantiu que “nenhuma política e programa que está em andamento será atingida por conta de qualquer medida do governo federal”.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe