Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário ‘não é bom para o País’
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Paulo Azi (União Brasil-BA), afirmou, nesta quinta-feira (20), que não considera o momento oportuno pautar propostas que restringem os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Azi indicou, em entrevista ao jornal O Globo, que o distanciamento entre o Congresso e o Judiciário “não é bom para o País“, e pontuou que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), busca um entendimento com a Corte.
“Houve um afastamento (com o Judiciário) e isso não é bom para o país. O presidente Hugo tem feito um movimento de busca, de entendimento, de diálogo. A gente não pode, nesse momento, caminhar no sentido contrário a isso. Prefiro aguardar um pouco para ver como é que vai evoluir (a relação com o STF). Não é um bom momento para as pautas (de limitação dos ministros da Corte)”, disse.
A CCJ tem sob sua análise um projeto que impede ministros do STF de suspenderem leis aprovadas pelo Congresso por meio de decisões monocráticas. O texto foi aprovado pelo Senado em dezembro de 2023, mas ainda não avançou na Câmara.
Propostas sob análise na Comissão
A medida faz parte de um conjunto de propostas conhecido como “pacote anti-STF“, que busca alterar a dinâmica entre os poderes. Em outubro de 2024, sob a presidência da deputada Caroline de Toni (PL-SC), a CCJ aprovou duas das três proposições incluídas no pacote. O projeto que trata das decisões monocráticas permaneceu em discussão na comissão.
Uma das propostas aprovadas concede ao Congresso a prerrogativa de revisar decisões do STF. Outra modifica o rito para o impeachment de ministros da Corte, flexibilizando as regras vigentes.
O projeto que permite ao Legislativo reavaliar decisões do Supremo aguarda a formação de uma comissão especial. Já a alteração no processo de impeachment de ministros ainda depende de inclusão na pauta do plenário da Câmara.
Paulo Azi é eleito presidente da CCJ
O deputado Paulo Azi foi eleito presidente da CCJ na última quarta-feira (19). A comissão é considerada a mais importante da Casa porque define se o projeto está ou não dentro da lei para tramitar. No Senado, o mesmo colegiado será comandado pelo presidente estadual do PSD-BA, senador Otto Alencar.
Ainda na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida (PCdoB-BA) assumiu a Comissão de Defesa do Consumidor, enquanto Bacelar (PV-BA) ficará à frente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Já Léo Prates (PDT-BA) comandará a Comissão de Trabalho.
Câmara pede ao STF mais prazo para cumprir decisão sobre mandatos
Nesta semana, a Câmara dos Deputados solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um prazo maior para aplicar a decisão que anula o mandato de sete parlamentares. No pedido, a Casa apontou um possível impacto na composição do Legislativo.
“Há risco de convulsão na representação parlamentar, com perda e assunções de mandato que impactam diretamente no funcionamento e organização da Câmara dos Deputados, carecendo de análise minuciosa, com a prudência e a proporcionalidade necessárias“, afirmou a Câmara no documento encaminhado ao STF.
A decisão do Supremo, proferida na quinta-feira (13), anulou a eleição de sete parlamentares ao revisar o critério das “sobras eleitorais“.
A Corte definiu que todos os candidatos e partidos podem disputar essas vagas, alterando o entendimento anterior. Com isso, perdem os mandatos Augusto Puppio (MDB-AP), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Sílvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Professora Goreth (PDT-AP), Lebrão (União-RO) e Lázaro Botelho (PP-TO).
Impacto da decisão e recontagem de votos
A Câmara argumenta que a determinação só pode ser executada após o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso. A Casa defende que a revisão dos mandatos exige análise detalhada para garantir a segurança jurídica.
Com a recontagem de votos, os mandatos deverão ser assumidos por Professora Marcivânia (PCdoB-AP), Paulo Lemos (PSOL-AP), André Abdon (PP-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Rafael Bento (Podemos-RO), Tiago Dimas (Podemos-TO) e Aline Gurgel (Republicanos-AP). A Justiça Eleitoral será responsável pelo processo de redistribuição das cadeiras. O STF ainda não respondeu ao pedido da Câmara.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro