Vixe! Tem rompimento em Lauro de Freitas. Clima de já ganhou e a ‘chapa salto alto’ podem prejudicar o PT. Otto endurece discurso, acende alerta no governo. E a onda silenciosa no interior

Vixe! Tem rompimento em Lauro de Freitas. Clima de já ganhou e a ‘chapa salto alto’ podem prejudicar o PT. Otto endurece discurso, acende alerta no governo. E a onda silenciosa no interior


Osvaldo Lyraequipe
Osvaldo Lyra e equipe 04/06/2025 14:48 • Vixe
Vixe! Tem rompimento em Lauro de Freitas. Clima de já ganhou e a ‘chapa salto alto’ podem prejudicar o PT. Otto endurece discurso, acende alerta no governo. E a onda silenciosa no interior -

Rompimento

Informação chegada à coluna Vixe! ontem dava conta que o candidato do PT derrotado na última eleição de Lauro de Freitas, Antônio Rosalvo, rompeu com a ex-prefeita do município, Moema Gramacho. Para um observador da política local, a então aliada publicou uma foto com Rosalvo no dia 27 de maio e escreveu uma emocionante legenda de feliz aniversário. Até ontem, Rosalvo não havia curtido nem comentado a publicação da ex-aliada. O mesmo aconteceu com o perfil do braço direito de Moema, Naide Brito, que foi candidata a vice de Rosalvo. Como se não bastasse em Camaçari, com Flávio e Elinaldo rompidos, agora, o clima mudou também em Lauro de Freitas. A bruxa parece estar solta na Região Metropolitana de Salvador.

Rosalvo e Moema Gramacho/ Crédito: Divulgação

Tiro pela culatra

Chapa sapato alto é como passou a ser chamada a possível chapa encabeçada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo senador Jaques Wagner e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a eleição do próximo ano. Segundo um aliado do próprio PT, o movimento pela chapa puro sangue não tem sido bem visto em municípios baianos, como em Ilhéus e Itabuna. “Há um desgaste e cansaço natural do Partido dos Trabalhadores e, caso seja levada adiante essa chapa dos governadores, o tiro poderá sair pela culatra”, disse o político, que já integrou os governos petistas e faz parte da base de sustentação da gestão atual.

Rui, Jerônimo e Wagner/ Crédito: Divulgação/PT-BA

Clima de já ganhou

O entendimento é que o clima de “já ganhou” e a narrativa de que são “indestrutíveis” são os primeiros sinais da derrocada. “A população é muito sábia e não suporta esse clima de já ganhou. Basta lembrar como foi a eleição de 2022, quando o ex-prefeito ACM Neto arrotava vitória e perdeu para o então desconhecido Jerônimo Rodrigues”, completou o experiente político.

Jerônimo anuncia escola em tempo integral e melhorias na saúde, infraestrutura e agricultura em Firmino Alves
Governador Jerônimo Rodrigues/ Crédito: Secom/ GovBA

Mais repulsa que amor

Ainda segundo avaliação do aliado do PT, há um movimento vindo do interior do estado que expõe o desgaste dos quase 20 anos do Partido dos Trabalhadores no poder. E, pelo que diz, não se trata de uma ação de amor por ACM Neto, mas uma ação contrária aos petistas. “Não é amor pelo ex-prefeito de Salvador, não. Mas repulsa às gestões petistas, que amargam desgastes, como nas áreas da saúde e segurança pública”, completou o veterano, ao lembrar episódio semelhante na época em que Paulo Souto perdeu para Jaques Wagner.

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende 'quem diz amém e vota no partido dele'
ACM Neto/ Crédito: Divulgação

À espera da fatura

A campanha de 2026 foi iniciada há muito tempo na Bahia. Antecipação feita pelo senador Jaques Wagner, ao tratar sobre a chapa do PT no próximo ano, fez com que os atores da política passassem a se movimentar com uma antecedência que impressiona. Deputados próximos ao ex-prefeito ACM Neto dizem que há um movimento no interior de repulsa ao Partido dos Trabalhadores. “E essa fatura será cobrada na próxima campanha”.

Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Senador Jaques Wagner/ Crédito: Lula Marques/AB

Onda silenciosa

A informação é que uma onda silenciosa tem se formado no interior, contrária ao PT, como tem sido captado nas últimas pesquisas de intenção de voto, que mostram a queda e estagnação na avaliação do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. Segundo um deputado ouvido pela Coluna Vixe!, de nada adianta computar apoio de prefeitos, sendo que a eleição estadual não depende diretamente do empenho dos gestores dos municípios. “Quando o povo tá querendo mudar, é igual a estouro de boiada. É a mesma coisa que arrombar a porta do curral”, disse um veterano observador da cena política, ao citar as eleições de Wagner e Waldir Pires, em que venceram com a baixa adesão de prefeitos.

Governador confirma possível vinda de Lula à Bahia: ‘Se der certo, vai ser uma grande festa’
Jerônimo com o presidente Lula/ Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Não é bem assim

Presente a uma agenda com o governador Jerônimo no último final de semana, o senador Jaques Wagner expressou confiança na força do grupo político liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na reinauguração do Zoológico de Salvador, o petista elogiou a atuação de Jerônimo e se mostrou otimista com o cenário eleitoral do próximo ano.
“Eu avalio muito bem, eu acho que o Jerônimo tem feito um trabalho de visitar todas as comunidades, visitar todos os municípios. Esse trabalho é incansável pra ele, que vai chegar aqui [no Zoológico] vindo de Nova Soure e realmente tem uma energia impressionante. E, além disso, fazendo administrativamente aquilo que precisa”, afirmou.

Jaques Wagner
Jaques Wagner/ Crédito: Instagram @jaqueswagner

Reeleição tranquila

O senador acredita que tanto Jerônimo quanto o presidente Lula devem ter uma reeleição tranquila. “Na minha opinião, a gente chega muito bem ano que vem na eleição, assim como eu acredito que nós vamos chegar muito bem com o Lula. Tem muita conversa hoje, mas na hora do ‘vamos ver’, eu tenho certeza que a gente vai chegar muito bem lá”. Apesar do otimismo, Wagner admitiu que o impasse para definição da chapa majoritária do próximo ano é um ponto de tensão. “Temos um probleminha lá no Senado, temos três candidatos para duas vagas, mas vamos equacionar também”, disse o petista, adotando um tom conciliador diante da disputa interna com o PSD.

Governador confirma possível vinda de Lula à Bahia: ‘se der certo, vai ser uma grande festa’
Lula e Jerônimo/ Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Mudança de Otto

O detalhe, que não passou despercebido, é que o senador Otto Alencar resolveu endurecer o discurso e defender o seu partido, o PSD, que pode ficar fora da chapa ao Senado, já que o senador Jaques Wagner cogita a possibilidade de o ministro Rui Costa disputar a vaga no próximo ano, no lugar do senador Ângelo Coronel. Na última semana, Otto disse que “quem tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel. É direito legítimo dado pela legislação. Lá na frente, vamos discutir esse assunto e esperar que se ache uma saída, uma solução. […] Eu garanto que, da minha parte, vai ser [de] sempre encontrar uma saída”, disse o senador, que é natural de Ruy Barbosa.

Otto Alencar diz que anistia não passa no Senado
Senador Otto Alencar/Crédito: Jefferson Rudy/AS

Otto para vice

Quem acompanha de perto a mudança no discurso do senador Otto Alencar diz que isso tem a ver com a pressão do presidente nacional do seu partido, Gilberto Kassab, que articula a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à presidência da República. Nesse contexto, o nome do próprio Otto passou a ser cogitado para ocupar a vice do governador do Republicanos, que pode se viabilizar como único nome da centro-direita, caso se concretize o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Tarcísio de Freitas/ Crédito: Marcelo Camargo/AB

Nomes cogitados

Além de Otto, o ex-prefeito ACM Neto tem sido lembrado como possível nome para compor com Tarcísio no próximo ano. As opções levam em conta o mesmo princípio: ter um nome da Bahia que tire, ou pelo menos, diminua a vantagem eleitoral que representou a vitória de Lula nas eleições de 2022. Neto já disse que não topa o desafio. O mesmo teria dito o senador Otto Alencar. Como alternativa, outro nome que é sempre lembrado é o do presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira. Ele, inclusive, tem se movimentado para ocupar o posto, tentando atrair, assim, os votos da população da região Nordeste.

Ciro Nogueira/ Crédito: AE

PSB em chamas

Informação chegada à Coluna Vixe! nos últimos dias dá conta de que o PSB está pegando fogo na Bahia, devido à possibilidade de o ex-deputado Bebeto Galvão se lançar como candidato a deputado federal na próxima eleição. O mesmo acontece com a articulação do deputado estadual Vítor Bonfim, que confirmou que vai tentar uma vaga na Câmara Federal em Brasília, elevando a fervura na sigla, já que a atual presidente Lídice da Mata sabe da dificuldade de eleger dois, quiçá três deputados federais na próxima eleição. “Lídice está preocupada, por medo deles disputarem e acabar prejudicando ela”, disse uma liderança socialista.

Bebeto Galvão/ Crédito: AC

Não é bem assim

Ao conversar com uma liderança que transita próxima a Lídice, a leitura e informação recebida foram bem diferentes. “Tudo o que a deputada quer é que esses políticos apresentem candidatura, pois isso fortalece o PSB, já que é uma chapa forte que elege deputados”, como disse a fonte da Coluna Vixe!, ao enfatizar que a deputada não se elege só. “O desenho que temos é que Bebeto e Vitor são nomes competitivos e devem brigar pela segunda vaga. Quem passou essa informação está plantando notícia errada, pois a própria deputada sabe da importância de ter uma base forte”.

Deputada Lídice da Mata/ Crédito: Divulgação

Aumento das chances

A informação é que Lídice trabalha para que outros nomes competitivos entrem na disputa em 2026, pois, só assim, o PSB elegerá dois federais no próximo ano. Segundo a fonte, outros quadros, como o vereador de Salvador, Silvio Humberto, também estão nos planos e deverão ser convencidos pela direção da sigla, aumentando as chances do partido no próximo ano. “Em 2018, Lídice trouxe Marcelo Nilo, que tinha mais estrutura e voto que ela para o PSB, pois ela acreditava que isso fortalecia, como fortaleceu, a chapa da sigla”, completou a fonte.

Sílvio Humberto é diplomado para quarto mandato e aponta que debate do PDDU será um dos principais desafios para 2025
Vereador Sílvio Humberto/ Crédito: Equipe M!

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Mais Lidas

Vixe

Últimas Notícias

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados -
Política 13/07/2025 às 11:00

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados

Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações


Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão -
Esporte 13/07/2025 às 10:09

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão

Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro


Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’ -
Política 13/07/2025 às 09:20

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’

Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista


Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização -
Internacional 13/07/2025 às 08:30

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização

Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok


Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro -
Política 13/07/2025 às 08:00

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro

Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras


PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil -
Política 13/07/2025 às 07:30

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil

A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro


Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo -
Esporte 13/07/2025 às 07:00

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo

Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA


INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho -
Política 12/07/2025 às 23:00

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho


Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito


Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI -
Negócios 12/07/2025 às 22:10

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI

Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança


IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026 -
Política 12/07/2025 às 21:20

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026

É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado