Moraes desbloqueia bens do X e Starlink após transferência de R$ 18,35 milhões
Empresas de Elon Musk pagam multas por descumprir ordens do STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de R$ 18,35 milhões bloqueados do X (antigo Twitter) e da empresa de internet via satélite Starlink para os cofres da União. O valor é referente às multas aplicadas devido ao descumprimento de decisões judiciais pela rede social. Com a quantia já transferida, Moraes autorizou o desbloqueio das contas e bens das empresas pertencentes ao bilionário Elon Musk.
A decisão foi assinada na quarta-feira (11) e, já na quinta-feira (12), os bancos Citibank e Itaú informaram ao STF que realizaram as transferências para as contas da União. O desbloqueio imediato dos ativos das empresas, como veículos e imóveis, foi comunicado ao Banco Central, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e aos sistemas de bloqueio do Judiciário.
O bloqueio das contas da Starlink foi fundamentado na alegação de que a empresa fazia parte de um “grupo econômico de fato” controlado por Musk, com o objetivo de assegurar o pagamento das multas impostas ao X por descumprir decisões judiciais.
Apesar da suspensão do X no Brasil ainda estar em vigor, a medida foi tomada após a empresa não nomear um representante legal no país, o que reforçou a penalidade. A Primeira Turma do STF manteve a decisão com uma série de advertências ao bilionário Elon Musk.
Inicialmente, a Starlink havia anunciado que não cumpriria a ordem judicial de Moraes. Entretanto, após o bloqueio ser efetivado, a empresa voltou atrás e acatou a decisão. Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao Supremo que 224.458 pontos de acesso via Starlink estavam conectados ao X, possibilitando que usuários da banda larga fixa disponibilizada pela empresa acessassem a rede social mesmo com a ordem de suspensão.
Outras ações envolvendo o X estão sendo avaliadas no gabinete do ministro Kassio Nunes Marques, que já indicou a intenção de levar o tema ao Plenário do STF. Ele é relator de dois processos: um da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que questiona a multa aplicada a quem tentar acessar a plataforma, e outro do partido Novo, que pede a restauração do X no Brasil, alegando que a suspensão da rede social constitui “censura prévia” à população brasileira.
Kassio Nunes Marques solicitou pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o tema. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recomendou a rejeição das ações, argumentando que os processos devem ser arquivados por questões processuais, sem análise do mérito.
Leia também:
Alexandre Padilha afirma que governo vai encerrar mandato com menor inflação desde o Plano Real
Governo é aconselhado a suspender incentivos fiscais para usinas termelétricas
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão