Médico detalha acidente doméstico de Lula: ‘Bateu a nuca ao sentar’

Palácio do Planalto apresentou, nesta segunda-feira (21), as primeiras imagens públicas de Lula após o incidente


Vixe d-flex me-2
Redação 21/10/2024 21:00 Política
Médico detalha acidente doméstico de Lula: ‘Bateu a nuca ao sentar’ - Ricardo Stuckert/PR

O médico Roberto Kalil Filho, responsável pela saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), explicou o acidente doméstico que o presidente sofreu no sábado (19). Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e feriu a cabeça. As informações são do blog da Andréia Sadi, do G1.

“Ele simplesmente, eu não estava no local… Foi sentar num banco e, veio para trás – o que é muito comum esses acidentes em casa, esses acidentes são realmente perigosos – e bateu com a nuca”, disse o medico durante entrevista ao Estúdio I, da Globonews.

O Palácio do Planalto apresentou, nesta segunda-feira (21), as primeiras imagens públicas de Lula após o incidente. O presidente recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência, Celso Amorim, no local.

De acordo com o boletim médico divulgado no domingo, Lula entrou no Hospital Sírio-Libanês com um “ferimento corto-contuso em região occipital”, um corte na nuca.

Kalil acompanha a saúde de Lula há 30 anos e destacou que algumas precauções serão necessárias após o ocorrido, como evitar viagens longas. O presidente precisou de cinco pontos no ferimento.

Lula tinha uma viagem programada à Rússia para uma reunião dos Brics, grupo que reúne países emergentes, mas a participação presencial foi cancelada no domingo (20). O petista fará um discurso por vídeo.

“Se eu bato a cabeça na parede é um traumatismo craniano e isso se sequer observação. Pode ter aumento do sangramento, dor de cabeça, alguns outros tipos de complicações, que no caso dele são raras, mas que podem acontecer. São 72 horas de vigilância, por isso que foi um consenso não viajar”, disse Kalil.

Durante esse tempo, Lula deve evitar exercícios físicos intensos e permanecer em “relativo repouso”. Segundo Kalil, se os exames forem favoráveis, o presidente poderá realizar viagens curtas ainda nesta semana.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos -
Cidades 09/04/2025 às 12:38

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos

Agentes atuarão na capital e no interior do Estado, fortalecendo investigação criminal e sistema de justiça


Menopausa precoce atinge 30 milhões de brasileiras: sinais que você não deve ignorar -
Saúde 09/04/2025 às 12:07

Menopausa precoce atinge 30 milhões de brasileiras: sinais que você não deve ignorar

Condição impacta fertilidade, saúde óssea e qualidade de vida antes dos 40 anos


Hábitos simples podem atrasar em até 50% surgimento do Alzheimer, revela especialista -
Saúde 09/04/2025 às 11:36

Hábitos simples podem atrasar em até 50% surgimento do Alzheimer, revela especialista

Neurologista Tiago Cerqueira alerta para importância da prevenção precoce e explica principal sintoma e fatores de risco da doença


Crime por registro íntimo não autorizado pode render até 5 anos de prisão com novo projeto -
Política 09/04/2025 às 11:05

Crime por registro íntimo não autorizado pode render até 5 anos de prisão com novo projeto

Proposta da deputada federal Lídice da Mata (PSB) foi aprovada na CCJ e agora segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados


Vixe! Jerônimo tenta sacudir governo e promete trocar secretário. Lula e Bolsonaro serão candidatos? Quem pode entrar na disputa e os impactos da eleição nacional na Bahia -
Vixe 09/04/2025 às 10:33

Vixe! Jerônimo tenta sacudir governo e promete trocar secretário. Lula e Bolsonaro serão candidatos? Quem pode entrar na disputa e os impactos da eleição nacional na Bahia

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores


José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025 -
Política 09/04/2025 às 10:03

José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025

Prefeito faz balanço de 100 dias de governo e destaca desafios encontrados ao reassumir 'Princesinha do Sertão'


Resumo BBB 25 de terça-feira (8/4): João Gabriel é eliminado e nova formação de paredão coloca baiano contra casal -
BBB 25 09/04/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de terça-feira (8/4): João Gabriel é eliminado e nova formação de paredão coloca baiano contra casal

Vinícius precisa de sua ajuda e conclama a todos para votarem em Maike; sua eliminação seria uma revanche pela saída precoce de Aline


Rifas ilegais: operação prende influencers e policiais em esquema de R$ 680 milhões -
Cidades 09/04/2025 às 09:01

Rifas ilegais: operação prende influencers e policiais em esquema de R$ 680 milhões

Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (9), segunda fase da Operação Falsas Promessas


Trump aumenta pressão e produtos da China serão taxados 104% a partir desta quarta-feira -
Saúde 09/04/2025 às 08:30

Trump aumenta pressão e produtos da China serão taxados 104% a partir desta quarta-feira

Medida foi anunciada após Pequim aplicar retaliações comerciais e reforçar barreiras às exportações norte-americanas


Zema será candidato à Presidência em 2026 caso Bolsonaro siga inelegível, diz presidente do Novo -
Política 09/04/2025 às 08:00

Zema será candidato à Presidência em 2026 caso Bolsonaro siga inelegível, diz presidente do Novo

Eduardo Ribeiro avalia que presença do governador na disputa ajudaria a consolidar votos em Minas Gerais