Jerônimo anuncia operação policial em Jequié em meio a onda de violência
Município registrou oito homicídios em 48 horas, mobilizando ações emergenciais das forças de segurança

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira (6), que o Estado está atuando de forma emergencial para conter a onda de violência que resultou em oito homicídios em Jequié, no sudoeste baiano, em apenas 48 horas. Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo detalhou as ações que estão sendo implementadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e reforçou o compromisso do governo com a segurança pública.
“Deflagramos já um processo de operação em Jequié, que está acontecendo aqui em Salvador. Já descemos para garantir uma operação no presídio, mas também nas áreas onde apresentaram esses indicadores. A informação da inteligência é que foi resposta entre eles, entre comandos das operações deles, do crime organizado, mas não vamos deixar isso acontecer”, declarou o governador.
Segundo Jerônimo Rodrigues, o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Coronel Coutinho, está na cidade para acompanhar pessoalmente as operações.
“Nós descemos já, o coronel Coutinho pediu que ele se instalasse, então tenho recebido as mensagens de deputados, do prefeito de Jequié. Então, o coronel Coutinho desceu para ficar dois, três, quatro dias, quanto se forem preciso, tanto o secretário quanto o meu subsecretário que está em exercício, o Marcel, para podermos deflagrar uma operação sem data para terminar lá em Jequié”, completou.
SSP-BA intensifica operações para combater violência em Jequié
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) iniciou uma operação emergencial em Jequié após o município registrar oito homicídios em um curto intervalo de tempo. As ações visam combater o tráfico de drogas, armas e localizar líderes de grupos criminosos.
De acordo com a SSP-BA, a Operação Hórus foi deflagrada com reforço das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE). Além disso, equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram deslocadas para a cidade.
Ainda segundo o órgão, trabalhos de inteligência têm identificado câmeras instaladas por criminosos para monitorar a presença policial. Essas câmeras já foram apreendidas e as buscas pelos suspeitos continuam.
Histórico de violência em Jequié preocupa autoridades
A violência em Jequié tem sido um desafio constante para as autoridades baianas. Em 2024, a cidade registrou mais de 80 homicídios, representando um aumento de 35,5% em comparação com o ano anterior.
Casos recentes, como o assassinato de João Vitor Mendes Silva e Gilmar de Souza Core Júnior, ilustram a gravidade da situação. Além disso, Jequié apareceu em destaque no Mapa de Chacinas Norte e Nordeste e no Atlas da Violência 2024, reforçando a urgência de ações efetivas.
As operações continuarão sem data para serem encerradas, conforme destacou o governador Jerônimo Rodrigues. A expectativa é de que a presença das forças de segurança contribua para reduzir os índices de violência e garantir mais segurança para a população local.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Últimas Notícias

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões
Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro
Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’
Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois