Éden Valadares diz que não será candidato à reeleição para presidência do PT-BA e defende renovação na sigla
Petista mencionou que, caso optasse por um novo mandato, isso resultaria em dez anos à frente da presidência do PT: ‘Eu acho demais’

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, não será candidato à reeleição para o comando do diretório estadual. Após seis anos à frente da sigla, o petista tomou a decisão depois de consultar familiares e correligionários. A informação foi confirmada por Valadares em entrevista ao Portal A TARDE, que será publicada na segunda-feira (10). A saída do dirigente abre caminho para uma disputa interna no partido, que busca definir novos rumos para 2025.
“Minha chegada à presidência significou uma importante renovação no PT e esse processo não pode parar ou retroceder“, afirmou. Para ele, é essencial que novas lideranças tenham a chance de dar continuidade ao trabalho iniciado, promovendo a renovação do partido.
”Em sua fala, Valadares também mencionou que, caso optasse por um novo mandato, isso resultaria em dez anos à frente da presidência do PT, algo que considerou excessivo. “Disputar um novo mandato poderia significar ficar dez anos na presidência do PT. E isso eu acho demais“, explicou.
Renovação no PT
Valadares afirmou que um dos legados de sua presidência foi o fortalecimento da democracia interna e a maior participação dos filiados nas decisões do partido. Ele também mencionou a relevância de sua gestão na promoção de maior transparência nas finanças partidárias e no fortalecimento das comissões municipais e direções locais.
O presidente estadual do PT na Bahia ressaltou ainda, que a renovação dentro do partido inclui também a atualização das formas de comunicação e das linguagens utilizadas pelo PT em sua relação com a sociedade. “Penso que perseguimos e alcançamos estes desafios. Não é fácil inovar e é preciso reconhecer o papel que meus colegas de direção tiveram ao meu lado“, afirmou.
O petista também destacou os avanços durante seu mandato, que se estendeu por um período de seis anos, após a decisão do Diretório Nacional do partido. Ele reconheceu a contribuição dos colegas de direção e dos funcionários do partido, enfatizando que nada foi feito sozinho.
“Não vou citar para não cometer injustiças. Mas devo a cada um deles essa caminhada. Ninguém faz nada sozinho e muita gente, que sabe o que estou dizendo, vai se reconhecer. A começar pelos funcionários do partido, nossa Executiva, dirigentes e a militância do PT, nosso maior patrimônio“, disse.
Para Valadares, a militância do PT é o maior patrimônio da sigla, e ele atribui a esses membros o sucesso das ações realizadas durante sua presidência. Ele também destacou a diferença entre o modelo político adotado por seu partido e o da oposição. Ele comparou o processo de renovação do PT com o que acontece nas legendas de direita, que, segundo ele, promovem uma forma de liderança “hereditária, de pai para filho, para neto“.
“No PT esse processo é feito pelo caminho da democracia e participação direta dos filiados. O maior orgulho da minha vida são meus filhos e a minha família. Junto a isso, a oportunidade de presidir o PT“, disse.
Aprendizado com políticos históricos da sigla
O gestor do PT na Bahia também falou sobre o aprendizado com outros políticos importantes, como Zezéu e Wagner, e lembrou a lição de que “na política a gente não pode ter apego aos cargos” e pontuou que, ao final de cada ciclo, é necessário promover novos desafios. Ele vê sua saída como parte desse processo natural de renovação.
Mais Lidas
Política
João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Últimas Notícias

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Confira as prioridades
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa dia 7/04. Prioridade para crianças, idosos, gestantes e outros grupos de risco

Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, afirmam conselheiros de Trump
Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, enquanto Trump mantém sua postura sobre mudanças no comércio global.

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar
Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo
Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado
Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador
Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida
Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro
Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama
Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos