Câmara de Salvador aprova PL que promove melhorias no plano de carreira de servidores municipais
A matéria também prorroga, pelo limite de 8 anos, as contratações via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, nesta quarta-feira (26), em sessão ordinária realizada no Plenário Cosme de Farias, o Projeto de Lei Complementar nº 03/24. A matéria, de autoria do Executivo Municipal, “altera dispositivos da Lei Complementar nº 87, de 5 de abril de 2024, e dá outras providências”. O vereador Duda Sanches (União) afirma que a proposição beneficia os servidores públicos.
A proposta, de acordo com o Executivo Municipal, estabelece, por exemplo, “progressão ou promoção dos servidores que se encontram a partir do nível II da Tabela de Vencimentos. E será considerado, excepcionalmente, o interstício de maio de 2022 a dezembro de 2023, para os fins do disposto no inciso I deste artigo, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2024”.
“São contempladas diversas categorias de servidores públicos, como agentes de trânsito, médicos e outros profissionais de saúde, por exemplo. Pois eles terão uma melhor remuneração e progressão de carreira”, disse Duda Sanches.
Ele explicou ainda a importância da aprovação da matéria ainda neste mês. “O prefeito Bruno Reis realizou esta ação antes do recesso, pois logo em seguida haverá o calendário eleitoral. E, portanto, seria praticamente um ano perdido para os servidores no que tange a esses benefícios. Então, no próximo mês, eles já contarão com essa receita. É uma grande conquista para os servidores e demonstra a importância que lhes é dada pelo chefe do Executivo de Salvador”, avaliou o parlamentar.
“A Câmara aprovou um projeto que beneficiou o povo de Salvador. Por exemplo, a população da capital da Bahia não poderia ficar sem os necessários profissionais de saúde e educação. Digo isso no tópico do projeto acerca do REDA”, pontuou o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB).
Reda
O Projeto de Lei Complementar nº 03/2024 também estabelece a prorrogação, pelo limite de 8 anos, das contratações via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) nas secretarias municipais de Saúde e de Educação. Entretanto, de acordo com o Executivo Municipal, “a autoridade competente deverá fundamentar a prorrogação, demonstrando a necessidade excepcional de manutenção dos contratos em curso para evitar a descontinuidade do serviço”.
O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) afirmou que o SINDSEPS vem lutando por avanços para os servidores públicos desde janeiro deste ano. “Portanto, este envio extemporâneo deste projeto pelo Executivo Municipal prejudica o debate. Mas a proposta beneficia segmentos dos funcionários públicos municipais”, disse o parlamentar. Entretanto, ele pontuou que é preocupante a expansão dos contratos via REDA por oito anos. “Afinal, o REDA deve ser uma excepcionalidade”, afirmou.
Guardas municipais
O Projeto de Lei Complementar nº 03/24 também beneficia os guardas municipais. De acordo com o projeto, com relação “aos servidores que estão atualmente no nível I da Tabela de Vencimentos, será realizada apenas uma Avaliação de Desempenho ao final do triênio e, para os servidores que ingressarem na Guarda Civil Municipal de Salvador a partir de 1º de janeiro de 2025, as avaliações serão realizadas anualmente”.
Servidores inativos e pensionistas
Também são contemplados os servidores inativos e pensionistas. Segundo a proposição aprovada, “os proventos e rendas mensais dos servidores inativos e pensionistas cujos benefícios, com ou sem paridade, tenham sido instituídos com base nos cargos a que se referem os artigos 1º e 5º desta lei, deverão ser majorados nos mesmos percentuais previsto nos artigos 1º e 5º desta lei”.
Leia também:
Carlos Muniz recebe vice da Câmara Municipal de Estância
Após fala machista de Átila do Congo, vereadoras se unem e reagem na Câmara Municipal
Mais Lidas
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Destaques
PT tem pré-candidatos em 68 das 103 maiores prefeituras do país
Flávio Matos é confirmado candidato a prefeito de Camaçari em convenção
Governo Lula é aprovado por 54%, enquanto 43% desaprovam, diz Genial/Quaest
Últimas Notícias
Pesquisa Datafolha aponta que 60% dos pardos não se consideram negros
Brasil tem mais de 10 mil mandados de prisão pendentes há mais de 10 anos
Após morte de Liam Payne, Zayn Malik faz homenagem em show de abertura da nova turnê
Telão exibiu um fundo preto com os dizeres: 'Liam Payne 1993-2024. Love you, bro'
Corrida Colorida do Martagão reúne mais de 3 mil pessoas na orla da Boca do Rio
Arrecadação da iniciativa é totalmente destinada ao hospital pediátrico Martagão Gesteira
Símbolos de inclusão garantem atendimento preferencial, mas ainda são desconhecidos
Em locais públicos, é cada vez mais comum a presença de sinais que indicam condições de saúde específicas
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Pesquisas indicam que impostos seletivos podem reduzir mortes e aliviar custos de saúde pública
STF debate responsabilidade das redes sociais em ações sobre fake news e discursos de ódio
Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes defendem que a regulamentação das redes sociais é essencial para enfrentar a disseminação de informações falsas
Maduro intensifica cerco à embaixada da Argentina com corte de energia
Ministério das Relações Exteriores argentino condena ações do regime chavista contra requerentes de asilo
PGR avalia relatório da PF sobre tentativa de golpe envolvendo Bolsonaro e mais 36 indiciados
Documento detalha tentativa de golpe de Estado e indiciamento de Bolsonaro, enquanto equipe da PGR se prepara para avaliar provas
Mutirão de Regulação intensifica transferências e Central bate recorde de atendimentos
Ações buscam melhorar acesso à alta complexidade e reduzir filas nas unidades médicas
Bahia busca reabilitação contra Athletico-PR para manter sonho da Libertadores
Partida acontece neste domingo (24), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Volume acumulado na cidade chegou a 50 milímetros nas últimas 24 horas, sendo o bairro Recreio, próximo ao centro, o mais afetado pelas chuvas