PT tem pré-candidatos em 68 das 103 maiores prefeituras do país
Segundo levantamento, partido do presidente Lula apoiará outra legenda em 26 municípios, como em Salvador
O PT deve lançar candidatos a prefeito em 68 das 103 maiores cidades do país, que têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno nas eleições municipais em outubro. Segundo levantamento do Broadcast Político, o partido do presidente Lula apoiará outra legenda aliada em 26 municípios, como é o caso de Salvador, onde o candidato escolhido para representar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é o seu vice, Geraldo Jr (MDB), na tentativa de impedir a reeleição do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil). Além disso, o PT ainda não decidiu se lançará candidato ou se fará alguma aliança em nove cidades.
Em oito municípios, o PT lidera as pesquisas de intenção de voto. São eles: Camaçari (BA), com o ex-deputado federal e ex-prefeito Luiz Caetano; Porto Alegre (RS), com a deputada federal Maria do Rosário; Nova Iguaçu (RJ), com o pré-candidato Tuninho da Padaria; Teresina (PI), com o deputado estadual Fábio Novo; Uberlândia (MG), com a deputada federal Dandara Tonantzin; Contagem (MG), com a atual prefeita, Marília Campos, que disputa a reeleição; Juiz de Fora (MG), com a atual prefeita, Margarida Salomão, que também disputa a reeleição; e Anápolis (GO), com o deputado estadual Antônio Gomide.
Já em outros cinco municípios, pré-candidatos aliados do PT lideram, numericamente, a disputa. O levantamento foi feito com base em pesquisas eleitorais realizadas de março a julho e registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por faltar mais de dois meses para o primeiro turno das eleições, 26 dos 103 municípios não têm nenhum monitoramento do cenário eleitoral desde o início deste ano – com destaque para Boa Vista (RR), única capital em que não há pesquisas registradas até o momento.
PT cede espaços a aliados
O PT tenta recuperar espaço no comando das principais cidades do país após fracassos registrados em 2016, quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi cassada, e em 2020. No ano do impeachment da petista, a legenda conseguiu eleger apenas um prefeito nas principais cidades do país. Marcus Alexandre (hoje no MDB e antes no PT) foi reeleito, na época, como prefeito de Rio Branco, capital do Acre. Após perder para a eleição para governador em 2018, Alexandre tenta novamente se eleger para a prefeitura do Acre, mas desta vez pelo MDB e com o apoio do PT.
Em 2020, apesar de ter aumentado de um para quatro prefeitos eleitos, o PT ficou fora do comando das capitais pela primeira vez desde a redemocratização. O levantamento mostra que o partido buscou, nos 15 maiores centros, candidaturas competitivas junto a legendas aliadas. Nessas 15 maiores cidades – que incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, por exemplo -, o partido de Lula não será cabeça de chapa em oito delas – incluindo a capital paulista, onde o PT teve candidatos em todas as eleições desde a redemocratização.
As oito cidades onde o PT não tem candidato próprio, mas cede apoio a outras siglas são: Geraldo Júnior (MDB) em Salvador (BA), Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo (SP), Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro (RJ), Luciano Ducci (PSB) em Curitiba (PR); João Campos (PSB) em Recife (PE); Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém (PA); Duarte Júnior (PSB) em São Luís (MA); e Zito (PV) em Duque de Caxias (RJ).
Importância das 103 maiores cidades
As 103 maiores cidades do país concentram 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano. Os resultados eleitorais nessas prefeituras são importantes pela influência que os eleitos adquirem e porque indicam como o eleitorado tem se guiado nos principais centros urbanos do Brasil.
Porém, não necessariamente, o resultado das eleições municipais tem impacto direto nas eleições para presidente, governador, deputados e senadores. Em 2016, por exemplo, o PSDB foi o maior vencedor do pleito marcado pelo processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Dois anos depois, a legenda perdeu relevância para o bolsonarismo. A eleição de 2016, no entanto, deu mostras do sentimento de antipetismo e de antissistema (como na vitória de João Doria, um dito outsider da política, em São Paulo) que permeariam a votação de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito.
Levantamento
O levantamento elaborado pelo Broadcast Político busca mapear a presença do PT, partido do presidente Lula, e do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas 103 maiores cidades do país nas eleições municipais deste ano. O mapeamento cruzou as cidades onde poderá ter segundo turno, que têm mais de 200 mil habitantes, as pesquisas eleitorais realizadas de março a julho em cada localidade e registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e as alianças firmadas pelos partidos na esfera local. Dentre as informações levantadas, PSB e PV são os partidos que receberão mais apoio do PT nessas 103 maiores cidades. Quanto ao PL, o partido e aliados lideram a disputa eleitoral em 28 das 103 maiores cidades do país. Também foi constatado que o partido de Bolsonaro dará mais apoio ao União Brasil do que ao PT nestas eleições municipais.
Leia também:
Victor Marinho oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador e critica adversários políticos
Kleber Rosa oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador
Bruno Reis diz querer debate de propostas por Salvador, mas destaca coragem para enfrentar adversários
Mais Lidas
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Destaques
PT tem pré-candidatos em 68 das 103 maiores prefeituras do país
Flávio Matos é confirmado candidato a prefeito de Camaçari em convenção
Governo Lula é aprovado por 54%, enquanto 43% desaprovam, diz Genial/Quaest
Últimas Notícias
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL
Júnior Magalhães desconversa sobre saída da Sempre e diz aguardar posicionamento do prefeito
Apesar dos rumores sobre nova função no governo, secretário diz estar focado em concluir sua missão na atual pasta
Fé e Aventura: Turismo religioso e esportivo agitam Salvador, Camaçari e Canavieiras
Programações seguem até próximo domingo, com missas diárias, programações pastorais e competições esportivas