Victor Marinho oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador e critica adversários políticos
Ele foi terceiro entre os seis candidatos a oficializar disputa ao Palácio Thomé de Souza
O estreante Victor Marinho (PSTU) oficializou, na manhã deste sábado (27), sua primeira candidatura à Prefeitura de Salvador. Ele foi o terceiro entre os seis candidatos a oficializar disputa ao Palácio Thomé de Souza. O primeiro foi o prefeito Bruno Reis (União Brasil) na última quinta-feira (25) e, nesta sexta (26), foi a vez do professor estadual Kleber Rosa (PSOL).
Durante a sua convenção partidária na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Victor criticou os favoritos das eleições municipais e afirmou que o prefeito e o vice-governador Geraldo Jr (MDB) “representam os interesses de uma mesma classe social”.
“As duas grandes candidaturas que estão colocadas hoje aqui em Salvador, que é a do prefeito Bruno Reis, e de Geraldo Jr, do ponto de vista social, não há oposição entre ambos. Embora eles sejam de grupos distintos, eles representam os interesses de uma mesma classe social e governarão para a burguesia, para os grandes capitalistas, para os ricaços aqui na nossa cidade. Por isso, se faz necessário, mais do que nunca, apresentar uma alternativa que seja de esquerda, socialista”, destacou.
Além disso, o candidato do PSTU atacou Geraldo, pelo fato de o vice-governador da Bahia ser do mesmo grupo político de Bruno há pouco tempo. “Até pouco tempo atrás, Geraldo Jr era da base do atual prefeito. Eles eram do mesmo grupo político e se separaram por motivos evidentemente relacionados à disputa das instituições. Mas do ponto de vista social de classe, eles defendem as mesmas ideias e as mesmas suposições”, reforçou Marinho.
Alternativa do PSTU
Em seu discurso na convenção partidária, Victor Marinho deu ênfase ao compromisso do PSTU de lutar pela classe trabalhadora e melhorar as condições de desigualdade social da capital baiana. O candidato alfinetou dizendo que o partido não tem nenhum burguês, mandando indireta aos seus adversários.
“Nosso único propósito é o de disputar a consciência da classe trabalhadora, da juventude pobre, dos escorados e dos oprimidos da nossa cidade, para um programa alternativo. Nós não temos nenhum burguês no nosso partido. Pelo contrário, todos os nossos candidatos são trabalhadores, que vendem a sua força de trabalho e nunca se enriqueceram explorando ninguém”, polemizou.
Por outro lado, Marinho falou sobre as condições desiguais que o PSTU enfrenta em relação aos grandes partidos políticos da cidade, frisando que isso influencia negativamente a campanha eleitoral do partido. “Nós, no PSTU, a gente assumiu esse desafio de lançar uma candidatura em Salvador. Com condições muito desiguais em relação às grandes candidaturas dos grandes partidos políticos aqui da nossa cidade e do país. No nosso partido, com a última reforma eleitoral foi retirado do tempo de TV e campanha, do acesso ao fundo partidário. Nós não somos convidados para os grandes debates, porque a legislação não obriga o convite”, disparou.
Próximas convenções partidárias:
Ainda faltam as convenções partidárias de três candidatos à Prefeitura de Salvador. A próxima a oficializar será Giovani Damico (PCB) com sua vice Cheyenne Ayalla, na quinta-feira (1º), às 14 horas, na sede do Sindpec (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas na Bahia), no bairro dos Barris (Rua Conselheiro Spínola, 7). Já no dia seguinte, sexta-feira (2), às 18 horas, será a homologação da também estreante Eslane Paixão (Unidade Popular). O local ainda será divulgado.
Por último, o vice-governador Geraldo Jr (MDB) homologará, no próximo dia 4, sua candidatura a prefeito de Salvador. Assim como seu ex-aliado e principal adversário, prefeito Bruno Reis (União Brasil), a convenção do emedebista também será conjunta e reunirá agora os nove partidos que fazem parte de seu arco de aliança: MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade e Avante. O evento será realizado, às 9 horas, na Arena Fonte Nova, mesmo local escolhido para lançar sua pré-candidatura e de sua vice, Fabya Reis (PT).
Leia também:
Kleber Rosa oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador
Bruno Reis diz querer debate de propostas por Salvador, mas destaca coragem para enfrentar adversários
Geraldo e Fabya realizam encontros do ‘Pensar Salvador’ neste fim de semana
Mais Lidas
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Destaques
PT tem pré-candidatos em 68 das 103 maiores prefeituras do país
Flávio Matos é confirmado candidato a prefeito de Camaçari em convenção
Governo Lula é aprovado por 54%, enquanto 43% desaprovam, diz Genial/Quaest
Últimas Notícias
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL
Júnior Magalhães desconversa sobre saída da Sempre e diz aguardar posicionamento do prefeito
Apesar dos rumores sobre nova função no governo, secretário diz estar focado em concluir sua missão na atual pasta
Fé e Aventura: Turismo religioso e esportivo agitam Salvador, Camaçari e Canavieiras
Programações seguem até próximo domingo, com missas diárias, programações pastorais e competições esportivas