Líderes políticos devem repudiar a violência, diz OAB após inquérito da PF sobre trama golpista
Entidade cobra compromisso de líderes políticos para frear violência e terrorismo político no país
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se posicionou com firmeza diante da revelação de um plano de golpe de Estado que incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota assinada pelo presidente Beto Simonetti, a entidade pediu que líderes políticos repudiem a violência, o ódio e qualquer tentativa de autoritarismo, destacando o compromisso com a democracia e o Estado de Direito.
A manifestação ocorre após a Polícia Federal indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno, além de outras 34 pessoas, pelos crimes de organização criminosa, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. As investigações apontam que o grupo estaria por trás de um plano detalhado para executar as principais lideranças do país em dezembro de 2022.
Na nota, a OAB enfatiza que “essas lideranças precisam, com urgência, mandar um recado claro para suas bases, reprovando a violência e o ódio político, a desinformação e os xingamentos”. Além disso, a Ordem reafirmou sua posição de apoio às instituições da República e à Constituição, recordando seu papel na legitimação do resultado das eleições de 2022 e na condenação dos atos violentos de 8 de janeiro e do atentado na Praça dos Três Poderes.
Outro ponto destacado pela entidade foi o compromisso com o direito de defesa e o contraditório. Segundo a nota, “justiça não se faz com condenações sumárias nem fora do devido processo legal. É preciso ainda que haja respeito absoluto às prerrogativas da advocacia, que incluem o acesso aos autos, o direito à sustentação oral e ao sigilo de comunicações”.
A Ordem também aguarda mais detalhes das investigações e as providências que serão tomadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Caberá ao procurador-geral Paulo Gonet avaliar o indiciamento e decidir sobre a apresentação de denúncias ao Supremo Tribunal Federal.
As investigações da Polícia Federal, que embasaram a Operação Contragolpe, indicam que o general Mário Fernandes foi o autor intelectual do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o apoio de militares das Forças Especiais do Exército Brasileiro para a execução das lideranças em questão. O general Braga Netto seria o coordenador de um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise” caso o golpe fosse concretizado.
Apesar da gravidade das denúncias, a OAB reforça sua posição em defesa da democracia e do diálogo pacífico, conclamando a sociedade e os líderes políticos a trabalharem para preservar a estabilidade institucional e o respeito às leis.
Leia a nota da OAB na íntegra:
“A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha com atenção e preocupação os desdobramentos da apuração sobre o plano para matar o presidente e o vice-presidente da República e um ministro do Supremo Tribunal Federal. A OAB reafirma seu apoio inabalável às instituições da República e à Constituição. Fomos a primeira entidade civil a reconhecer a legitimidade do resultado das eleições em 2022 e a condenar os atos violentos do 8 de janeiro e o atentado a bomba ocorrido na Praça dos Três Poderes. Nossa posição sobre esses eventos permanece inalterada
Conclamamos os líderes de partidos e grupos políticos, das diferentes ideologias, a incitarem seus seguidores a afastarem do Brasil qualquer tipo de violência, terrorismo político, tentativa de golpe de estado e apreço ao autoritarismo. Essas lideranças precisam, com urgência, mandar um recado claro para suas bases, reprovando a violência e o ódio político, a desinformação e os xingamentos.
A Ordem reafirma também seu compromisso inegociável com o direito de defesa e o contraditório, pilares do Estado Democrático de Direito. Justiça não se faz com condenações sumárias nem fora do devido processo legal. É preciso ainda que haja respeito absoluto às prerrogativas da advocacia, que incluem o acesso aos autos, o direito à sustentação oral e ao sigilo de comunicações.
Aguardamos mais informações sobre as investigações e sobre as providências adotadas pela PGR para avaliar e decidir as ações práticas que, dentro de sua competência legal, a OAB poderá tomar.
Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Jerônimo cumpre agenda em Camaçari e Simões Filho nesta segunda-feira
Secretaria de Agricultura transfere gabinete para Fenagro
Alexandre de Moraes e Flávio Dino jantam com Ricardo Cappelli em São Luís
Procurador-geral de Justiça recebe Comenda Dois de Julho na AL-BA
Paulo Gonet indica quando PGR vai decidir sobre denúncia contra Bolsonaro
Últimas Notícias
Biden concede perdão presidencial ao filho e gera controvérsia nos EUA
Com gols de Alerrandro, Vitória vence Fortaleza e garante permanência na série A
Diante de sua torcida, rubro-negro ganhou de 2 a 0 do Leão do Pici
Casa do Benin recebe nova edição de ‘Cantigas de Candomblé em Ópera’ na próxima sexta
Apresentação é gratuita e conta com apoio da Prefeitura de Salvador
Gás de cozinha sofre novo aumento na Bahia a partir desta segunda-feira
De acordo com Sinrevgas, preço do botijão ficará R$ 4 a mais e pode custar até R$ 154
Jerônimo cumpre agenda em Camaçari e Simões Filho nesta segunda-feira
Governador vai acompanhar visita técnica na BYD e formatura de 328 novos soldados do Corpo de Bombeiros
Secretaria de Agricultura transfere gabinete para Fenagro
Iniciativa visa aproximar Seagri dos expositores, produtores rurais e público da feira
Festejos em homenagem à Santa Bárbara incluem missa, tríduo e procissão
Celebrações começaram neste domingo e seguem nesta segunda e terça-feira; confira programação
Ataque israelense atinge acampamento e deixa seis pessoas mortas em Gaza
Episódio ocorreu na área de Muwasi, que abriga milhares de pessoas deslocadas pelos conflitos; Israel não reconhece ataque
Vendas da Black Friday crescem neste ano e superam período pré-pandemia
Levantamento registra aumento de 17,1% no comércio físico e 8,9% das vendas online
Bélgica lidera avanço histórico ao reconhecer trabalho sexual com direitos trabalhistas plenos
Decisão é uma extensão da descriminalização do setor aprovada no país em 2022
CPM 22 cancela show no ‘Rock na Ilha’ após instrumentos serem levados em assalto
Membros da banda estavam no veículo, mas assessoria informou que estão todos bem