header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Barroso rebate críticas contra gastos do STF e diz que ‘ninguém viaja de 1ª classe’

Barroso rebate críticas contra gastos do STF e diz que ‘ninguém viaja de 1ª classe’

Luis Roberto Barroso
Segundo ele, viagens possuem propósito definido, e lembrou que todos os ministros permanecem trabalhando de forma virtual

Nesta quarta-feira (26), o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, rebateu as críticas que os demais ministros vêm sofrendo por viagens ao exterior. Segundo ele, as viagens não são gratuitas e nem de primeira classe, tendo um propósito definido, além de que todos os ministros permanecem trabalhando de forma virtual.

“Nós somos muito criteriosos nos gastos. Ninguém aqui viaja de primeira classe. A única pessoa que tem passagem paga é o presidente (do STF) ou alguém que esteja representando o presidente. E, mesmo assim, geralmente só viaja a convite. Nenhum ministro viaja com passagem paga”, disse ao encerrar o semestre. 

Barroso contou que, mesmo em viagem, os ministros mantêm a participação nas sessões, já que desde a pandemia é possível acompanhar e votar nos julgamentos por videoconferência, em um modelo híbrido. As agendas internacionais geralmente envolvem seminários acadêmicos, visitas institucionais e eventos jurídicos, alguns organizados pela iniciativa privada. 

Em levantamento promovido pelo Estadão foi divulgado que, entre junho de 2023 e maio de 2024, os ministros do Supremo estiveram presentes em pelo menos 22 agendas internacionais. Nove eventos foram organizados ou patrocinados por instituições privadas, incluindo uma empresa de tabaco que tem ações no STF. 

Leia também:

STF estabelece limite de 40 gramas de maconha para distinguir usuário de traficante

Julgamento de legalização do porte de maconha não impede combate ao tráfico, diz Werner

Paulo Pinto/Agência Brasil
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política