Prazo para inscrições no Enem termina nesta sexta-feira

Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br


Vixe d-flex me-2
Redação 13/06/2024 14:42 CidadesDestaques
Prazo para inscrições no Enem termina nesta sexta-feira -

Termina nesta sexta-feira (14), o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga até 19 de junho, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as unidades federativas.

As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) pede aos candidatos que fiquem atentos ao cronograma. Ele foi alterado de forma a garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes.

Balanço divulgado recentemente pelo MEC mostrou que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em diversos estados. É o caso de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, de Goiás, do  Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte e de Sergipe.

ENEM

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Leia também:

Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro; veja outras datas

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Em primeiro discurso como presidente da AL-BA, Ivana Bastos destaca diversidade baiana e celebra momento histórico na Casa -
Política 13/02/2025 às 21:30

Em primeiro discurso como presidente da AL-BA, Ivana Bastos destaca diversidade baiana e celebra momento histórico na Casa

Deputada é a primeira mulher a ocupar o cargo em 190 anos da história legislativa da Bahia


Alan Sanches critica novo aumento de ICMS na Bahia e diz que parceria entre Lula e Jerônimo ‘gerou mais impostos e menos comida’ -
Política 13/02/2025 às 21:00

Alan Sanches critica novo aumento de ICMS na Bahia e diz que parceria entre Lula e Jerônimo ‘gerou mais impostos e menos comida’

Segundo deputado, parceria entre governos estadual e federal não trouxe benefícios para a Bahia


Com objetivo de fomentar o audiovisual baiano, Jerônimo sanciona lei que cria Bahia Filmes -
Cultura 13/02/2025 às 20:51

Com objetivo de fomentar o audiovisual baiano, Jerônimo sanciona lei que cria Bahia Filmes

Com investimento anual de R$ 22 milhões, empresa visa fortalecer a produção local e atrair recursos para o setor


Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira e recebe homenagem de Caetano Veloso -
Coluna Ohh! 13/02/2025 às 20:35

Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira e recebe homenagem de Caetano Veloso

Caetano Veloso, Alcione e Alceu Valença destacaram a importância da artista para o cenário musical


Ludmilla justifica afastamento do X: ‘Não é um lugar saudável para mim’ -
Coluna Ohh! 13/02/2025 às 20:01

Ludmilla justifica afastamento do X: ‘Não é um lugar saudável para mim’

Cantora diz que deixou a rede social para focar em novo álbum


Bolsonaristas tentam viabilizar projeto que garante anistia parcial a condenados pelo 8 de janeiro -
Política 13/02/2025 às 19:29

Bolsonaristas tentam viabilizar projeto que garante anistia parcial a condenados pelo 8 de janeiro

Proposta em discussão prevê anistia para crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado


Junior Marabá assina acordo para regularização fundiária em Luís Eduardo Magalhães -
Política 13/02/2025 às 19:00

Junior Marabá assina acordo para regularização fundiária em Luís Eduardo Magalhães

Acordo visa a implementação de medidas que garantam segurança jurídica para áreas ocupadas por famílias de baixa renda


AGU notifica Meta para remoção de vídeo falso de Alckmin manipulado por Inteligência Artificial -
Política 13/02/2025 às 18:32

AGU notifica Meta para remoção de vídeo falso de Alckmin manipulado por Inteligência Artificial

Caso o conteúdo não seja removido, a AGU exige que ele seja sinalizado


Hamas confirma nova libertação de reféns e impasse sobre cessar-fogo é contornado -
Internacional 13/02/2025 às 17:59

Hamas confirma nova libertação de reféns e impasse sobre cessar-fogo é contornado

Novos avanços nas negociações abrem caminho para a continuidade da trégua entre Israel e Hamas


BBB 25: Daniele Hypólito critica veto, e punições de João Gabriel preocupam a casa -
BBB 25 13/02/2025 às 17:30

BBB 25: Daniele Hypólito critica veto, e punições de João Gabriel preocupam a casa

Divergências e punições marcam a manhã na casa mais vigiada do Brasil


Vixe