Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, nesta terça-feira (3), que está “aberto ao diálogo” com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para investir na substituição da frota de ônibus por veículos elétricos. Em entrevista ao Portal M!, o chefe do Executivo municipal até destacou o alinhamento da Prefeitura de Salvador com o Governo do Estado em gestões passadas, durante a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Histórico.
“Inclusive, semana passada nos falamos por telefone quando, infelizmente, enfrentamos aquelas fortes chuvas. O governador se colocou à disposição para apoiar, eu agradeço. Lembrei que lá atrás, quando Neto assumiu o governo, a Prefeitura tinha um conjunto de projetos que foram disponibilizados para, na época, o então governador Jaques Wagner. Muitas dessas obras que o Estado executou de encostas foram frutos desses projetos que foram doados pela Prefeitura e eu disse que poderia fazer o mesmo”, comentou.
Após a forte tensão do período eleitoral, em que Bruno e Jerônimo disparavam ataques um ao outro a todo momento, o prefeito e o governador se cumprimentaram e chegaram a posar para foto juntos, na última terça-feira (26), em entrega do Hospital Aliança Star. Na ocasião, os dois ressaltaram ter uma “relação respeitosa”.
Em entrevista ao Portal M!, Bruno Reis ainda disse que o petista sugeriu uma reunião no Palácio do Planalto, ao lado de ministros, para reforçar o alinhamento da gestão municipal e estadual.
“Eu tinha um conjunto de projetos que poderia doar para o Estado e ele [Jerônimo] ficou, inclusive, de marcar em Brasília uma visita que nós pudéssemos fazer em conjunto, junto ao ministro Waldez e ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, para apresentar esse projeto e habilitar recursos”, declarou.
Ônibus elétricos
Ao falar sobre a questão dos ônibus elétricos, o prefeito de Salvador disse que “o problema é o investimento que tem que ser feito pelo custo”, em resposta às recentes declarações do governador sobre a pretensão de ter 100% da frota de ônibus composta por veículos elétricos.
“Eles ainda têm um custo muito elevado, comparado com ônibus convencional. Então, naturalmente, tendo aí alguma parte de subsídio pelo governo para que a gente possa renovar por ônibus elétricos, não tenha dúvidas que vai ajudar, em especial, no componente do óleo diesel, que é um dos que mais impacta no valor da tarifa”, contou Bruno Reis.
Segundo o gestor, a Prefeitura de Salvador está comprando 100 ônibus elétricos para se juntar aos 77 que já fazem parte da frota. Ele ainda ressaltou a importância de contribuir com o clima global, ao adotar medidas de sustentabilidade.
“É fundamental que a gente possa avançar na transição para a eletro-mobilidade, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, para a gente diminuir, dar a nossa contribuição de forma global para diminuir o aquecimento e também para reduzir o custo do sistema, para que a operação do ônibus volte a ser uma operação que se sustente. Ou seja, que hoje a receita da tarifa seja suficiente para custear despesas que nós temos do sistema de transporte público sobre períodos”, completou.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Últimas Notícias
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo
Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo
Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia
Previsão do tempo: como será último fim de semana de janeiro em Salvador e na Bahia
Temperaturas previstas para capital baiana variam entre 24°C e 33°C; confira
Resumo BBB 25 de sexta (24/01): queridômetro agita casa, desabafo de Daniele e três duplas na mira do Líder
Com novos líderes em ação, Diogo Almeida e Vilma começaram a desenhar próximo paredão; veja o que rolou