Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a afirmar, na manhã desta terça-feira (3), que não há uma data definida para o anúncio do novo secretariado. Segundo ele, as mudanças acontecerão gradualmente, respeitando pedidos internos e garantindo a renovação necessária para a próxima gestão. Em entrevista ao Portal M! durante a inauguração de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Histórico, ele negou qualquer pressão política e destacou que o objetivo é formar uma equipe focada em dar continuidade aos avanços da administração municipal.
“Ainda nem comecei as conversas. Não tenho data, não tenho limite, então não estou preso à data do dia 1º de janeiro. Essas mudanças vão ocorrendo de forma natural”, pontuou.
Segundo o prefeito, algumas trocas serão motivadas por solicitações internas, enquanto outras representarão oportunidades para renovar o governo. “Vamos fazer as reposições para que as pessoas que cheguem avancem ainda mais, deem continuidade ao que está em curso, trazendo boas ideias e projetos”, afirmou.
Bruno Reis ainda negou qualquer pressão do PP por uma vaga em seu governo. O partido voltou as tratativas para uma possível reaproximação ao governo do Estado, após rompimento nas eleições de 2022, quando a legenda apoiou a candidatura do ex-prefeito ACM Neto (atual vice-presidente nacional do União Brasil) em detrimento ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Não estou sofrendo pressão de ninguém. Não é essa nossa lógica, nossa lógica de um grupo que quer contribuir e que quer ajudar para que a cidade se transforme cada vez mais”, ponderou.
Espaço para aliados
Bruno destacou que a composição do secretariado será realizada de maneira estratégica, com alguns cargos já sendo cogitados para lideranças conhecidas. Nos bastidores, vereadores reeleitos do seu partido como Claudio Tinoco, Marcelle Moraes, Duda Sanches e Kiki Bispo aparecem como prováveis nomes para a equipe. Outros partidos da base aliada também devem ocupar postos-chave no governo.
“Isso deve ocorrer, já que é um compromisso que temos cumprido há 4 anos. É natural que o partido do prefeito, o partido que mais elegeu o vereadores possam ter algum quadro para contribuir com a gestão. Ainda nós estamos decidindo quem virá do União Brasil contribuir na gestão, mas muito provavelmente um vereador vai vir ocupar algum espaço no nosso governo”, disse ao Portal M!.
Possíveis nomes para compor novo secretariado
- Claudio Tinoco é cotado para assumir a Secretaria de Cultura e Turismo, área onde já atuou anteriormente
- Marcelle Moraes pode retornar à Secis (Sustentabilidade e Proteção Animal)
- Kiki Bispo está na disputa pela Sempre (Promoção Social, Esportes e Lazer), que pode ser desmembrada com a criação de uma Secretaria Municipal de Esportes
- Há ainda especulações sobre a divisão de outras pastas, como a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que pode resultar na criação de uma pasta exclusiva para Juventude
- Republicanos deve reassumir a Infraestrutura, com Luiz Carlos sendo o principal nome
- PSDB é cotado para manter o comando da Educação
- PDT, partido da vice-prefeita Ana Paula Matos, pode ganhar espaço estratégico, com o deputado estadual Emerson Penalva como forte candidato a uma secretaria, o que abriria espaço para o suplente Silva Neto na Assembleia Legislativa da Bahia.
Desafios e projeções para novo mandato
Ao avaliar os 4 anos de sua primeira gestão, Bruno Reis mencionou a aprovação expressiva recebida nas urnas e os avanços conquistados. “Graças ao nosso trabalho, praticamente oito de cada dez cidadãos aprovaram a nossa gestão. Elegemos com 79% dos votos, a maior votação que um candidato a cargo majoritário já teve na história da cidade”, destacou.
Para o próximo mandato, o prefeito apontou desafios como melhorarias na qualidade da educação e enfrentamento a déficits históricos em áreas como habitação e transporte público. “Hoje, a prefeitura está organizada, com finanças bem cuidadas e uma equipe de qualidade. Isso vai permitir garantir todas as conquistas que tivemos até aqui e avançar ainda mais”, declarou.
Mudança no orçamento
Além disso, Bruno Reis mencionou os esforços da administração em lidar com os impactos das fortes chuvas em Salvador, garantindo que medidas financeiras e estruturais estão sendo tomadas para manter a cidade em ordem. Apesar de manter as contas de 2024 equilibradas e contar com superávit e poupança corrente, o prefeito afirmou que foi necessário solicitar à Câmara Municipal de Salvador (CMS) alterações na meta do déficit primário para utilizar os recursos ainda este ano.
Segundo ele, a decisão busca evitar que despesas adicionais sejam transferidas para o próximo ano, mantendo o compromisso com a organização financeira e a recuperação da capital baiana. “Tivemos gastos extras que não estavam previstos, especialmente os relacionados às chuvas, como auxílios emergenciais e a recomposição da cidade. Muitas áreas foram danificadas, e estamos trabalhando para recuperar todas as vias afetadas”, explicou.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Últimas Notícias
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo
Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo
Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia