Augusto Vasconcelos é eleito 1º secretário do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho
Eleição é vista como um passo importante para fortalecer a articulação entre os estados
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, foi eleito nesta terça-feira (21), o 1º secretário do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset). A eleição é vista como um passo importante para fortalecer a articulação entre os estados na elaboração de uma política nacional sólida para o setor de trabalho.
A eleição ocorreu durante encerramento do encontro do Fonset, que reuniu secretários de diversos estados, discutiu temas centrais como qualificação profissional, fortalecimento da Rede Cine, intermediação de mão de obra e criação de novas oportunidades de emprego.
A colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego também foi um dos destaques da reunião, com foco na expansão da cooperação entre as esferas governamentais para melhorar a empregabilidade e promover a distribuição de renda.
Em sua fala, Vasconcelos comemorou a conquista e destacou a importância da articulação entre as esferas de governo.
“Tive a honra de ser eleito 1º secretário desta importante entidade, que articula os estados da Federação com o propósito de subsidiar uma política nacional robusta voltada para a agenda do mundo do trabalho”, afirmou.
Entidade será presidida por secretário do Ceará
Augusto Vasconcelos também destacou o novo presidente da entidade, Vládisson Viana, secretário do Trabalho do Ceará, e a importância da parceria entre os diferentes níveis de governo.
O Brasil teve um ano de recordes na criação de empregos formais, e a nova gestão do Fonset visa consolidar esse crescimento e criar ainda mais oportunidades para os trabalhadores no país.
Mercado de trabalho tem forte crescimento em 2024
Mais de 844 mil novas vagas foram criadas em 2024, marcando um aumento de 58% em relação ao ano anterior, que registrou 534.210 postos. Esses dados, fornecidos pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), refletem uma recuperação significativa da economia e o aumento das oportunidades para os trabalhadores.
Setores como o comércio lideraram a criação de empregos no ano passado. Com 190.838 vagas, o comércio se destacou como o setor mais gerador de postos de trabalho. Na sequência, as áreas administrativa, logística e de alimentos também mostraram números expressivos, com 106.293, 81.526 e 45.948 novas posições, respectivamente.
Os estados mais destacados na criação de empregos foram São Paulo e Minas Gerais. São Paulo liderou o ranking com 136.350 vagas, seguido por Minas Gerais com 77.973. Santa Catarina e Paraná também figuraram entre os estados com mais contratações, com 76.577 e 71.305 novas oportunidades, respectivamente. O Rio de Janeiro ficou na quinta posição com 58.126 novas vagas.
A modalidade de trabalho remoto viu uma queda substancial. De acordo com os dados, houve uma diminuição de 67,41% no número de postos de trabalho remoto em 2024. “Os dados mostram uma redução nas vagas de home office em 2024, refletindo uma tendência de retorno ao trabalho presencial ou híbrido”, afirmou José Tortato, diretor de Operação do BNE.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Deputados baianos prestigiam posse de Donald Trump nos Estados Unidos
Últimas Notícias
Casos de intolerância religiosa aumentam 66,8% em 2024, aponta Ministério dos Direitos Humanos
Ao todo, foram registradas 2.472 denúncias de intolerância religiosa no ano passado
Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no Uruguai
Ao todo, 784 residências já reformadas na localidade. Programa oferece serviços como troca de telhados, pintura, reboco, substituição de portas e janelas
Primeiro paredão do BBB 25 será decidido nesta terça-feira
Edilberto e Raissa, Arleane e Marcelo, e Diogo e Vilma disputam a permanência no reality
Falha de energia na Linha 1 do metrô gera superlotação em estações de Salvador
Em nota ao Portal M!, a CCR Metrô Bahia informou que já atuou para a correção de uma falha no sistema de energia entre as estações Águas Claras e Campinas
Jerônimo diz que vai cobrar ex-gestores que deixaram pendências em prefeituras baianas: ‘Não aceito de forma nenhuma’
Governador sancionou a lei que cria a Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa
Rafa Lemos destaca empoderamento feminino por trás de ‘Energia de Gostosa’ e diz que hit de Ivete teve ‘intenção’ de ‘abraçar a causa’
A canção, que é a aposta de Ivete Sangalo para o verão, mistura o pagodão baiano com uma letra voltada ao empoderamento das mulheres
Convenção Nacional de Outdoor reunirá líderes do mercado para discutir inovação e tendências
Evento acontecerá entre 19 e 21 de março, e tem inscrições abertas para associados e não-associados
Jerônimo revela diálogo com a Prefeitura de Salvador por projetos integrados ao VLT: ‘Empenhados em garantir um desfecho positivo’
Estado busca conciliar propostas voltadas para cultura e valorização das marisqueiras
Bolsonaro critica Marcos Pontes por candidatura no Senado e faz alertas para ex-aliados
Ex-presidente aponta falta de representatividade e força política na disputa
Débora anuncia calendário para regularizar salários em atraso em Lauro de Freitas
Conforme a prefeita, o objetivo é quitar todos os salários atrasados até sexta-feira (24)