Deputados baianos prestigiam posse de Donald Trump nos Estados Unidos
Evento reuniu mais de 20 parlamentares brasileiros de direita em Washington

Três deputados baianos marcaram presença no baile de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, realizada na última segunda-feira (20), Capitão Alden, Diego Castro e Leandro de Jesus (todos do PL) em Washington (DC). O evento reuniu mais de 20 parlamentares brasileiros de direita, entre eles destacando a conexão política entre os aliados de Trump e lideranças conservadoras do Brasil.
Presença dos baianos
O deputado federal e vice-líder da oposição ao governo Lula (PT) na Câmara, Capitão Alden (PL-BA), compartilhou vídeos da viagem, ressaltando que custeou todas as despesas com recursos próprios e criticou a ausência do presidente Lula e da esquerda brasileira no evento.
“A posse de Donald Trump é um marco para a direita mundial. É fundamental que o Brasil mostre ao mundo que não aceitamos as atrocidades do governo Lula. Este momento simboliza a força e o crescimento da direita no continente americano”, afirmou Alden.
Ele também lamentou a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não pôde comparecer devido à apreensão de seu passaporte em processos judiciais.
Já o deputado estadual Diego Castro (PL) destacou o simbolismo da vitória de Trump para a direita global e enalteceu os valores conservadores promovidos pelo novo governo americano. “Estou aqui representando os baianos que defendem a liberdade e a soberania. Este é um momento de esperança para o mundo”, declarou.
Outro representante da Bahia, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), destacou o tratamento respeitoso recebido pela comitiva brasileira pelas autoridades americanas. Segundo ele, a posse de Trump pode trazer impactos positivos para o Brasil e o mundo. “O governo Trump já mostra resultados, com avanços como o tratado de paz na Faixa de Gaza antes mesmo da posse oficial”, afirmou.
Leandro também aproveitou a viagem para dialogar com empresários do Texas interessados em investir na Bahia. “Vamos buscar viabilizar esses investimentos, promovendo geração de emprego e renda em nosso estado”, concluiu.
Repercussão internacional
A ausência de Jair Bolsonaro foi tema de destaque nas falas dos deputados baianos, que atribuíram o fato à “perseguição política” enfrentada pelo ex-presidente no Brasil. Para Capitão Alden, o impedimento judicial de Bolsonaro é um reflexo do esforço do “sistema” para conter sua influência na política internacional.
A cerimônia de posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos também repercutiu entre líderes internacionais. Trump foi empossado após o juramento no Capitólio, a sede do Congresso americano. Antes, ele havia se encontrado com Joe Biden, que, em cerimônia na rotunda do Capitólio, passou o comando da Casa Branca ao republicano.
Em vídeo divulgado horas antes da posse de Trump, o presidente da Rússia, Vladimir Putin parabenizou Trump, em vídeo transmitido pela TV do país.
“Nós tomamos conhecimento da declaração do recém-eleito presidente dos Estados Unidos e de membros de equipe sobre o desejo de restaurar contatos diretos com a Rússia, que não foram interrompidos por nós, mas pela administração que agora se encerra. Também ouvimos a declaração dele sobre a necessidade de fazer tudo que for possível para evitar a Terceira Guerra Mundial. Certamente, acolhemos essa atitude e parabenizamos o presidente eleito dos Estados Unidos por sua posse.”
Na rede social X, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou a oportunidade de alcançar uma paz justa no país, que enfrenta uma invasão russa quase há três anos, ao parabenizar Donald Trump pela sua posse.
“O presidente Trump é sempre decisivo, e a política de paz por meio da força que ele anunciou oferece uma oportunidade de fortalecer a liderança americana e alcançar uma paz duradoura e justa, que é a principal prioridade. A Ucrânia vê o cultivo de laços estreitos com a administração Trump como um objetivo chave e tem feito investidas ao Partido Republicano após a vitória de Trump nas eleições dos EUA em novembro.”
Já o presidente Lula (PT) cumprimentou Trump pela posse e ressaltou que as relações históricas entre os dois países marcadas por respeito e amizade.
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Últimas Notícias

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes

Governador nega exclusão de indígenas para tratar conflitos agrários no Extremo-Sul da Bahia
Segundo Jerônimo, novo encontro será marcado ainda nesta semana com movimentos indígenas e sem terra

Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil