Nova fábrica da Unipar em Camaçari promete transformar saneamento na Bahia com tecnologia de ponta
Segundo Rodrigo Cannaval, unidade no Polo Petroquímico de Camaçari promete inovação e sustentabilidade no setor

A Unipar, empresa liderada pelo empresário Frank Geyer Abubakir, inaugurou, nesta quinta-feira (31), sua nova fábrica no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Durante o evento, o CEO Rodrigo Cannaval ressaltou a relevância da unidade para o fortalecimento do setor de saneamento e higiene no Nordeste, trazendo tecnologia de ponta para a região.
Com essa expansão, a empresa amplia sua capacidade produtiva de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. Esses produtos são fundamentais para o tratamento de água e esgoto, além de atender setores como higiene, limpeza e agronegócio.
Estratégia e impacto da nova unidade
Durante a inauguração, Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar, ressaltou o significado estratégico da nova unidade para a região. “Primeiro, é um orgulho vir para o Nordeste. É um prazer estar aqui. Hoje eu aprendi o hino baiano e posso dizer que é muito bonito, para ser sincero. Com o Marco do Saneamento, as necessidades na região são maiores, e a Unipar chega para suprir essa demanda crítica”, afirmou ao Portal M!.
Segundo Cannaval, a escolha da Bahia para a instalação da nova fábrica foi motivada por três fatores principais: a necessidade de insumos para o saneamento na região, a proximidade com as Salinas do Nordeste, essenciais para a produção, e a disponibilidade de energia renovável. “Com o Marco do Saneamento, as necessidades no Nordeste são maiores. Temos um déficit nesse segmento aqui, de tratamento de água e universalização do saneamento. A Unipar chega para suprir essa demanda crítica”, destacou o executivo.
Com uma localização estratégica e investimentos em tecnologia de ponta, a nova planta também está alinhada com o Marco Legal do Saneamento, que visa expandir o acesso ao tratamento de água e esgoto no Brasil. A chegada da Unipar ao Nordeste reforça a posição da região como protagonista no desenvolvimento da infraestrutura sanitária na próxima década.
Tecnologia e sustentabilidade
A unidade de Camaçari é o primeiro projeto greenfield da Unipar, desenvolvido do zero com infraestrutura moderna e ecoeficiente. “Isso só funciona com tecnologia. Estamos trazendo a mais moderna tecnologia de eletrólise do mundo, em um alinhamento com tecnologia alemã. Essa fábrica é extremamente automatizada, exigindo uma mão de obra altamente qualificada”, explicou Cannaval ao Portal M!.
Ainda segundo o CEO, toda a energia utilizada na planta é proveniente de fontes 100% renováveis, especificamente do Parque Eólico de Tucano, também localizado na Bahia. “A Unipar tem participação em 25 aerogeradores, garantindo que grande parte da operação utilize energia limpa”, ressaltou o CEO.
“A disponibilidade de energia renovável na região foi um fator decisivo”, completou Rodrigo Cannaval.
Produtos essenciais
De acordo com Rodrigo, os produtos fabricados na nova unidade terão um impacto direto no saneamento e na indústria de higiene. “Aqui, vamos produzir soda cáustica, essencial para a fabricação de sabão e produtos de higiene, e hipoclorito de sódio, fundamental para a produção de água sanitária, um item de grande importância para a população brasileira a um custo acessível”, detalhou Cannaval.
Além disso, segundo Rodrigo, a unidade produzirá hidrogênio verde, utilizado como matéria-prima para a produção de ácido clorídrico, que por sua vez é essencial para a fabricação do PAC (Policloreto de Alumínio), um insumo utilizado no tratamento de água. “Nossa fábrica tem uma pegada ambiental muito baixa. Nossa principal matéria-prima é o sal, que transformamos em salmoura aqui. Os resíduos são mínimos, tornando nossa produção altamente eficiente e sustentável”, explicou.
Impacto econômico
A construção da unidade de Camaçari gerou mais de 350 empregos diretos e indiretos, e atualmente a operação mantém mais de 50 postos de trabalho entre funcionários próprios e terceiros. Para garantir a qualidade da mão de obra local, a Unipar investiu cerca de 6 mil horas em treinamentos, capacitando profissionais em áreas técnicas, normas de segurança e operação de equipamentos modernos.
“A necessidade de profissionais qualificados é fundamental. Por isso, realizamos treinamentos intensivos para garantir que a equipe esteja preparada para operar essa fábrica de última geração”, destacou Cannaval.
Expansão
Com uma localização estratégica próxima ao Porto de Aratu, a nova unidade da Unipar facilita o escoamento da produção e melhora a logística de distribuição. Esse posicionamento fortalece a competitividade da empresa e amplia sua capilaridade geográfica, marcando sua primeira unidade fora do Estado de São Paulo.
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Últimas Notícias

Bahia tem maior alta no preço do etanol enquanto valor cai em 12 estados

Ministério do Esporte regulamenta fiscalização de sites de apostas
Nova portaria define diretrizes para controle técnico dos operadores autorizados no Brasil

Haddad cobra urgência do Congresso para aprovar reforma do Imposto de Renda
Ministro nega populismo fiscal, defende justiça tributária e aponta compensação com taxação de altas rendas acima de R$ 1 milhão por ano

BBB 25: clima esquenta entre Maike e Renata no quarto do líder e Sabrina Sato visita casa
Casal conversou sobre romance que iniciaram e mencionaram impacto da exposição com câmeras em todos os ambientes

Lula diz que Brasil está preparado para crise e ignora ataques de Trump: ‘Temos um colchão de US$ 350 bi’
Presidente minimizou impactos da atual crise e destacou que país dispõe de um colchão de reservas internacionais que garante segurança

Receita Federal já recebeu mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025
Contribuintes têm até o dia 30 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2025, sob pena de multa e restrições no CPF

André Viana toma posse como delegado-geral da Polícia Civil da Bahia com foco no combate ao crime organizado
Com atuação na Polícia Civil desde 2001, Viana assume cargo no lugar da delegada Heloísa Brito, que esteve à frente da corporação por quatro anos

Maioria dos brasileiros é contra anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, aponta Datafolha
Conforme levantamento, 56% dos brasileiros rejeitam a proposta. Por outro lado, 37% são favoráveis ao perdão e 6% não souberam opinar

Zanin nega habeas corpus coletivo para presos por atos do 8 de Janeiro
Deputado Luciano Zucco (PL) solicitava que presos pelos atos de 8 de Janeiro tivessem suas penas convertidas em prisão domiciliar

Lei do mar, isenção do IR e CPI das bets movimentam semana no Congresso Nacional
Câmara dos Deputados tem outros 23 projetos na pauta

Hugo Motta responsabiliza governo por alta nos alimentos e cobra ‘dever de casa’ fiscal urgente
Presidente da Câmara aponta impacto da gestão econômica nos alimentos e defende corte de gastos como solução para instabilidade