Bolsonaro pode fugir? Ministros do STF não descartam plano por trás da viagem de Eduardo aos EUA
Ministros avaliam que movimento de Eduardo Bolsonaro pode indicar fuga do ex-presidente diante de possível condenação

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a ida de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos pode estar relacionada à preparação de uma fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A preocupação se torna ainda maior já que, a partir desta terça-feira (25), o STF decide em julgamento se aceita ou não a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito acusados de tentativa de golpe de Estado. Se a denúncia for aceita, Bolsonaro e outros sete denunciados se tornarão réus.
De acordo com ministros ouvidos pelo blog da Andréia Sadi, do G1, a ação é compreendida como parte de um movimento político que busca manter palco internacional e, ao mesmo tempo, abrir caminho para o que será chamado de exílio político. Um dos ministros afirmou que “é um cálculo político: possuem palco fora, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que vão chamar de exílio”.
Fracasso de ato em Copacabana altera estratégia do grupo bolsonarista
Integrantes da Corte Suprema avaliam que o fracasso da manifestação realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro, enfraqueceu a mobilização popular em torno do pedido de anistia, alterando a rota estratégica da família Bolsonaro.
A avaliação é de que a baixa adesão ao ato foi um divisor de águas, levando a uma reconfiguração tática que inclui a presença de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.
Investigação da PF reforça suspeitas de plano para fuga
Segundo apuração da Polícia Federal (PF), Jair Bolsonaro pretendia aguardar o desenrolar da tentativa de golpe de Estado ainda em 2022 morando nos EUA. A investigação revela que, antes de viajar, o ex-presidente realizou uma transferência de R$ 800 mil para o país norte-americano, como mostrou a quebra de sigilo bancário conduzida pela corporação.
Com a possibilidade de condenação se tornando cada vez mais concreta, ministros do STF e investigadores da PF não descartam que Bolsonaro possa voltar a investir em uma alternativa de saída internacional.
Decisão de Eduardo é vista como impulsiva, mas reforça movimentação estratégica
Fontes próximas ao núcleo bolsonarista relataram que a decisão de Eduardo Bolsonaro de se estabelecer nos EUA foi tomada por impulso, surpreendendo inclusive o próprio pai, que discordou da iniciativa.
De acordo com os relatos, o deputado licenciado não teria se planejado para a mudança e chegou ao país sem roupas suficientes para um período mais longo. “Ele não tinha nem roupa para esse período de mudança”, disse um aliado.
Apesar do improviso, a ida de Eduardo tem servido para ampliar a pressão internacional contra Alexandre de Moraes, ministro do STF, que também enfrenta questionamentos jurídicos nos Estados Unidos.
Trump é visto como possível aliado político da família Bolsonaro
Aliados próximos afirmam que Eduardo Bolsonaro temia a perda do passaporte, situação semelhante à do pai. Entre os apoiadores da família, há a esperança de que o presidente norte-americano Donald Trump possa representar uma solução política para Bolsonaro.
Um dos interlocutores mais próximos do ex-presidente declarou que “Bolsonaro não tem saída jurídica. Só tem saída se Trump se comover e decidir embarcar em alguma defesa política dele”.
Jair Bolsonaro nega fuga e reafirma permanência no país
Apesar das especulações levantadas pelos ministros do STF e pela investigação da PF, Jair Bolsonaro declarou em entrevista à revista Oeste, na última quarta-feira (19), que não pretende deixar o país.
“A imprensa especulando agora que vou fugir para a Embaixada dos Estados Unidos, não vou fugir, não vou sair do Brasil”, disse o ex-presidente.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados