Tragédia nos EUA: Avião comercial colide com helicóptero militar em Washington

Aeronave na American Airlines transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto no helicóptero havia três militares a bordo


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 30/01/2025 10:34 Internacional
Tragédia nos EUA: Avião comercial colide com helicóptero militar em Washington - Divulgação/American Airlines

Um grave acidente aéreo chocou os Estados Unidos na noite desta quarta-feira (29). Um jato de passageiros Bombardier CRJ700 da American Airlines colidiu no ar com um helicóptero Sikorsky H-60 do Exército dos EUA enquanto se preparava para pousar no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington. O impacto entre as aeronaves resultou na queda de ambos no Rio Potomac, localizado nas proximidades do aeroporto.

Autoridades não acreditam em sobreviventes

No momento da colisão, o avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero realizava um voo de treinamento com três militares a bordo. A tragédia mobilizou uma operação de resgate massiva, com cerca de 300 socorristas foram deslocados para as buscas. No entanto, John Donelly, chefe do Corpo de Bombeiros de Washington, acabou de comunicar, na manhã desta quinta-feira (30), que acredita que não houve sobreviventes.

O primeiro alerta foi emitido às 20h48 (horário local), e as equipes chegaram ao local dez minutos depois, iniciando os trabalhos imediatamente. Mais cedo, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, participou de uma coletiva de imprensa, mas evitou dar detalhes sobre a situação das vítimas. “Não posso dizer nada sobre a operação de resgate agora”, declarou.

Comunidade esportiva entre passageiros

A US Figure Skating, entidade que regula a patinação nos EUA, informou que membros da comunidade de patinagem, incluindo atletas, treinadores e familiares, estavam no avião da American Airlines. Alex Schauffler, diretor de comunicação da organização, lamentou profundamente o ocorrido.

O governo russo também confirmou que havia patinadores artísticos e cidadãos russos a bordo. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o presidente Vladimir Putin não pretende entrar em contato com Donald Trump para tratar do acidente.

Investigação e paralisação de voos

A Administração Federal de Aviação (FAA) determinou a suspensão de todas as decolagens e pousos no Aeroporto Reagan até às 11h da manhã (horário local) de quinta-feira. Os voos estão sendo transferidos para o Aeroporto Internacional Marshall de Baltimore-Washington.

A investigação sobre as causas da colisão já está em andamento, conduzida pelo Exército e pelo Departamento de Defesa. Em um comunicado no X (antigo Twitter), o secretário de Defesa, Pete Hegseth, garantiu que os fatos serão apurados com rigor.

Diálogos revelam momento da colisão

Registros de áudio do controle de tráfego aéreo mostram que, segundos antes do impacto, os controladores perguntaram ao helicóptero se ele tinha o avião à vista e autorizaram a passagem próxima. Um membro da tripulação do helicóptero respondeu que “a aeronave está à vista” e solicitou “separação visual”, permitindo que ele voasse em uma distância menor do que a padrão. Pouco depois, ouviu-se uma movimentação no áudio e, em seguida, os controladores tentaram desviar outras aeronaves da rota do desastre.

Repercussão política e pronunciamento de Trump

O presidente Donald Trump comentou o acidente em sua plataforma Truth Social, criticando as táticas do helicóptero e o papel dos controladores de tráfego aéreo. “O avião estava em uma linha de aproximação perfeita e rotineira por um longo período de tempo em uma noite clara. Por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou? Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião?”, questionou Trump, que agradeceu aos socorristas e classificou a noite como “terrível”.

Robert Isom, CEO da American Airlines, também se manifestou em um vídeo publicado no site da empresa, garantindo total cooperação com as autoridades na investigação. “Tudo o que podemos fazer, estamos fazendo”, afirmou.

Acidentes aéreos em alta no Brasil

Enquanto os Estados Unidos investigam o desastre, dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) revelam que o Brasil registrou, em 2024, o maior número de acidentes aéreos da década. Foram 33 ocorrências envolvendo aviões e helicópteros, resultando em 137 mortes.

Os dados também apontam que a maioria dos acidentes ocorreu com aeronaves privadas e de uso agrícola, representando 81% do total. A crescente frota aérea no país é um fator de preocupação, segundo especialistas, pois muitas das aeronaves em operação são modelos de pequeno porte, considerados mais vulneráveis a incidentes.

Tipo de operação em acidentes com vítima fatal no Brasil entre 2015 e 2024:

  • Particular – 158
  • Agrícola – 66
  • Táxi aéreo – 17
  • Experimental – nove
  • Especializada – oito
  • Policial – sete
  • Instrução – sete
  • Regular – um

A colisão em Washington reacende o alerta global sobre segurança aérea e o monitoramento do tráfego, intensificando os debates sobre medidas preventivas para evitar novas tragédias nos céus.

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Jerônimo assume custos e decide manter tarifa de metrô e ônibus metropolitanos -
Cidades 20/02/2025 às 21:20

Jerônimo assume custos e decide manter tarifa de metrô e ônibus metropolitanos

Tarifas permanecerão nos valores atuais: R$ 4,10 para o metrô e os preços já vigentes para os ônibus metropolitanos, que variam conforme a localidade


Marcelo Werner destaca integração das forças de segurança e aposta no uso da inteligência no Carnaval -
Carnaval 20/02/2025 às 21:00

Marcelo Werner destaca integração das forças de segurança e aposta no uso da inteligência no Carnaval

Operação contará com 37 mil policiais e bombeiros, além 1.500 câmeras e portais de abordagem


Incêndio atinge casarão no Santo Antônio Além do Carmo -
Cidades 20/02/2025 às 20:33

Incêndio atinge casarão no Santo Antônio Além do Carmo

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), sete viaturas estão atuando no combate às chamas


Pai Rai é homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador: ‘Honra para a minha religião’ -
Cidades 20/02/2025 às 20:16

Pai Rai é homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador: ‘Honra para a minha religião’

Honraria foi proposta pelo vereador Téo Senna (PSDB), em reconhecimento à trajetória de fé, respeito e valorização da cultura afro-brasileira


Flávio Bolsonaro admite que há nomes ‘viáveis’ para candidatura alternativa a Jair Bolsonaro em 2026 -
Política 20/02/2025 às 19:34

Flávio Bolsonaro admite que há nomes ‘viáveis’ para candidatura alternativa a Jair Bolsonaro em 2026

Em defesa ao seu pai, Flávio alegou que a acusação da PGR não tem provas, e criticou o órgão por apresentar uma denúncia 'precária' e 'incoerente'


Em dia de votação ‘relâmpago’, Câmara dos Deputados aprova cinco projetos em seis minutos -
Política 20/02/2025 às 19:01

Em dia de votação ‘relâmpago’, Câmara dos Deputados aprova cinco projetos em seis minutos

Sessão aprovou acordos internacionais e um requerimento de urgência


Do refúgio à cidade: Angeluci Figueiredo leva o Preta ao icônico Palacete Tira-Chapéu e prepara quintas especiais após o Carnaval -
Negócios 20/02/2025 às 18:39

Do refúgio à cidade: Angeluci Figueiredo leva o Preta ao icônico Palacete Tira-Chapéu e prepara quintas especiais após o Carnaval

Com capacidade para 80 pessoas, o Preta Tira Chapéu funciona de terça a domingo


Prefeitura de Salvador entrega escola no Rio Sena com capacidade para 1.080 alunos -
Cidades 20/02/2025 às 18:05

Prefeitura de Salvador entrega escola no Rio Sena com capacidade para 1.080 alunos

Unidade faz parte do programa Novo Mané Dendê e tem investimento de R$ 16,5 milhões


Lavagem de Itapuã celebra 120 anos com forte presença cultural e segurança ampliada em Salvador -
Cultura 20/02/2025 às 17:29

Lavagem de Itapuã celebra 120 anos com forte presença cultural e segurança ampliada em Salvador

Operação de segurança deste ano incluiu 399 policiais militares, 162 policiais civis e 107 bombeiros


O que fazer em Salvador no fim de semana? Tatau, Margareth Menezes, Banda Mel, Armandinho, Ilê Aiyê, BaianaSystem e mais; confira na agenda do Portal M! -
Cultura 20/02/2025 às 17:01

O que fazer em Salvador no fim de semana? Tatau, Margareth Menezes, Banda Mel, Armandinho, Ilê Aiyê, BaianaSystem e mais; confira na agenda do Portal M!

Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer