Marcelo Werner destaca integração das forças de segurança e aposta no uso da inteligência no Carnaval
Operação contará com 37 mil policiais e bombeiros, além 1.500 câmeras e portais de abordagem

O titular da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, destacou, nesta quinta-feira (20), a integração das forças de segurança para o Carnaval deste ano. Em entrevista ao Portal M!, durante a entrega da Medalha Thomé de Souza à Pai Rai, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Werner ressaltou que mais de 37 mil policiais e bombeiros atuarão no período, e pediu que os foliões aproveitem “na paz”.
“Operação robusta para garantir um Carnaval que a gente tem a expectativa de ser o maior de todos os tempos. 37 mil policiais e bombeiros à disposição da população, teremos 1.500 câmeras ao longo dos circuitos, não só da capital, mas do interior do estado”, destacou.
Além do monitoramento eletrônico, a segurança será intensificada com a ampliação dos portais de abordagem, que terão a função de evitar a entrada de itens proibidos nos circuitos.
“Esse ano, em Salvador e no interior do estado, teremos um aumento dos portais, com 47 em Salvador e 52 no interior”, destacou Werner. Ele explicou que a tecnologia de videomonitoramento também será utilizada para identificar foragidos da Justiça e realizar a contagem de público, auxiliando na organização policial e na preservação da segurança dos foliões.
O planejamento operacional, conforme o secretário, inclui ainda um Centro Integrado de Comando e Controle, que já está em funcionamento. O esquema foi testado nesta quinta, durante a Lavagem de Itapuã.
“Hoje tivemos a lavagem de Itapuã funcionando, testando todo o planejamento que a gente faz para o Carnaval, e que serve como teste desses eventos anteriores, até para a gente ver também o termômetro em relação à quantidade de pessoas e todas elas tiveram mais público do que em relação a 2024“, apontou o secretário.
Integração de órgãos e acompanhamento em tempo real
Para reforçar a segurança durante a folia, um Centro Integrado de Inteligência funcionará 24 horas por dia durante o período festivo. O espaço contará com 48 órgãos municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de água, luz e telefonia.
“O Carnaval é essa integração, é a cobertura diária também dos meios de comunicação, são os foliões e folionas que estão diariamente no circuito, são os artistas e todo o pool do entretenimento carnavalesco que faz os blocos”, enfatizou.
Operação Abadá
Na ocasião, Werner também chamou atenção para a Operação Abadá, que contará com mais de mil policiais, com o objetivo de coibir crimes contra o patrimônio e fraudes.
“Garante a segurança, o reforço do policiamento ostensivo e também da parte investigativa daqueles grupos especializados em especial, não só nos crimes contra patrimônio, mas também em estelionatários, que colocam preço ali abaixo do normal para poder vender”, pontuou Werner.
Campanha pela paz
Outra iniciativa importante dentro do planejamento da SSP-BA para o Carnaval, é a campanha “Prevenir é Agir – Venha na Paz 2025”, que incentiva a conscientização dos foliões.
“A gente faz uma convocação através dos meios de comunicação, dos artistas, das redes sociais e dos foliões, para que todos venham na paz, venham de boa, curtam com moderação, porque a segurança está à disposição e pronta para garantir a paz e o Carnaval”.
Efetivo de policiais definido através de inteligência
Durante a entrevista, o titular da SSP-BA também destacou que a estratégia de segurança é baseada no conceito de policiamento orientado pela inteligência, seguindo três eixos principais: integração, inteligência e investimento. Ele também explicou que o quantitativo de policiais que atuarão em Salvador e no interior, foi definido após a análise de diversos fatores.
“A gente faz expectativa, faz a distribuição das estruturas das forças de segurança com base nos anos anteriores e na avaliação que a gente faz diária, até em análise de manchas criminais, de locais de ocorrências, do vídeo monitoramento. E a partir daí, a gente faz o extrato e a posição do efetivo e eventual reforço do efetivo, caso seja necessário até mesmo de um dia para o outro”, explicou.
Confira a entrevista na íntegra:
Estrutura complementar de segurança
O Disque Denúncia (181) atuará de forma ininterrupta para receber informações sobre delitos e auxiliar as forças de segurança. Além disso, a Ouvidoria da SSP aplicará pesquisas junto aos foliões para avaliar a percepção sobre o esquema de segurança.
Nos principais circuitos, os Postos Integrados de Prevenção à Violência (PIPREV) contarão com equipes da SSP, Sepromi, Seades, SJDH e Defensoria Pública. As atividades incluem acolhimento de vítimas, encaminhamento para atendimento especializado e distribuição de materiais informativos sobre prevenção e segurança.
O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica realizarão vistorias em trios elétricos e camarotes para garantir a segurança das estruturas e a conformidade com as normas de prevenção de acidentes. As operações especiais da SSP também incluem a recepção de foliões estrangeiros com equipes bilíngues e ações como a Operação Navio, iniciada em outubro de 2024, a Operação Abadá, voltada para a segurança na comercialização e retirada de abadás, e o reforço do efetivo no Aeroporto Internacional de Salvador.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe

Senado adia votação sobre legalização de bingos e cassinos por falta de consenso
Análise estava marcada para a tarde desta terça-feira (8), mas foi retirada de pauta após solicitação de parlamentares e por causa do baixo quórum

STF prorroga por 60 dias inquérito contra Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução
Segundo o procurador-geral da República, Eduardo Bolsonaro atua nos Estados Unidos para tentar viabilizar sanções contra ministros do Supremo

Nova variante da covid-19 tem primeiros casos confirmados no Brasil; veja sintomas da XFG
Ministério da Saúde afirmou, em nota, que mantém 'monitoramento contínuo'