Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados
Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o mar do Caribe, no sábado (8), na região sul das Ilhas Cayman, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com a agência, o terremoto aconteceu por volta das 18h23, pelo horário local, tendo seu epicentro localizado a 209 quilômetros ao sul da região de George Town, com profundidade de 10 quilômetros.
O tremor causou grande preocupação entre as autoridades locais, que rapidamente emitiram alertas de tsunami para diversas regiões, incluindo Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e a República Dominicana. Os moradores das áreas costeiras foram orientados a se deslocar para locais mais altos, gerando congestionamentos e tumultos em algumas cidades.
Alertas de tsunami cancelados
Segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA, alertas de tsunamis foram emitidos apenas para as ilhas do Caribe, afirmando ainda que o território norte-americano não corria riscos. Já em Porto Rico, após uma avaliação detalhada, o alerta foi cancelado, e a governadora Jenniffer González Colón garantiu que estava em contato com as agências de emergência para monitorar a situação.
Nas Ilhas Cayman, a gestão de riscos emitiu uma orientação para que os moradores da costa se deslocassem para o interior, prevendo ondas entre 0,3 e 1 metro de altura. Mais tarde, o governo local declarou estado de segurança e cancelou o alerta, confirmando que não havia mais riscos significativos.
Na República Dominicana, autoridades emitiram inicialmente um aviso para evacuação das áreas litorâneas, recomendando que as pessoas se dirigissem para locais acima de 20 metros de altitude. No entanto, esse alerta também foi suspenso após novas análises.
Por sua vez, em Cuba, o governo pediu à população que se afastasse das praias, pois a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) alertou sobre a possibilidade de ondas entre 1 e 3 metros acima do nível da maré em algumas áreas costeiras. Ainda não há informações sobre o cancelamento do alerta de tsunamis no país.
Terremoto no Japão
O Japão sofreu, no dia 13 de janeiro, com um terremoto de magnitude 6,9, que atingiu a ilha de Kyushu, levando a agência meteorológica do país a emitir um alerta de tsunami, posteriormente cancelado.
O sismo ocorreu na costa da cidade de Miyazaki, com profundidade estimada de 40 quilômetros. Autoridades chegaram a registrar aumento do nível do mar e ondas significativas, mas sem relatos de vítimas ou danos estruturais até o momento.
Embora não seja frequente, não é incomum o Japão emitir alertas para tsunamis e terremotos. Em 1º de janeiro de 2024, um forte terremoto no Japão resultou na morte de 15 pessoas e na emissão de um grande aviso de tsunami, o primeiro desde o desastre de Fukushima em 2011, que causou um dos piores acidentes nucleares da história. O Japão está localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma região sísmica ativa, sujeita a tremores frequentes e risco de tsunamis.
Monitoramento contínuo e preparação para novos eventos
Especialistas reforçam a importância de protocolos de emergência e monitoramento constante de atividade sísmica para minimizar impactos. Governos e instituições meteorológicas seguem acompanhando os desdobramentos e preparando medidas para garantir a segurança da população em regiões de risco.
Os terremotos recentes no Caribe e no Japão reforçam a necessidade de investimentos em infraestrutura resistente a desastres naturais, bem como de sistemas de alerta rápidos e eficazes para minimizar perdas humanas e materiais.
Mais Lidas
Internacional
Bombardeio israelense deixa 235 mortos em Gaza e ameaça cessar-fogo
Papa Francisco segue internado e apresenta evolução no quadro clínico
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'