Preservação da fertilidade e FIV: transferência de embriões atinge 60% de eficácia
FIV é uma das técnicas mais utilizadas na reprodução assistida, sendo indicada para casais que enfrentam dificuldades para engravidar

A transferência de embriões é uma das etapas mais decisivas no tratamento de Fertilização in Vitro (FIV). Após a fertilização do óvulo em laboratório, o embrião é inserido no útero da paciente com precisão e tecnologia avançada. Esse procedimento apresenta taxas de sucesso em torno de 60%, variando conforme cada caso. A FIV é uma das técnicas mais utilizadas na reprodução assistida, sendo indicada para casais que enfrentam dificuldades para engravidar devido a fatores como idade avançada, endometriose, baixa qualidade dos espermatozoides ou problemas de ovulação.
Avanços científicos aumentam chances de sucesso
Nos últimos anos, os avanços na medicina reprodutiva têm permitido melhorar a qualidade dos embriões transferidos, elevando as taxas de sucesso. Além disso, a transferência eletiva de embrião único (SET) tem sido amplamente adotada para reduzir os riscos de gestações múltiplas, sem comprometer as chances de gravidez.
“O grande diferencial está na personalização do tratamento. Aqui na IVI, utilizamos técnicas avançadas, como a análise genética dos embriões e o controle rigoroso do preparo do endométrio, para oferecer as melhores chances de implantação”, explicou a médica do IVI Salvador, Andreia Garcia. Após a transferência, que é rápida, indolor e realizada em consultório, a paciente aguarda o exame de sangue (beta hCG) para confirmar a gestação.
Taxas de sucesso reafirmam eficácia
Com taxas de sucesso que podem atingir 60% em pacientes abaixo dos 35 anos, a transferência de embriões consolida a FIV como uma solução eficaz para quem busca realizar o sonho da maternidade.
Transferência de embriões congelados: resultados equivalentes aos frescos
Recentemente, cada vez mais mulheres tem postergado a gestação para priorizar conquistas profissionais, com isso, a preservação da fertilidade tem se tornado uma opção cada vez mais comum. O congelamento de óvulos permite que as pacientes mantenham suas chances de engravidar no futuro.
Vitrificação e avanços na Medicina Reprodutiva
Estudos recentes mostram que as taxas de sucesso em transferências com embriões congelados já são equivalentes às obtidas com embriões frescos, graças ao aprimoramento das técnicas de vitrificação e aos avanços da medicina reprodutiva. Isso significa que mulheres que preservaram sua fertilidade e optam pela FIV posteriormente têm chances proporcionais às daquelas que realizam todas as etapas do tratamento em sequência.
“Sempre ressaltamos que a taxa de sucesso terá uma relação direta com os hábitos de vida da paciente”, observou a especialista.
Donald Trump amplia acesso à FIV nos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para ampliar o acesso à fertilização in vitro (FIV), conforme anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na última terça-feira (18). As informações são da CNN Brasil.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Leavitt explicou: “A Ordem direciona recomendações de políticas para proteger o acesso à fertilização in vitro e reduzir agressivamente os custos diretos e do plano de saúde para tais tratamentos”.
Durante sua campanha para a Presidência, Donald Trump se autoproclamou “o pai da fertilização in vitro”. Conforme o UOL, a FIV ganhou destaque no cenário eleitoral americano há um ano, após um tribunal do estado do Alabama classificar os embriões congelados como “crianças”, o que levou várias clínicas especializadas a suspenderem suas atividades. O tema está diretamente ligado ao debate sobre o aborto, refletindo as complexidades e controvérsias que envolvem a reprodução assistida nos Estados Unidos.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia